Neste fim de semana a Fórmula 1 visitará Las Vegas, marcando a sua terceira passagem pelos Estados Unidos em 2024.
A prova acontece em um circuito de rua, sendo o segundo traçado mais longo da temporada (6.201 km) perdendo apenas para Spa-Francorchamps. A pista conta com 17 curvas, onde uma prova de 50 voltas será disputada no domingo.
Este é um traçado marcado principalmente pela alta velocidade, no ano passado a velocidade máxima atingida esteve na casa dos 350 km/h, proporcionado pelas três retas longas. Embora seja um circuito de rua e exista certa dificuldade para guiar, ele oferta algumas oportunidades de ultrapassagem, principalmente na curva 14.
Seguindo a melhor configuração para circuitos de rua, os pneus da gama macia serão oferecidos neste evento: C3 (faixa branca – duro), C4 (faixa amarela – médio) e C5 (faixa vermelha – macio), mantendo a escolha de 2023.
Os pilotos e equipes vão enfrentar uma segunda prova neste traçado e precisam compreender o trabalho com os carros. No ano passado enfrentaram um problema ligado a um bueiro que acabou se soltando ao longo do TL1 e atingiu o carro de Carlos Sainz. As atividades precisaram ser paralisadas e o TL2 teve duração de 90 minutos, para compensar a primeira sessão de reconhecimento afetada.
Para os pilotos é complicado gerenciar a temperatura dos pneus, realizar principalmente o aquecimento dos pneus dianteiros na classificação. Ao longo do fim de semana é necessário compreender a melhor forma de colocar temperatura nos compostos, para não os sobrecarregar, evitando algumas frenagens mais bruscas no final das longas retas. Ao enfrentar um longo trecho de reta, a temperatura dos pneus cai, ficando propício para perder aderência.
Já é esperado que ao longo do fim de semana os pilotos enfrentem temperaturas mais baixas. Todo esse cenário é perfeito para que os pneus sofram com a granulação, acelerando o processo de degradação.
Mesmo com a Fórmula 1 já acostumada com corridas noturnas, assim como provas em circuitos de rua, diferente do Bahrein, Arábia Saudita, Singapura, Catar e Abu Dhabi – Las Vegas é o local que apresenta a maior diferença de temperatura desde o início do evento.
A estratégia de duas paradas é o esperado para a conclusão da corrida, no ano passado uma boa parte do grid começou a prova usando os pneus médios, depois fez dois stints de pneus duros, com a segunda troca de pneus acontecendo próximo ao giro 26, em um momento que a corrida foi neutralizada.
Por ser uma prova em um circuito de rua é natural trabalhar com a possibilidade do Safety Car aparecer na pista, movimentando as estratégias adotadas ao longo da prova.
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