ColunistasDestaquesFórmula 2Post

Doohan ganha posições com a entrada do Safety Car, duela com Pourchaire e vence corrida da F2 na Bélgica. Fittipaldi é P3

Com vitória pole e vitória na Hungria, além do resultado na Bélgica, Doohan entra para a disputa do título da temporada 2023. Piloto se aproxima de rivais e tem vantagem depois do abandono de Vesti e Iwasa

Depois de vencer na Hungria, parece que Jack Doohan desbloqueou novamente o ritmo que tinha no ano passado, além de agora entrar no modo festa. Neste domingo (30) o piloto da Virtuosi conquistou a sua segunda vitória da temporada 2023, depois de superar Théo Pourchaire.

No começo da corrida não parecia possível essa vitória de Doohan, o duelo pela primeira posição estava nas mãos de Théo Pourchaire, Oliver Bearman e Enzo Fittipaldi. Quando as paradas obrigatórias entre os pilotos que começaram a corrida com os pneus macios começaram, Pourchaire se deu bem, ultrapassou Bearman nos boxes e assumiu a liderança.

LEIA MAIS: De ponta a ponta, Doohan fatura vitória na Corrida Principal da F2 na Hungria

Pouco tempo depois, Fittipaldi fez a sua substituição de pneus, mas perdeu espaço na pista para os pilotos que estavam com os pneus mais aquecidos. A corrida sofreu uma reviravolta na volta 16, o Safety Car retornou ao traçado após um incidente entre Jak Crawford e Juan Manuel Correa e isso foi suficiente para a Virtuosi reagir e realizar a troca de pneus de Doohan.

Como a corrida estava se aproximando do final e Doohan tinha largado com os pneus médios, o piloto australiano concluiu a parada e instalou o jogo de pneus macios. O Safety Car permaneceu na pista da volta 16 até o 20º giro. Na relargada, os pneus de Doohan ofereciam uma performance melhor para o piloto, mas Pourchaire fez o possível para se defender.

Pourchaire foi ultrapassado e Doohan seguiu na liderança até a linha de chegada, para faturar a primeira posição.

Por sua vez, o resultado do piloto da ART Grand Prix não era nada ruim, afinal, Frederik Vesti e Ayumu Iwasa deixaram essa etapa sem pontos por conta dos abandonos. Pourchaire assume a liderança do Campeonato com 168 pontos, contra 156 de Vesti, 134 de Iwasa e 130 de Doohan. O campeonato segue extremamente acirrado e com os últimos resultados de Doohan, o piloto da academia Alpine entra também na luta pelo título. Restando três etapas para o final da temporada e seis provas, muita coisa pode acontecer pela frente.

Enzo Fittipaldi fez uma boa corrida, após vencer no sábado, retorna ao pódio no domingo. A estratégia da equipe deixou o brasileiro em maus lençóis, mas com as punições para Victor Martins e Oliver Bearman após um duelo entre os competidores, Fittipaldi fatura o pódio. O brasileiro começou a corrida da ‘sétima posição’, depois que Vesti abandonou a prova antes da largada. Fittipaldi fez uma boa largada e rapidamente estava duelando com os primeiros colocados, mas precisou evitar um problema maior, afinal foi tocado por Zane Maloney.

LEIA MAIS: Enzo Fittipaldi conquista sua primeira vitória na F2 durante prova Sprint na Bélgica

Com o resultado nessa rodada, Fittipaldi deixa a etapa com 98 pontos em seu nome e a sétima posição do Campeonato.

A Fórmula 2 agora entra de férias, junto com a Fórmula 1, retornando na Holanda no final de agosto, para mais uma batalha da temporada 2023.

Saiba como foi a Corrida Principal da Fórmula 2 na Bélgica

Enzo Fittipaldi conquistou a sua primeira vitória na Fórmula 2 neste sábado, depois de superar Richard Verschoor no final da prova. O piloto da Van Amersfoort terminou a prova na segunda posição, mas após o encerramento da corrida, a direção de prova desclassificou Verschoor por conta de uma infração técnica, Théo Pourchaire foi promovido para a segunda posição, seguido por Dennis Hauger. Ralph Boschung entrou na zona de pontuação, pois passou a ocupar a oitava posição.

Para a corrida deste domingo, vale a pole conquistada na sexta-feira, desta forma Oliver Bearman começará a corrida da primeira posição. No entanto, no momento que os carros estavam se dirigindo para o grid, Frederik Vesti e Victor Martins tiveram problemas. Vesti rodou e acertou a barreira de proteção, com isso, o piloto da Prema não conseguiu participar da prova. O postulante ao título ficaria sem obter pontos nesta etapa.

Com os carros alinhados no grid, a temperatura na pista estava na casa dos 16°C, com 21°C no ambiente. Em decorrência da pista fria, o melhor pneu para o começo da corrida era o macio, mas alguns pilotos apostavam nos pneus médios.

Largada autorizada, Bearman não teve Vesti ao seu lado para a largada e disparou na ponta. Martins não fez uma boa largada e com isso Pourchaire assumiu a segunda posição. Fittipaldi também tracionou melhor na largada e saltou para a quarta posição, superando Martins.

Não demorou muito para o primeiro incidente na pista acontecer e o Safety Car entrar em pista. Dennis Hauger que tinha realizado uma péssima largada, foi tocado por Ayumu Iwasa e com isso o piloto da MP Motorsport ficou por um tempo parado no traçado depois de apagar, mas voltou a funcionar depois de uma ajuda dos fiscais de pista e com isso ele voltou para o final da fila. Após o toque, o piloto da Dams retornou aos boxes se arrastando, por conta da suspensão danificada.

O problema de Iwasa era bom para Vesti, já que o piloto não estava pontuando nessa prova. O Safety Car deixou a pista ao final da terceira volta. Bearman controlou a ponta, depois de ter realizado o aquecimento dos seus pneus. Pourchaire era o segundo colocado, mas tinha se distanciado de do piloto da Prema.

Fittipaldi e Maloney se tocaram na disputa da terceira posição. O companheiro de equipe de Fittipaldi, caiu para a quinta posição. Mais atrás do pelotão, em um duelo de Nissany com Leclerc na Eau Rouge, fez o piloto da Dams rodar e danificar os pneus. Leclerc tentou retornar aos boxes, Nissany perdeu posições e caiu para a décima terceira posição.

Instantes antes da abertura dos boxes para o início das trocas obrigatórias de pneus, os dez primeiros eram: Bearman, Pourchaire, Fittipaldi, Martins, Maloney, Verschoor, Daruvala, Hadjar, Doohan e Crawford.

A corrida seguiu, Leclerc passou pelos boxes, substituiu os pneus e foi devolvido na última posição. A direção de prova desclassificou Hauger pela ajuda recebida dos fiscais de pista.

Durante a sexta volta, Bearman era atacado por Pourchaire, em um duelo intenso, os pilotos escaparam da pista, extravasando os limites de pista. Ao retornarem para o traçado, o francês da ART Grande Prix mais uma vez seguiu atacando o adversário da Prema. Pourchaire tentava usar o DRS em seu benefício, para auxiliá-lo na ultrapassagem.

Doohan e Hadjar se enfrentavam pela oitava posição. Cordeel abriu a atividade nos boxes, realizando a sua parada nos boxes dentro da janela esperada. No giro seguinte, Doohan encontrou um espaço na pista e por fora, ultrapassou o adversário, para ocupar o oitavo lugar. Por outro lado, Pourchaire ainda estava em sua perseguição acirrada em Bearman.

Fittipaldi fazia a sua corrida na terceira posição, mas Martins estava tentando se aproximar do brasileiro. Foi nesse momento da prova que Nissany recebeu 10 segundos de punição pelo incidente com Leclerc.

Com dez voltas, os dez primeiros colocados eram: Bearman, Pourchaire, Fittipaldi, Martins, Maloney, Verschoor, Daruvala, Dooham Hadjar e Crawford. Hadjar estava segurando o ritmo de Crawford, Novalak e Correa, pilotos que disputavam a nona posição e a chance de faturar alguns pontos nesta etapa.

Durante a 11 voltas, as paradas de fato começaram, Daruvala substituiu os pneus médios por macios, o piloto escorregou nos boxes. Os pilotos que estavam com os pneus macios, começaram a buscar os pits, quando Hadjar deixava os boxes, acertou a parede de contenção, o piloto da Hitech ficou com a suspensão danificada, prejudicando a sua corrida.

O Virtual Safety Car pintou na pista momentaneamente, apenas Correa parou. Quando o ritmo normal da prova foi reestabelecido, Pourchaire mais uma vez tentou atacar Bearman, enquanto Fittipaldi tinha reduzido a diferença para o francês, usando o DRS no duelo do pódio.

Novalak foi punido por ter cruzado a linha dos boxes, o piloto da Trident recebeu cinco segundos de punição. Aquela área da pista estava bem escorregadia. Barman foi chamado aos boxes na décima quarta volta, com isso, levou para os pits, Pourchaire. Verschoor, Crawford e Mason realizaram as suas trocas de pneus no giro dos líderes.

A troca da Prema e ART Grand Prix foi muito similar e na devolução para a linha rápida do pit, Pourchaire tracionou melhor e conseguiu ganhar a posição nos boxes, mesmo com Bearman tendo um lugar à frente na área de boxes.

Fittipaldi realizou a sua parada no giro 16. A troca de pneus do piloto brasileiro, devolveu ele ao traçado à frente de Bearman, no entanto, como os adversários estavam com os pneus mais quentes, Fittipaldi caiu para a sexta posição. Martins foi punido com cinco segundos por ter ultrapassado a velocidade permitida nos boxes.

Um toque entre Crawford e Correa trouxe o Safety Car outra vez para a pista. Doohan fez a sua troca de pneus com a corrida neutralizada. O piloto da Virtuosi foi devolvido ao traçado na segunda posição, conseguindo escalar o grid e surpreender os pilotos que antes eram os líderes da corrida.

Antes da relargada os dez primeiros eram: Pourchaire, Doohan, Bearman, Martins, Maloney, Fittipaldi, Verschoor, Novalak, Correa e Boschung. Doohan que tinha largado com os pneus médios, instalou os macios e essa era a diferença entre ele e Pourchaire, já que o piloto da ART Grand Prix estava na estratégia inversa.

O ritmo normal da corrida seria reestabelecido durante a décima nona volta, mas precisou ser prolongado, pois Mason precisou desviar do adversário, com isso o piloto da PHM extravasou os limites de pista e foi para a grama. Depois de alguns instantes parados, Mason conseguiu retornar para a pista.

O Safety Car deixou o traçado ao final da vigésima volta, com Doohan atento a relargada de Pourchaire para atacá-lo. Bearman também tentou se manter próximo dos adversários, depois de ter perdido a ponta e a segunda posição para o piloto da ART e o da Virtuaosi.

O francês segurou o ritmo o máximo que pode, para não deixar muito espaço para ser atacado. Pourchaire concluiu a primeira curva na frente, com Doohan cometendo um pequeno erro atrás. Fittipaldi pela sua vez, fazia os ataques em Maloney.

Bearman não conseguiu acompanhar Pourchaire e Doohan, com mais de 2 segundos de vantagem sendo estabelecidos. Fittipaldi colocou o carro de lado em Maloney. Martins cometeu um erro e extravasou os limites de pista, enquanto era pressionado por Bearman, mas retornou ao traçado à frente do piloto da Prema.

Restando três voltas para o final, Doohan saltou para a ponta. Martins seguia em direção ao pódio.

No último giro, o brasileiro que contava com o DRS concluiu a ultrapassagem em Maloney. Com as punições de cinco segundos para Martins e Bearman, Fittipaldi então assume o pódio.

Depois de vencer na Hungria, Doohan conquista sua segunda vitória da temporada 2023.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo