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Depois de show de horrores, F1 realiza TL2 em Las Vegas. Dupla da Ferrari domina atividade

Charles Leclerc encerra TL2 na liderança, acompanhado por Carlos Sainz, após a Ferrari recuperar o carro do piloto espanhol

Depois de todas as polêmicas envolvendo Las Vegas, inclusive após os problemas que surgiram no TL1, a Fórmula 1 finalmente pode ir para a pista testando os seus limites no Circuito de Las Vegas nesta sexta-feira (17).

A dupla da Ferrari dominou a sessão, Charles Leclerc foi o primeiro colocado ao registrar 1m35s265, separado por 0s517 de Carlos Sainz. Os pilotos do time italiano passaram a sessão duelando pelos primeiros lugares, o carro usado pela equipe parece ser bem veloz neste circuito. Nesta atividade a Ferrari aproveitou o momento para testas configurações e peças diferentes entre os carros do monegasco e do espanhol, tentando determinar a melhor escolha para a equipe nesta pista.

A sessão mostrou um duelo equilibrado entre os competidores, além de certa proximidade no grid.

Nesta sessão que teve duração de 90 minutos, os times focaram principalmente as suas verificações no uso dos pneus macios e médios, para realizar a simulação de corrida e o teste de algumas voltas rápidas. A estratégia deve ser baseada na utilização dos pneus médios e macios, dada as temperaturas que vão enfrentar nas sessões.

Foram diversos erros observados ao longo da atividade. O grid ficou bem variado, mas mostrando certa proximidade entre os competidores.

Fernando Alonso foi o terceiro colocado, seguido por Sergio Pérez. Os pilotos superaram Max Verstappen, que andou boa parte da sessão próximo da dupla da Ferrari. Valtteri Bottas ocupou o quinto lugar, enquanto Max Verstappen concluiu a sessão em sexto.

Nico Hülkenberg apareceu no sétimo lugar, acompanhado por Lance Stroll, Lewis Hamilton e Alexander Albon.

A pista é formada por muitas informações, dado a quantidade de ledes que tem pelo traçado.

A Fórmula 1 retorna a 1h30 pelo horário de Brasília para a realização do TL3.

Saiba como foi o TL2 do GP de Las Vegas

O TL1 teve cerca de apenas 10 minutos, quando problemas acometeram a sessão. Um bueiro soltou a tampa com a passagem dos carros, os equipamentos de Carlos Sainz e Esteban Ocon ficaram danificados. O bueiro foi sugado pelo carro de Sainz, dada as proporções do efeito solo.

A Alpine realizou a substituição do chassi usado por Ocon, o carro de Sainz também passou por alterações, o piloto espanhol vai perder dez posições no grid de largada por conta da substituição da bateria que foi danificada após a tampa do bueiro se soltar. Outras partes do carro de Sainz também precisaram ser substituídas por conta de um incidente que foi gerado por descuido no momento da verificação do traçado.

Após esse problema, a F1 optou por encerrar o TL1 e começar um trabalho de verificação da pista. Identificaram cerca de 30 bueiros que poderiam acarretar problemas ao longo do fim de semana, os reparos foram iniciados e o TL2 não começou dentro do horário que foram estipulado anteriormente.

A FIA sempre exige que as pistas passem pela inspeção pelo menos um dia antes dos carros entrarem na pista. Em decorrência dos acabemos da última hora e dos trabalhos que estão sendo realizados em pista, a inspeção de Las Vegas foi concluída pela manhã da quinta-feira (local). Por conta da cidade, a Fórmula 1 não pode realizar os mesmos procedimentos com os bueiros, como eles fazem em Baku e Singapura.

A Fórmula 1 já teve outros problemas com os bueiros, mas desta vez é a categoria que está organizando a prova e de todas as formas eles estavam tentando evitar problemas. O objetivo com o GP de Las Vegas era deixar a corrida como uma referência para as outras provas.

Se as polêmicas já não fossem grandes por conta dos bueiros, os fãs que esperaram até o início do TL2, precisaram ser removidos do traçado. O motivo é que o tráfego será liberado após o encerramento do TL2, para que os locais possam ter acesso ao traçado. Para não prejudicar mais ainda o tráfego na cidade, precisaram escoar os torcedores. Lembrando que os ingressos para o GP de Las Vegas foram um dos mais caros da temporada 2023.

Quando a atividade teve início, os pilotos tinham pela frente 1h30 de atividade para verificação dos carros, tentando compensar todos os problemas que começaram no TL1.

Com a pista liberada mais uma vez, a temperatura do traçado estava na casa dos 15°C, com 13°C no ambiente. Os competidores enfrentariam certa dificuldade para colocar temperatura nos pneus, mas é o momento propício para aprender mais sobre o gerenciamento dos compostos neste traçado.

Oscar Piastri abriu a tabela de tempos ao anotar 1m43s832, usando os pneus macios. Max Verstappen rapidamente assumiu a liderança ao registrar 1m41s905, trabalhando com pneus médios usados. Kevin Magnussen foi o primeiro a explorar uma área de escape ao perder o carro na curva 12 – o mesmo aconteceu com Sergio Pérez. Fernando Alonso foi mais um competidor a cometer um erro.

Os pilotos enfrentavam certa dificuldade para manter os carros no traçado, pois a pista estava muito escorregadia. Boa parte da pista foi reasfaltada e estava soltando um óleo, pois usaram apenas um jato de água de alta pressão para fazer a limpeza.

A Ferrari conseguiu aproveitar esse tempo maior de pausa para recuperar o carro de Carlos Sainz e permitir que o piloto espanhol participasse da sessão. Sainz surgiu na liderança com a marca de 1m39s891, trabalhando com pneus macios usados.

Lando Norris era o único piloto nos boxes, após a McLaren identificar um problema no carro do inglês. A dupla da Ferrari por sua vez, duelava pelas primeiras posições da tabela com Max Verstappen que permanecia usando os pneus médios.

Com a sessão em andamento, os competidores já focavam na simulação de corrida e verificação da durabilidade dos pneus. A McLaren enfrentava um problema de refrigeração do carro, mas conseguiu liberar Norris ao traçado mais uma vez, rapidamente o competidor passou a ocupar a sétima posição, com a marca de 1m39s277, enquanto a atividade se aproximava da conclusão dos primeiros 30 minutos de atividade.

Pierre Gasly e Logan Sargeant foram alertados por ter cruzado a linha de entrada do pit-lane.

Com a conclusão da primeira meia hora de atividade, os dez primeiros eram: Verstappen, Leclerc, Albon, Sainz, Pérez, Hamilton, Norris, Bottas, Magnusen e Sargeant. Neste momento alguns pilotos instalavam um conjunto de pneus macios novos, foram os carros das duplas da Ferrari, Red Bull e Alfa Romeo. A dupla da Haas optou por utilizar o pneu médios.

Leclerc e Verstappen disputaram espaço na pista quase como se estivessem em prova, na sequência reclamações foram realizadas pelo monegasco ao seu engenheiro.

Com novos compostos instalados nos carros, os tempos melhoravam gradativamente. Sainz era o líder da sessão, com a marca de 1m36s984, separado por 0s148 de Verstappen. Boa parte do grid trabalhava com os pneus macios.

A sessão foi se aproximando da metade, Charles Leclerc liderava a sessão com a marca de 1m36s660, o piloto da Ferrari era acompanhado de perto por Lewis Hamilton, separados por apenas 0s003. Sainz se encontrava na segunda posição com a marca de 1m36s742, contra 1m36s960 de Max Verstappen.

Nico Hülkenberg também foi alertado sobre cortar a linha de entrada do pit-lane.

O TL2 seguia o seu curso com a simulação de corrida, os times verificavam a durabilidade dos compostos neste traçado tão frio. Alexander Albon cometeu um erro, provocando uma bandeira localizada no trecho final do traçado, quando contornava a curva 14.

Restando 40 minutos para o final, Fernando Alonso superou o tempo de Charles Leclerc em apenas 0s003, deixando a sessão bem próxima entre os oito primeiros colocados. Neste momento da atividade os dez primeiros eram: Alonso, Leclerc, Hamilton, Albon, Sainz, Russell, Verstappen, Pérez, Ocon e Zhou.

Adentrando na última meia hora de atividade, alguns competidores se aventuraram utilizando mais um jogo de pneus macios, o resultado foi os tempos caírem ainda mais. Charles Leclerc mais uma vez liderava a sessão com a marca de 1m35s696, acompanhado por Carlos Sainz e Sergio Pérez. A dupla da Mercedes por sua vez usava os pneus médios novos, assim como Logan Sargeant.

O tráfego era intenso pelo traçado, conforme a atividade se encaminhava para o final. Os pilotos ainda tentavam se livrar de problemas quando cometiam erros. Os pneus duros quase não eram explorados, mas a dupla da Williams optou por verificar o composto de faixa branca que estava disponível no fim de semana.

Com o final da atividade se aproximando, nos últimos 14 minutos boa parte dos competidores usavam os pneus médios, para também te um parâmetro do funcionamento dos carros com esses compostos. A estratégia do fim de semana deve ser trabalhada na utilização apenas dos pneus médios e macios, descartando os pneus duros por conta da temperatura do traçado e suas exigências.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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