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De ponta a ponta, Doohan fatura vitória na Corrida Principal da F2 na Hungria

Em uma grande exibição, Doohan faz valer a pole e domina etapa na Hungria. Piloto da Invicta Virtuosi cruza a linha de chegada com mais de 9 segundos de vantagem para Vesti

Neste domingo (23) a Fórmula 2 invadiu mais uma vez o circuito da Hungria para a batalha que foi estabelecida pela 9ª etapa da temporada 2023. Jack Doohan fez valer a pole conquistada na sexta-feira para administrar a corrida com maestria e faturar a vitória na Corrida Principal.

Doohan fez uma prova segura, vencendo com mais de 9 segundos de vantagem para o segundo colocado. O australiano que fez uma temporada 2022 mais equilibrada, voltou ao topo na Hungria.

Frederik Vesti foi pressionado por Victor Martins ao final da corrida, mas conseguiu manter a segunda posição com a Prema. Os dois pilotos foram ao pódio, celebrando mais uma conquista nesta temporada 2023.

Ayumu Iwasa conquistou a quarta posição, depois de realizar uma boa ultrapassagem em Isack Hadjar nas voltas finais da corrida. Théo Pourchaire cometeu mais um erro bobo, isso custou um resultado melhor, dessa forma o francês encerrou a corrida apenas na sexta posição. Pourchaire escolheu batalhar com o companheiro de equipe em um momento ruim, extravasou os limites de pista e prejudicou a sua performance.

Dennis Hauger foi o sétimo colocado, acompanhado por Enzo Fittipaldi que aproveitou uma excelente largada para entrar no Top-10 e faturar pontos nessa corrida.

Juan Manuel Correa foi o nono colocado, o piloto da Van Amersfoort Racing conquistou seis posições desde o início da corrida, resultado que foi gerado por conta de uma boa largada. Richard Verschoor concluiu a corrida na décima posição.

A Fórmula 2 retorna na próxima semana na Bélgica para a realização da 10 etapa, acompanhando a Fórmula 1 em mais um evento.

Saiba como foi a Corrida Principal da Fórmula 2 na Hungria

Neste domingo, vale o grid de largada estabelecido na sexta-feira. Jack Doohan voltou a conquistar uma pole na Fórmula 2, desta forma garantiu o direito de começar a corrida da primeira posição.

Não tem sido uma temporada fácil para Doohan, muito diferente do que ele vivenciou no ano passado na categoria de base. Ele dividiu a primeira fila com Victor Martins, enquanto dois postulantes ao título formavam a segunda fila: Frederik Vesti e Théo Pourchaire. Ayumu Iwasa era o terceiro colocado.

Quando a corrida teve início, já mostrava quão quente estava, na pista fazia 38°C, com 26°C no ambiente. Os pilotos tinham disponível para a prova os pneus macios e médios, para disputar uma corrida com 37 voltas. Mesmo não sendo uma pista muito abrasiva para os pneus, a escolha dos compostos estava fazendo os times quebrem a cabeça para estabelecer as estratégias.

Com a largada autorizada, Doohan e Martins, dois pilotos da academia Alpine que se enfrentaram. No entanto, Vesti completou a primeira curva brigando com Martins e com isso assumiu a segunda posição após um toque, deixando Pourchaire em quarto. Iwasa tentava atacar Hadjar, mas ainda era o sexto colocado.

Por conta da proximidade dos competidores, os pilotos ainda brigavam por posições nesse começo de etapa. Bearman estava um pouco lento na pista, por conta dos pneus médios escolhidos para a largada, desta forma Fittipaldi que teve uma excelente reação na largada, saltou para o oitavo lugar, ganhando três posições a largada.

A corria seguiu, Correa também era um destaque na largada, pois faturou cinco posições após o início da corrida. Durante a terceira volta, Benavides e Leclerc duelavam diretamente para décima sétima posição.

Durante o quarto giro, existia apenas uma bandeira amarela localizada, pois Novalak abandonava a corrida. Como não existia uma sinalização para toda a pista, as brigas continuavam pelo restante do traçado, como era o caso dos ataques realizados por Correa em Bearman. Instantes depois o piloto da Van Amersfoort Racing reclamava do estilo de defesa de posição praticado pelo piloto da Prema.

Preso atrás de Bearman, Correa tinha o desafio de lidar com os seus pneus, pois começou a corrida com os compostos macios, contra os pneus médios usados pelo adversário.

Com seis voltas, no início da abertura dos boxes para a realização das trocas de pneus, os dez primeiros eram: Doohan, Vesti, Martins, Pourchaire, Hadjar, Iwasa, Hauger, Fittipaldi, Bearman e Correa. Na liderança, Doohan tinha estabelecido mais de 1 segundo de vantagem para Vesti, mas não conseguia se livrar completamente do piloto da Prema.

No início da oitava volta, Maloney seguiu para os boxes substituindo os seus pneus macios, por compostos médios. Na volta seguinte pararam Crawford e Boschung, pilotos que estavam mais atrás na tabela. Os ponteiros seguiam se sustentando na pista com os compostos macios.

Por conta das características de um traçado travado, mesmo com a disputa dos pilotos, ainda era difícil realizar ultrapassagens. Crawford e Maloney duelavam pela décima nona posição, com o piloto Hitech praticamente espremendo o adversário para fora do traçado. A briga entre eles permaneceu por mais algumas voltas, já estavam atrás de Nissany.

Como a ultrapassagem em Nissany não acontecia, Crawford e Maloney se tocaram, dessa forma o adversário desses competidores permanecia na frente.

Foi na volta 14 que Pourchaire seguiu para os boxes para fazer a substituição obrigatória dos seus pneus. Hadjar já tinha realizado a sua troca. O piloto francês foi devolvido ao traçado em duelo com Coordel por conta da diferença de pneus o piloto da Invicta Virtuosi permaneceu à frente do competidor da ART Grand Prix.

Do primeiro ao décimo segundo colocado, os pilotos ainda aguardavam o momento para substituir os pneus macios. Não demorou para Hauger e Verschoor fazerem suas trocas de compostos. Doohan ainda era o líder da corrida, ampliando a sua diferença para Versti em 1s9.

Quando os pneus de Pourchaire começar a operar melhor, o piloto da ART conseguiu realizar a ultrapassagem em Cordeel, para assumir a décima primeira posição. Instantes depois foi a vez de Hadjar encontrar uma brecha para concluir a ultrapassagem em Cordeel.

Após 20 voltas disputadas, os dez primeiros eram: Doohan, Vesti, Martins, Bearman, Leclerc, Stanek, Pourchaire, Maini, Hadjar e Iwasa. Fittipaldi tinha substituído os seus pneus na volta anterior e por consequência de retornar ao traçado com pneus menos aquecidos, foi ultrapassado por Hauger.

Após 22 voltas, Crawford foi alterado dos limites de pista. Cordeel seguiu para os boxes, mas a sua parada contou com problemas, por conta do carro que desligou. Vesti fez a sua troca na volta 23, retornando para a pista trás de Stanek na quarta posição.

Como restavam Martins e Doohan para trocar os pneus, o piloto da ART foi chamado para os boxes na volta 24. Doohan ainda era o líder. Mesmo com as temperaturas altas e que foram aumentando gradativamente desde o início da corrida, destacou os pilotos que tinham conservados os compostos macios para alongar a permanência na pista.

Em duelo direto com o companheiro de equipe, Pourchaire extravasou os limites de pista, sujando os compostos. Desta forma o francês foi ultrapassado por Hadjar e começou a lidar com as investidas de Iwasa que aproveitou o erro do piloto da ART para se aproximar. Detalhe, Pourchaire estava duelando por posições com um piloto que ainda estava trabalhando no aquecimento dos pneus.

Na volta 26, Iwasa fez uma boa manobra e faturou a quinta posição. Nesse momento da corrida, os dez primeiros eram: Doohan, Vesti, Martins, Hadjar, Iwasa, Pourchaire, Hauger, Fittipaldi, Correa e Verschoor.

Após as paradas, Doohan tinha estabelecido mais de 6 segundos de vantagem para Vesti.

Com pneus mais novos e equipado com compostos macios, Stanek saltou para a décima quinta posição realizando a ultrapassagem em Maloney.

Quando entraram na volta 31, a distância de Doohan para Vesti foi ampliada para 8 segundos. Iwasa ainda estava na luta para conseguir a quarta posição.

Depois de tanto tentar, na volta 35 Iwasa encontrou um espaço na pista para faturar a quarta posição.

A corrida se encaminhou para o final, Doohan faturou a vitória, dividindo o pódio com Vesti e Martins. Entre os postulantes ao título, o piloto da Prema foi o que obteve o melhor resultado, mas vale destacar a ultrapassagem de Iwasa que garantiu ao piloto o quarto lugar. Pourchaire por sua vez falhou mais uma vez e precisou se contentar com o sexto lugar.

Com a corrida em encerramento, Maini foi tocado por Crawford e com isso rodou no traçado, provocando uma bandeira amarela localizada.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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