A Fórmula 2 entrou mais uma vez na pista nesta quinta-feira (24) realizando mais uma sessão para a preparação e avaliação dos pilotos para a próxima temporada. Jack Doohan encerrou a manhã do segundo dia de testes na liderança, ao anotar 1m35s990, enquanto Frederik Vesti foi o mais rápido da sessão vespertina.
O piloto da Virtuosi terminou a atividade com um tempo mais rápido do que o estabelecido por Ayumu Iwasa na classificação realizada em Abu Dhabi.
Manhã
Mesmo com tempo hábil para realizar a atividade, assim que a pista foi liberada, rapidamente ela começou a ganhar vida com os competidores que invadiram o traçado. Com a movimentação, as posições na liderança da tabela de tempos se alternaram, Roy Nissany, Théo Pourchaire e Ayumy Iwasa apareceram na ponta, até o brasileiro, Enzo Fittipaldi aferir uma marca em 1m36s e tomar a liderança, acompanhado com Zane Maloney, ambos com carros da Carlin.
Não demorou muito para a MP Motorsport repetir a boa performance do dia anterior. Com um novo jogo de pneus macios, Jehan Daruvala completou algumas voltas rápidas, onde as suas marcas começaram a cair e o piloto obteve 1m36s160.
LEIA MAIS: Richard Verschoor encerra na liderança primeiro dia de testes da F2 em Abu Dhabi
Após uma hora de atividade a sessão foi interrompida, pois Victor Martins bateu o carro da ART Grand Prix na curva 16, provocando uma bandeira vermelha instantânea. A sessão ficou paralisada por um tempo, para que a barreira fosse reparada.
Depois que a atividade foi retomada, Doohan se tornou o piloto mais rápido, rodando na casa de 1m35. Com a marca de 1m35s990, o piloto da academia da Alpine, permaneceu no topo até o encerramento da sessão. Doohan foi seguido por Daruvala e Iwasa.
Raph Boschung concluiu a atividade em quarto, à frente de Fittipaldi que foi o quinto colocado. Frederik Vesti testava na Prema, enquanto Juan Manuel Correa ocupou o carro de número #24 guiando pela Van Amersfoort Racing. Os dois pilotos foram os que completaram mais voltas na parte da manhã – com 53 cada.
Tarde
A atividade teve continuidade à tarde, com os pilotos retornando ao traçado para completar mais algumas voltas. Ao longo da sessão foi observada uma melhora gradual de Vesti, que desafiava Dennis Hauger e Ayumu Iwasa.
Uma nova interrupção fez parte do dia de testes, desta vez provocada por um toque entre Doohan e Maini, na curva 9.
Na última hora de sessão, Clément Novalak que está na Trident, saltou para o segundo lugar, à frente de Oliver Berman da Prema. Vesti conseguiu obter o tempo de 1m36s462 para se estabelecer na liderança e comandar a ponta da sessão Vespertina.
Com a evolução da pista, outros pilotos foram ganhando confiança e melhoraram as suas marcas. Iwasa terminou a sessão no segundo lugar com 1m36s517, completando 48 voltas. Bearman se estabeleceu na terceira posição, seguido por Arthur Leclerc e Zane Maloney.
Théo Pourchaire atingiu a marca de 67 voltas, sendo o piloto com a maior quilometragem. Jak Crawford com a Hitech fez 59 giros, enquanto Zane Maloney e Amaury Cordeel completaram 58 voltas cada.
Após os tempos combinados, Doohan encerrou o dia com a liderança da sessão, estabelecendo o melhor tempo. Daruvala foi o segundo colocado com a MP Motorsport, enquanto Ayumy Iwasa ficou com o terceiro lugar, acompanhado por Ralph Boschung e Enzo Fittipaldi.
DAY TWO CLASSIFICATION ⏱📊@jackdoohan33 leads the way 💪#F2 #F2Testing pic.twitter.com/Bz6QMZ2OSw
— Formula 2 (@Formula2) November 24, 2022