Em uma corrida caótica e cheia de reviravoltas, Chris Buescher saiu vencedor da etapa de Watkins Glen da NASCAR Cup Series. O piloto da RFK levou a melhor sobre Shane Van Gisbergen na última volta para garantir sua primeira vitória em circuitos mistos na categoria principal, no Watkins Glen International. Buescher e Van Gisbergen protagonizaram um duelo intenso, com seus carros se tocando no famoso trecho Bus Stop, antes de Buescher assumir a liderança e vencer com uma vantagem de 0,979 segundos.
Os duelos entre os competidores foi tão acirrado que vários toques entre eles marcou as últimas duas voltas na prorrogação. O neozelandês, que assumiu a liderança em uma manobra ousada na relargada, foi perseguido por Buescher até ser ultrapassado nos “esses” após um pequeno deslize. O piloto da RFK aproveitou o momento e tomou a liderança na metade da última volta para não perder mais.
Carson Hocevar, Ross Chastain e Zane Smith completaram o top 5, enquanto Chase Briscoe foi o piloto de playoffs com melhor colocação, terminando em sexto. Apenas Briscoe e Austin Cindric, entre os candidatos ao título da Cup neste ano, conseguiram terminar entre os dez primeiros.
A corrida foi muito complicada para 12 dos 16 pilotos dos playoffs, com vários acidentes. Ryan Blaney, o atual campeão da Cup, foi eliminado na primeira volta após uma colisão que envolveu outros competidores dos playoffs, como Denny Hamlin, Brad Keselowski e Christopher Bell. Hamlin enfrentou mais dificuldades ao longo da corrida, com pelo menos outros dois acidentes, e o piloto da Joe Gibbs terminou apenas na 23ª posição.
Diversos pilotos dos playoffs, incluindo Kyle Larson, Tyler Reddick, Bell, Chase Elliott e William Byron, enfrentaram problemas durante a corrida. A sequência de vitórias consecutivas da Hendrick Motorsports no circuito de Watkins Glen foi interrompida, com Larson terminando em 12º e outros pilotos, como Bowman e Elliott, finalizando fora dos dez primeiros.
Com apenas uma corrida restante na primeira rodada dos playoffs, apenas Joey Logano segue garantido na sequência da disputa pelo título, após a vitória em Atlanta. Bell lidera a classificação com três pontos de vantagem sobre Cindric, enquanto Bowman está cinco pontos atrás. Lá atrás, Hamlin, Keselowski, Truex e Burton estão na zona de eliminação.
A corrida que encerra a primeira fase dos playoffs será no próximo sábado, no circuito oval de Bristol
Classificação da etapa de Watkins Glen:
1 – Chris Buescher (RFK/Ford)
2 – Shane Van Gisbergen (Kaulig/Chevrolet)
3 – Carson Hocevar (Spire/Chevrolet)
4 – Ross Chastain (Trackhouse/Chevrolet)
5 – Zane Smith (Spire/Chevrolet)
6 – Chase Briscoe (Stewart-Haas/Ford)
7 – Michael McDowell (Front Row/Ford)
8 – Corey Lajoie (Spire/Chevrolet)
9 – Ryan Preece (Stewart-Haas/Ford)
10 – Austin Cindric (Penske/Ford)
Classificação do Round of 16 (após 2 de 3 etapas)
Joey Logano (1 vitória)
Christopher Bell +46
Austin Cindric +43
Alex Bowman +41
Daniel Suarez +36
Tyler Reddick +30
Chase Elliott +30
Ryan Blaney +29
Kyle Larson +26
William Byron +25
Chase Briscoe +6
Ty Gibbs +6
Denny Hamlin -6
Brad Keselowski -12
Martin Truex Jr -14
Harrison Burton -20