Até onde o homem pode chegar? Algumas pessoas mais otimistas, acreditam que para o homem o céu é o limite. Mas para outros, o homem superou este limite chegando a pisar na Lua, provando que talvez realmente não haja mais limites. Talvez eles estejam certos, já que ultimamente este mesmo homem tenta habitar e construir uma vida em Marte.
Aos mais céticos, tudo tem que acontecer porque deveria ter acontecido e pronto. Mas, o que podemos pensar sobre Wolfgang von Trips? Além, da sua curta e marcante trajetória no automobilismo.
A temporada resumidamente foi marcada pelo ressurgimento da Ferrari e o primeiro título do piloto norte-americano, Phil Hill. E, também pelo trágico acidente envolvendo o seu companheiro, o piloto alemão Wolfgang von Trips, no GP da Itália em 10 de Setembro. Infelizmente além de sua própria vida, acabou tirando a vida de outros catorze espectadores.
Von Trips, estava na luta pelo título quando o acidente aconteceu. Ele terminou o campeonato há apenas um ponto do colega de equipe.
| 15 de Julho de 1961
O GP da Inglaterra foi o quinto prêmio realizado, e que para completar o calendário restavam apenas três etapas nos países: Alemanha, Itália e EUA, totalizando oito grandes prêmios.
O evento ocorreu na cidade Aintree, Inglaterra. O circuito chama-se Aintree Racecourse.
Foram 75 voltas, a pole foi cravada pelo Phil Hill que tentava conseguir sua segunda vitória, além de obter o favoritismo.
| A corrida
Numa manhã de fortes chuvas, a prova iniciada com Phil Hill, Von Trips e Richie Ginther ficando à frente na largada, perseguidos por Stirling Moss e Jo Bonnier.
A equipe Ferrari contava com seis pilotos na temporada, mas apenas os quatros: Hill, Von Trips, Ginther e Giancarlo Baghetti, participaram do GP da Inglaterra. Os anos 60, foi o período de transição para a Scuderia Ferrari onde concorreu com os últimos modelos de tração traseira.
Mas sem perder o foco desta corrida, ainda na primeira volta…
O piloto italiano, Massimo Natili pela equipe Cooper, teve problema na caixa de câmbio e acabou deixando a corrida. Na quinta volta, o inglês Henry Taylor pela equipe Lotus, perdeu o controle e acabou batendo.
Von Trips, havia largado na quarta posição, assumiu a liderança após sete voltas, passando Hill. Ainda na sétima volta, os pilotos ingleses Gerry Ashmore, Lotus e Jack Lewis, Cooper. Também acabaram deixando a corrida por problemas mecânicos.
Lá na frente, o inglês Stirling Moss, equipe Harry Ferguson, conseguiu a terceira posição quando o americano Richie Ginther correu rápido e depois conseguiu ultrapassar Hill, o deixando na segunda posição. Ele perseguiu Wolfgang, mas sem sucesso, nunca conseguiu ultrapassá-lo.
Além das equipes Ferrari, Lotus e Cooper, havia também as equipes BRM, representadas pelos pilotos Graham Hill e Tony Brooks. Pela equipe Porsche, os pilotos Carel Godin de Beaufort, Dan Gurney e Jo Bonnier.
Quando a chuva parou, Stirling Moss começou a perder posições devido problemas nos freios, garantindo assim que as Ferraris terminassem nas três primeiras posições e garantindo o pódio.
Certamente, era o início do fim para a equipe Harry Ferguson, onde o piloto inglês Jack Fairman, também acabou deixando a prova ao ir para os boxes.
Nas últimas voltas, não havia mais nada que pudessem fazer os pilotos Hill e Ginther, já que Wolfgang havia ultrapassado eles e administrava bem a corrida, garantindo assim a sua segunda e última vitória.
| Curiosidades
- 99º GP
- 2ª e última vitória para Wolfgang von Trips
- 34ª vitória para Ferrari
- 34ª vitória para Ferrari
construtor de motor - 75 voltas x 4.828 km – 362.100 km
- Pole Position: Phil Hill
- Volta mais rápida: Tony Brooks, 01:57.800
| O acidente e a última corrida de Trips
Em 10 de Setembro, 1961 – Itália.
Um Comentário