Na terceira corrida dos playoffs da NASCAR Cup Series, no circuito de Bristol, Denny Hamlin demonstrou para os rivais que é um dos nomes mais fortes para a disputa do título. O piloto da Joe Gibbs conquistou uma vitória com autoridade com um ritmo forte na parte final da prova, sem dar chances para Kyle Larson na reta final.
A corrida teve domínio de pilotos da Joe Gibbs Racing, com Christopher Bell largado na pole e dominando os dois primeiros estágios. Depois, Ty Gibbs assumiu a ponta no começo do terceiro estágio e ficou na frente por algumas voltas.
Hamlin tomou a liderança a partir da volta 366, com a estratégia mais eficaz nos boxes. Kyle Larson teve uma grande prova de recuperação e saiu do fim do grid para o segundo lugar, mas o piloto da Joe Gibbs teve um bom ritmo para impedir o ataque de Larson, mesmo com o trânsito dos retardatários.
Esta foi a terceira vitória do piloto da Toyota em 2023, se juntando a Larson e a Tyler Reddick como os vencedores da fase Round of 16 destes playoffs. Na disputa pela classificação entre os 12 melhores, dois campeões da categoria ficaram entre os eliminados.
Atual campeão da Cup, Joey Logano acabou envolvido em um acidente com outros cinco carros no segundo estágio e acabou abandonando, dando adeus ao sonho do terceiro título da carreira.
Já Kevin Harvick acertou o muro sozinho e perdeu voltas com o furo de pneu. O campeão de 2014 tentou seguir na prova, mas não foi além da 29ª posição. Assim, o piloto da Stewart-Haas termina a sua temporada de despedida fora da lista entre os 12 melhores.
Além de Logano e Harvick, Ricky Stenhouse Jr e Michael McDowell não conseguiram descontar o grande déficit de pontos mesmo chegando no top-10, e também saíram da briga pelo título. Já Bubba Wallace e Martin Truex Jr, que começaram a etapa de Bristol na zona de eliminação, conseguiram resultados suficientes para pontuar acima do necessário e seguem para o Round of 12.
A próxima corrida da NASCAR Cup Series, agora valendo pela próxima fase dos playoffs será no próximo domingo, no oval do Texas.
Top-10 da etapa de Bristol:
1 – Denny Hamlin (Joe Gibbs/Toyota)
2 – Kyle Larson (Hendrick/Chevrolet)
3 – Christopher Bell (Joe Gibbs/Toyota)
4 – Chris Buescher (RFK/Ford)
5 – Ty Gibbs (Joe Gibbs/Toyota)
6 – Michael McDowell (Front Row/Ford)
7 – Chase Elliott (Hendrick/Chevrolet)
8 – Brad Keselowski (RFK/Ford)
9 – William Byron (Hendrick/Chevrolet)
10 – Ricky Stenhouse Jr (JTG Daugherty/Chevrolet)
Eliminados do ROund of 16: Joey Logano, Kevin Harvick, Ricky Stenhouse Jr e Michael McDowell
Classificação para o Round of 12:
William Byron – 3036
Martin truex Jr – 3036
Denny Hamlin – 3032
Kyle Larson – 3023
Chris Buescher – 3021
Kyle Busch – 3019
Christopher Bell – 3016
Tyler Reddick – 3014
Ross Chastain – 3011
Brad Keselowski – 3011
Ryan Blaney – 3008
Bubba Wallace – 3000