Os eventos Sprint passaram por uma alteração para 2024, tentando melhorar a dinâmica do fim de semana. O formato acaba eliminando a realização de três treinos livres e proporcionando uma maior agitação em pista. O presidente e CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali acha plausível adicionar mais corridas sprint ao calendário da categoria.
Com 24 provas por temporada, a Fórmula 1 transformou seis destas corridas em Sprint. Neste ano o primeiro evento com o novo formato aconteceu na China, enquanto a prova em Miami também será uma Sprint.
Quando o primeiro formato foi avaliado em 2021, três corridas foram realizadas. No ano passado aumentaram para seis provas Sprint, mas já tem um tempo que se fala em ao menos 8 eventos com este formato no ano.
Domenicali é sempre questionado sobre ideias para a categoria, além de possíveis mudanças. Falando com a Sky, o CEO foi perguntado sobre a introdução de mais provas Sprint no calendário e disse: “Por que não?”
“Eu diria que isso é ótimo porque mantém a tensão todos os dias e é algo que será discutido no futuro. Agora, vamos ver como será este ano com as Sprints. Mas esse é um ponto de discussão que quero ver na próxima Comissão da F1”.
O primeiro evento desde ano aconteceu com certa tensão girando em torno, pois era uma pista que os competidores não visitavam desde 2019, ocorreu um problema com o asfalto, choveu na sexta-feira durante a classificação Sprint, então vários fatores poderiam gerar uma prova mais dinâmica. No fim, apenas na a classificação mais curta contou com um novo pole, o restante do evento foi dominado pela Red Bull.
“Para a classificação Sprint, naquelas condições incríveis, tivemos muita ação e isso nos lembra que temos o dever de garantir que todos os dias haja alguma ação na pista para respeitar os fãs que estão vindo se divertir”, comentou Domenicali.
A ideia de ter mais momentos decisivos ao longo do fim de semana é evitar que os times permaneçam muito tempo nos boxes. No Japão o TL2 foi comprometido pela chuva e poucos carros entraram em pista, pois a perspectiva é que as equipes enfrentariam um fim de semana diferente da situação de sexta-feira.
“Isso não é bom para as pessoas que vêm nos ver, para ver os pilotos. E tenho certeza de que as equipes vão entender. Portanto, precisamos encontrar uma solução.”
Ter mais eventos Sprint com um calendário tão longo já gerou várias discussões, principalmente por conta da fadiga enfrentada pelos funcionários. Com mais sessões decisivas implementadas, a tensão paira por todo o fim de semana. Entre as etapas que são muitas, os mecânicos e engenheiros seguem para as fábricas, preparando os carros para o próximo evento, antes de embarcar mais uma vez para outra rodada.
O regulamento, implementado em 2022, também não surtiu o efeito esperado. Ao longo das provas Sprint, mesmo com as mudanças realizadas no formato, as equipes ainda correm de forma mais cautelosa, por conta de o domingo ser o evento que realmente vale mais para eles.
Acaba que toda a situação gera um cabo de guerra infinito, tentando empurrar para debaixo do tapete algo que realmente precisava ser resolvido com mais urgência pela categoria.