A última corrida da temporada regular da NASCAR Cup Series, realizada no circuito de Darlington, entregou suspense e um desfecho surpreendente para a definição dos últimos classificados para os playoffs da categoria principal. Precisando da vitória, Chase Briscoe e Kyle Busch duelaram pelo triunfo que garantiria a sequência do campeonato, com o piloto da Stewart-Haas levando a melhor e se colocando entre os 16 postulantes ao título.
Brisce teve um dos carros dominantes do fim de semana, junto com Kyle Larson e se colocou em condições de brigar pela vitória no momento decisivo, com uma manobra certeira na penúltima relargada. O piloto da Stewart-Haas ainda teve de lidar com a pressão de Busch, que tinha pneus mais novos nas voltas finais, mas conseguiu segurar a ponta.
A disputa pela vaga por pontos acabou de forma dramática para a maioria dos postulantes. O piloto teoricamente mais tranquilo era Martin Truex Jr, mas este bateu ainda no começo da corrida após ter um toque com William Byron e ir ao muro, levando junto Ryan Blaney. Mesmo fora da disputa cedo, o campeão de 2017 não foi ameaçado devido à combinação de resultados dos rivais.
Companheiro de Truex, Ty Gibbs teve uma corrida sólida, mas acabou envolvido em um acidente múltiplo. Apesar disso, o piloto da Joe Gibbs Racing também passou por pontos.
No mesmo acidente, Bubba Wallace esteve envolvido. Apesar de ainda continuar na prova, o piloto da 23Xi perdeu muitas posições e saiu da briga pela classificação para sua decepção e de sua equipe, cujo um dos sócios é o astro do basquete Michael Jordan.
Entre os sobreviventes, Ross Chastain tentou uma tática diferente e chegou a liderar, mas não tinha ritmo para brigar pela vitória e também deu adeus ao campeonato. Já Chris Buescher teve uma corrida discreta e dependia que um piloto que já tivesse vencido na temporada garantisse a vaga decisiva.
Porém, Buescher não contava com o ritmo forte de Briscoe, que, em uma das relargadas, teve uma manobra ousada, passando três carros de uma vez para assumir a liderança. Neste momento, o piloto da Stewart-Haas estava com a última vaga na mão.
Nas voltas finais, Kyle Busch tentou tirar a diferença com pneus mais novos e se aproximou bastante, mas o piloto do Ford Mustang número 14 se defendeu bem e garantiu a vitória fundamental para sua classificação. Assim, Briscoe se juntou aos 16 classificados.
A vitória também foi fundamental para a Stewart-Haas, que disputará os playoffs com um carro no último ano da equipe com a estrutura atual. A parceria com Tony Stewart será encerrada no fim do ano e, em 2025, a esquadra de Gene Haas terá apenas um carro, contra quatro neste ano. Briscoe não segue na equipe e já está confirmado na Joe Gibbs, para o lugar de Martin Truex Jr, que se aposenta no fim da temporada.
Já pelos lados da 23Xi, apesar de lamentar a eliminação de Bubba Wallace, há motivos para sorrir na equipe associada entre Denny Hamlin e Michael Jordan. Afinal, Tyler Reddick foi o piloto que somou mais pontos na temporada regular e garantiu 15 pontos a mais nos playoffs, sendo essencial para o restante do campeonato.
A primeira etapa dos playoffs da NASCAR Cup Series será no próximo domingo, no circuito oval de Atlanta.
Top-10 da etapa de Darlington
1 – Chase Briscoe (Stewart-Haas/Ford)
2 – Kyle Busch (Richard Childress/Chevrolet)
3 – Christopher Bell (Joe Gibbs/Toyota)
4 – Kyle Larson (Hendrick/Chevrolet)
5 – Ross Chastain (Trackhouse/Chevrolet)
6 – Chris Buescher (RFK/Ford)
7 – Denny Hamlin (Joe Gibbs/Toyota)
8 – Joey Logano (Penske/Ford)
9 – Corey Lajoie (Spire/Chevrolet)
10 – Tyler Reddick (23Xi/Toyota)
Classificação dos playoffs da NASCAR Cup Series:
Kyle Larson – 2040
Christopher Bell – 2032
Tyler Reddick – 2028
William Byron – 2022
Ryan Blaney – 2018
Denny Hamlin – 2015
Chase Elliott – 2014
Brad Keselowski – 2008
Joey Logano – 2007
Austin Cindric – 2007
Daniel Suárez – 2006
Alex Bowman – 2005
Chase Briscoe – 2005
Harrison Burton – 2005
Ty Gibbs – 2004
Martin Truex Jr – 2004