ColunistasDestaquesNascarPost

Christopher Bell vence em Martinsville e Ross Chastain arranca a última vaga com manobra insana

Dupla se junta a Joey Logano e Chase Elliott para a decisão da NASCAR Cup Series em Phoenix

A NASCAR provou mais uma vez a sua imprevisibilidade e a sua capacidade de finais catárticos com a definição dos finalistas da temporada 2022 da Cup Series. Christopher Bell aproveitou melhor as paradas nos boxes e conquistou a vitória necessária para avançar à final da divisão principal. Assim, o piloto da Joe Gibbs se junta a Joey Logano, Chase Elliott e Ross Chastain entre os classificados para a decisão na semana que vem.

Dentre os classificados, o grande destaque vai para Chastain, que conquistou a vaga numa manobra surreal. O piloto da Trackhouse fez cinco ultrapassagens em uma curva ao acelerar o carro no muro de proteção em um movimento que surpreendeu a todos no oval de Martinsville. Com isso, Chastain superou Denny Hamlin por dois pontos e vai à final pela primeira vez na carreira, assim como Bell.

Para Hamlin, a eliminação foi extremamente dolorosa, ainda mais pelo contexto da corrida. O carteiro liderou a maior parte da prova e venceu os dois primeiros estágios, ficando em uma situação bem tranquila nos pontos em relação a William Byron, Ryan Blaney e Chase Briscoe, além do próprio companheiro Bell.

Entretanto, o seu calcanhar de aquiles acabou sendo a equipe de boxes. Em três paradas seguidas, o carteiro despencou no grid. O piloto da Joe Gibbs relargou apenas em 14ª no último reinício, faltando 30 voltas para o fim. Hamlin ainda conseguiu reagir e assumir o quinto posto, que lhe garantia com dois pontos de vantagem para Chastain, mesmo com a vitória do seu companheiro de equipe.

Mas na última curva, Chastain fez o movimento impensável: O piloto do carro número 1 acelerou tudo que podia e veio feito um foguete raspando o muro de toda a curva. Incrivelmente, o representante da Trackhouse conquistou cinco posições em um espaço de menos de 400 metros, incluindo a posição de Hamlin.

 

Com o quarto lugar (herdado após a desclassificação de Brad Keselowski, pois o carro número 6 da RFK estava abaixo do peso mínimo) o piloto da Trackhouse avançou com quatro pontos de vantagem para Hamlin e empatado com Chase Elliott como os dois finalistas que passaram por pontos. Além deles, Bell (o vencedor da etapa de Martinsville) e Joey Logano (vitorioso na etapa de Las Vegas) são os finalistas da Cup.

Os quatro pilotos (e mais Kyle Larson, que colocou o carro número 5 na final do campeonato de carros) disputam a prova derradeira da temporada 2022 em busca do título na etapa que será realizada no oval de uma milha em Phoenix. A decisão da NASCAR up Series será no próximo domingo.

Top-10 da etapa de Martinsville:

1 – Christopher Bell (Joe Gibbs/Toyota)
2 – Kyle Larson (Hendrick/Chevrolet)
3 – Ryan Blaney (Penske/Ford)
4 – Ross Chastain (Trackhouse/Chevrolet)
5 – Denny Hamlin (Joe Gibbs/Toyota)
6 – Joey Logano (Penske/Ford)
7 – William Byron (Hendrick/Chevrolet)
8 – Bubba Wallace (23XI/Toyota)
9 – Chase Briscoe (Stewart-Haas/Ford)
10 – Chase Elliott (Hendrick/Chevrolet)

Eliminados do Round of 8: Denny Hamlin, William Byron, Ryan Blaney e Chase Briscoe

Championship 4: Chase Elliott, Joey Logano, Ross Chastain e Christopher Bell

Mostrar mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo