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Com o caos instaurado em Baku, Bearman aproveita confusão para vencer prova Sprint da F2

Após as batidas que aconteceram depois da segunda relargada, Bearman viu a oportunidade, ultrapassou Vesti e venceu no Azerbaijão

A prova Sprint da F2 foi o caos neste sábado (26) apenas 11 dos 22 pilotos do grid concluíram a prova por conta das batidas que aconteceram após a última relargada. Dennis Hauger estava rumando para uma vitória, mas o piloto perdeu o controle do carro na volta 19, Victor Martin também estampou o muro e com a batida dos líderes, outros competidores também ficaram pelo caminho.

Como o caos foi instaurado, Oliver Bearman que realizou uma excelente corrida escalado o pelotão, foi recompensado. O piloto ultrapassou Frederik Vesti para vencer a corrida. A manobra de ultrapassagem aconteceu instantes antes do Safety Car ser acionado. A Prema fecha a prova com uma dobradinha, com Bearman conquistando a sua primeira vitória na Fórmula 2 e registrando uma volta rápida. Vale lembrar que Bearman começará a prova principal deste domingo da primeira posição, pois conquistou a primeira pole na F2 na sexta-feira. Jak Crawford completou o pódio.

Kush Maini ficou com a quarta posição, acompanhado por Enzo Fittipaldi, Juan Manuel Correa, Clément Novalak e Isack Hadjar, os oito pilotos que conquistaram pontos nesta etapa.

Saiba como foi a prova Sprint da F2 no Azerbaijão

Théo Pourchaire foi punido depois da classificação, perdendo três posições no grid de largada por ter atrapalhado outro piloto. O francês começou a corrida da décima primeira posição.

Por conta do grid invertido, Richard Verschoor era o líder, acompanhado por Zane Maloney. Iwasa, líder do campeonato começou a prova da 11ª posição.

Largada autorizada, Martins, Verschoor e Maloney se tocaram, após o piloto da ART Grand Prix escolher o meio para buscar a primeira posição. Por conta da falta de espaço, vários pilotos se envolviam em problemas. Hauger assumiu a liderança da prova, pois Maloney começou a perder posições na pista em decorrência de um furo de pneu. Verschoor era outro piloto que se arrastava pelo traçado, depois de ficar com a dianteira danificada.

Ao final da primeira volta, os dez primeiros eram: Hauger, Martins, Daruvala, Crawford, Vesti, Boschung, Pourchaire, Fittipaldi, Bearman e Stanek.

Com o DRS autorizado, as chances de buscar posições ficaram melhores. Vesti ganhou a posição de Crawford. Enquanto Pourchaire ultrapassou Boschung para ser o sexto colocado. Na quarta volta, o Safety Car pintou na pista pois Boschung abandonou a prova depois de uma batida no muro de contenção.

Maloney que ficou com a suspensão traseira danificada, além do pneu furado, se dirigiu para os boxes para abandonar a prova.

O Safety Car deixou a pista ao final da quinta volta, desta forma Houger era o responsável por controlar a relargada. Martins tentava atacar o piloto da MP Motorsport. A cinco posições eram mantidas, porém, Fittipaldi foi ultrapassado por Maini, desta forma o brasileiro se tornou o nono colocado.

Nissany, Doohan e Correa estavam envolvidos em duelo pela décima segunda posição.

Restando quinze voltas para o final, Stanek atacou Fittipaldi pela nona posição, mas na sequência o piloto da Trident começou a perder posições e caiu para o décimo segundo lugar. Hauger liderava a prova, depois de ter ganhado cinco posições após a largada.

Alguns duelos aconteciam pela pista, Doohan assumiu o décimo segundo lugar, enquanto Stanek foi além do esperado na pista e caiu para o décimo terceiro lugar, fugindo de uma batida na barreira de contenção.

Durante a nona volta, Bearman assumiu a quinta posição, ultrapassando Crawford. O piloto da Prema era o dono da volta rápida, aferida no mesmo momento que ele ganhava uma posição. Bearman então passou a duelar com o companheiro de equipe o quarto lugar e como Vesti não fez a ultrapassagem em Daruvala, Bearman arriscava.

Na décima volta os dez primeiros eram: Hauger, Martins, Vesti, Daruvala, Bearman, Crawford, Pourchaire, Maini, Fittipaldi e Leclerc. Com a asa aberta, Vesti assumiu a terceira posição. Iwasa tinha perdido duas posições depois da largada, rendendo ao piloto da Dams a décima nona posição.

No giro seguinte foi a vez de Bearman assumir a quarta posição, concluindo a ultrapassagem em Daruvala.  Iwasa abandonou a prova com problemas no DRS.

Com 15 voltas, outo Safety Car precisou ser acionado, pois Nissany perdeu o controle na curva 15. Neste momento os dez primeiros eram: Hauger, Martins, Vesti, Bearman, Daruvala, Crawford, Pourcheire, Maini, Fittipaldi e Leclerc.

Restando três voltas para o final, o Safety Car deixou a pista, com a intenção de terminar a corrida em bandeira verde. Hauger mais uma vez foi o responsável por comandar a relargada e escolher o momento que os pilotos voltariam a acelerar.

Hauger tentava se defender, mas instantes depois o piloto da MP Motorsport e Martins bateram. Daruvala e Pourchaire, Leclerc e Doohan também foram afetados. O Safety Car entrou mais uma vez na pista.

Instantes antes da direção de prova sinalizar o SC, Bearman concluiu a ultrapassagem em Vesti, para assumir a ponta. Crawford saltou para a terceira posição, seguido por Maini, Fittipaldi, Correa, Novalak, Hadkar, Stanek e Cordeel. Apenas 11 pilotos dos 22 do grid estavam concluindo a prova.

Bearman venceu a caótica corrida Sprint da F2 no Azerbaijão. A prova foi encerrada com o Safety Car na pista.

Programação da Fórmula 2 é definida no Azerbaijão – Foto: Ale Ranieri / BP

 

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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