ColunistasFórmula 1

Classificação Bahrein – Vettel conquista a pole, em dobradinha da Ferrari

Sebastian Vettel que acabou andando por todos os treinos livres atrás de Kimi Raikkonen, se deparou com o momento certo para conseguir encaixar a volta perfeita no circuito de Sakir e faturar a pole do Grande Prêmio do Bahrein. A vitória neste domingo (7) é a chance do alemão aumentar a sua confiança na disputa que trava com Lewis Hamilton.

Aliás Hamilton fora punido em consequência da troca do câmbio, acarretando ao inglês a perda de cinco posições no grid de largada, portanto o piloto da Mercedes amanhã vai estar ocupando a nona posição, utilizando os pneus macios, fazendo uma estratégia diferente da escolhida pelos ponteiros.

Kimi Raikkonen fechou a primeira fila para a Ferrari, o finlandês quase conseguiu a pole com o resultado obtido no começo do Q3, mas viu Vettel acelerando forte para assumir a dianteira. A segunda fila é puxada por Valtteri Bottas, para garantir a pressão na equipe italiana e tentar interferir na vitória, já que Hamilton vai cumprir a sua punição. Daniel Ricciardo foi o quinto.

Como destaque na sessão fica Pierre Gasly saindo como quinto colocado, defendendo a Toro Rosso. Logo depois ocupando o sétimo lugar era possível ver Kevin Magnussen com a Haas, logo na frente de Nico Hulkenberg e Esteban Ocon.

A largada para a segunda etapa ocorre ao 12h10 pelo horário de Brasília.

Saiba como foi a Classificação

lll Q1

Repetindo o ocorrido do TL3 na sexta-feira, a pista estava com 32°C quando os carros tomaram a pista. A Sauber guiada por Marcus Ericsson foi a primeira a deixar os boxes, seguido por Hartley e Leclerc, todos utilizando os pneus supermacios.

Ericcson foi o primeiro a inaugurar a tabela de tempos ao registrar 1:31:976, mas logo foi superado pelo companheiro de equipe que conseguia anotar 1:31:775. Hartley aparecia na terceira posição. Logo Ferrari, Willams e Haas passavam a fazer parte da tabela de tempos e indo contra ao que a maioria das equipes estava utilizando a Ferrari optava pela utilização dos pneus macios, com Raikkonen tomando a liderança ao registrar 1:28:951. Sebastian Vettel aparecia em segundo ao registrar 1:29:060, após superar os carros da Haas. Bottas conseguia se encaixar na terceira posição com 1:29:275 e também utilizava os compostos macios.

Lewis Hamilton por outro lado foi logo com os supermacios para a pista, conseguindo a quinta posição ao registrar 1:29:396, contra 1:29:374 de Verstappen no quarto lugar.

Daniel Ricciardo por outro lado era o sexto, logo à frente de Magnussen, Pérez, Hulkenberg e Ocon.

Restando pouco mais de 5 minutos para o término da sessão Max Verstappen provocava um incidente na pista, batendo na curva 2, indo em direção a barreira de pneus. Não demorou muito para a bandeira vermelha de fato ser instaurada. Alguns pilotos perdiam a chance de dar seguimento nas suas voltas para retornar aos boxes.

A pista não tardou a ser liberada com Hulkenberg sendo o primeiro a deixar os boxes, o espanhol da McLaren seguiu o alemão da Renault , assim como os pilotos da Force India, Williams, Sauber e Haas. Enquanto isso os seis primeiros se resguardavam nos boxes.

Entre os que tentaram passar para o Q2, Alonso foi o único que obteve sucesso, mas ficou na décima quinta posição. A pista ficou com muito trânsito impedindo que qualquer piloto pudesse de fato evoluir.

Eliminados

16) Romain Grosjean 1:30:530

17) Marcus Ericsson 1:31:063

18) Sergey Sirotkin 1:31:414

19) Charles Leclerc 1:31:420

20) Lance Stroll 1:31:503

lll Q2

A parte intermediaria da classificação, já entrava na noite do Bahrein, começando com os carros da Ferrari que eram os primeiros a tomar a pista, desta vez utilizando os pneus supermacios, assim como a dupla da Renult. Hamilton era o único dos pilotos visto com os pneus médios instalados na sua Mercedes.

Sebastian Vettel foi o primeiro a ter tempo cronometrado na segunda parte da sessão com 1:28:341, se mantendo na liderança, seguido por Hamilton (0s117), Raikkonen, Ricciardo e Bottas.

A primeira leva de tempos ainda contava com Gasly em quinto, seguido por Hulkenberg, Magnussen, Sainz e Ocon.

Restando quase quatro minutos para o término da segunda sessão, Hulkenberg foi o primeiro a retornar com um novo jogo de supermacios. Hamilton também deixou os boces utilizando os supermacios, mas estava se preparando apenas para o Q3.

Ocon fechou em décimo levando a melhor.

Eliminados

11) Brendon Hartley 1:30:105

12) Sergio Pérez 1:30:156

13) Fernando Alonso 1:30:212

14) Stoffel Vandoorne 1:30:525

15) Max Verstappen – Sem tempo

lll Q3

Quando a pista foi liberada Sainz e Gasly aproveitaram para ir imediatamente para a pista, aproveitando que ela estava ”limpa”. Os favoritos a concorrer a pole também não esperaram para tomar o circuito de Sakir. O espanhol foi o primeiro a ter tempo aferido com 1:30:641, mas não demorou para ser superado e Raikkonen saltava na ponta com 1:28:101, seguido por Sebastian Vettel que estava a 0s095 do finlandês. Hamilton era o terceiro, com Bottas logo atrás do inglês. Apenas Ocon, Hulkenberg e Magnussen não haviam deixado os boxes.

Minutos após seguirem para os boxes para realizar a última troca de pneus, Hamilton foi quem abriu a contagem, seguido por Bottas, mas Vettel saltou para a primeira posição, com o finlandês permanecendo com a sua primeira marca. Sobrou para Bottas o terceiro lugar e Gasly encaixando a Toro Rosso em sexto.

Foto de Capa: 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo