ColunistasDestaquesFórmula 1Fórmula 2Post
Tendência

Com ultrapassagem brilhante, Enzo Fittipaldi fatura vitória na Corrida Principal da F2 em Jeddah

Fittipaldi atacou Amaury Cordeel e Juan Manuel Correa para saltar para a ponta. O brasileiro fez o trabalho que era necessário para dedicar o bom resultado à Wilsinho Fittipaldi

Neste sábado (09) na Arábia Saudita, Enzo Fittipaldi faturou a vitória da Corrida Principal da Fórmula 2. O brasileiro fez uma prova marcada por ultrapassagens-chave para faturar a primeira posição.

Fittipaldi fez uma belíssima ultrapassagem, arriscando tudo para estar na primeira posição. O brasileiro travou uma disputa intensa com Amaury Cordeel e Juan Manuel Correa. Ao final da prova, Fittipaldi dedicou a vitória para o tio Wilsinho Fittipaldi, que faleceu no último mês.

Kush Maini ficou com a segunda posição após largar da pole. O carro da Invicta apresentou uma performance melhor neste sábado.

Dennis Hauger pode celebrar o pódio, após Amaury Cordeel não conseguir sustentar o bom trabalho da equipe. Hauguer atacou Cordeel, seguido por Jak Crawford, que aproveitou o deslize do piloto da Hitech.

A Fórmula 2 retorna na Austrália para a disputa da terceira etapa do campeonato.

Saiba como foi a Corrida Principal da Fórmula 2 na Arábia Saudita

Com Oliver Bearman ganhando a sua primeira chance na Fórmula 1, o piloto não pode competir na F2 neste fim de semana. Desta forma a pole que era do piloto da Prema, passou para Kush Maini que terá a oportunidade de começar a prova liderando a primeira fila.

Todos os competidores foram promovidos com uma posição, desta forma Enzo Fittipaldi começa etapa ocupando a quarta posição.

Na volta de formação, Taylor Barnard ficou parado na pista, precisando ser removido para o pit-lane, para ter condições de participar da prova.

Largada autorizada, Maini manteve a ponta. No final do pelotão era onde realmente aconteciam as batalhas e o acidente já foi avistado. Roman Stanek e Pepe Marti abandonaram a corrida por conta dos carros danificados. Marti tinha rodado sozinho e por conta da proximidade dos competidores o acidente ocorreu.

Bortoleto foi forçado a abandonar, por conta de uma quebra do equipamento. O semi-eixo traseiro do equipamento ficou comprometido.

Antes da relargada os dez primeiros eram: Maini, Crawford, Fittipaldi, Antonelli, Martins, Hauger, Hadjar, Verschoor, Aron, Correa.

A bandeira verde indicou o ritmo normal da corrida a partir de quarta volta. Maini conservou a ponta, conseguindo estabelecer uma certa distância para Crawford.

No quinto giro, Martins, Hauger e Hadjar disputavam a quinta posição. Antonelli perdeu um pouco de contato com Fittipaldi, por estar mais preocupado em se defender dos ataques dos adversários.

Ritomo Miyata foi punido com dez segundos, por estar em posição incorreta no momento da largada. A punição foi de 10 segundos – stop/go.

Com 28 voltas de prova, chamou a atenção o fato de Crawford, Hauger e Verschoor seguirem para os boxes para realizar a substituição dos pneus. Os pilotos abandonaram os compostos supermacios, para instalar os pneus médios.

No giro seguinte, Maini, Fittipadi, Antonelli, Hadjar, Martins, Maloney e Colapinto fizeram suas trocas. O brasileiro conseguiu retornar para a pista à frente de Crawford e Antonelli.

Durante a oitava volta, Antonelli foi ultrapassado por Crawford, após duelar intensamente com o piloto da DAMS. No entanto, no início do giro seguinte ele buscou a posição, mas cometeu um erro.

Mesmo com mensagens de motivação do seu engenheiro, o italiano perdeu a posição para Hadjar. Pouco depois Antonelli conseguiu recuperar o sétimo lugar.

A batalha entre Hadjar e Antonelli continuou, até que o italiano ficou sem a possibilidade de usar o DRS e de fato perdeu o sétimo lugar. Correa liderava a corrida, acompanhado por Cordeel e Barnard que ainda não tinham substituído os seus pneus.

Foi durante a volta 13 que Fittipaldi ultrapassou Maini, se tornando o líder daqueles que já tinham realizado as paradas obrigatórias.

Restando quinze voltas para o final, os dez primeiros eram: Correa, Cordeel, Barnard, Fittipaldi, Maini, Crawford, Hadjar, Antonelli, Hauger e Maloney. Colapinto concluiu a ultrapassagem em Martins para faturar a décima primeira posição.

Pouco depois Colapinto rodou sozinho na pista, ficando parado no traçado. O Safety Car foi acionado. Correa passou nos boxes para pegar o Safety Car, mas não realizou a sua parada obrigatória, diferente de Cordeel e Barnard que instalou os pneus supermacios.

O ritmo normal da prova foi reestabelecido no início do décimo nono giro. Correa administrou a ponta. Fittipaldi logo atacou Barnard para faturar a terceira posição. Hadjar começou a despencar no grid após perder performance, com o carro apresentando problema.

No 20 giro o DRS foi liberado mais uma vez.

Na volta seguinte, Cordeel assumiu a liderança da prova, deixando Correa para lidar com Fittipaldi. Maini por sua vez, concluiu a ultrapassagem em Barnard.

Correa começou a ficar vendido por conta da performance dos pneus comprometidos, Fittipaldi conseguiu realizar uma ultrapassagem dupla em Cordeel e Correa, passando por fora. Um pouco mais atrás, Antonelli e Crawford se estranharam na pista, extravasando os limites de pista.

Com 22 voltas os dez primeiros eram: Fittipaldi, Cordeel, Correa, Maini, Crawford, Antonelli, Hauger, Maloney, Barnard e Verschoor. Neste momento Fittipaldi já tinha uma vantagem de mais de 2 segundos para Cordeel.

Enquanto Correa e Cordeel brigavam pela segunda posição, Sullivan rodou sozinho e ficou parado na pista. O Virtual Safety Car foi ativado momentaneamente, apenas para a retirada do carro do traçado.

Na volta 26, Correa abandonou a disputa pela ponta para realizar a troca obrigatória de pneus. Com essa movimentação, Cordeel retornava ao pódio, mas era pressionado por Crawford. Mesmo com alguns erros Antonelli ocupava a quinta posição na tabela.

Depois de sofrer uma pressão constante de Hauger em Antonelli, o piloto da MP Motorsport concluiu a ultrapassagem no italiano.

Enzo Fittipaldi faturou a vitória neste sábado, após fazer boas ultrapassagens. Maini ficou com o segundo lugar, seguido por Hauger. Cordeel perdeu o pódio, caindo para a quinta posição.

Fittipaldi fatura vitória na Arábia Saudita – F2 – Foto: reprodução F2

 

 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo