ColunistaNascarPost

Chase Elliott vence em Martinsville, Hamlin e Keselowski avançam por pontos

Piloto da Hendrick supera problemas nos boxes e ganha para se garantir na decisão. Maior vencedor e campeão da temporada regular, Kevin Harvick roda no fim e é eliminado

A vitória em Martinsville garantiu a Chase Elliott uma vaga na final (Jared C. Tilton | Getty Images)

A última corrida antes da decisão da NASCAR Cup Series foi uma verdadeira montanha russa de emoções. A definição das três últimas vagas da divisão principal trouxe dramas do começo da etapa de Martinsville. Na briga pela vitória, Chase Elliott sobrou na parte final e carimbou seu passaporte. Nas vagas por pontos, Denny Hamlin e Brad Keselowski tiveram sustos, mas se aproveitaram do infortúnio de Kevin Harvick para completar a lista de finalistas da categoria.

Apesar de ter o carro dominante no oval mais curto da NASCAR, a vida de Elliott não foi a das mais fáceis. Nas últimas duas paradas de boxes, o piloto do carro 9 teve problemas. No primeiro pit-stop, um dos mecânicos se atrapalhou e avançou antes da hora, gerando uma punição, que só foi revogada por um fator do regulamento, já que o funcionário da Hencrick conseguiu voltar e pisar na mureta do pit lane antes da parada.

Já na parada, seguinte, um problema ao prender as porcas quase pôs tudo a perder, mas Elliott estava com um bom carro e se posicionou bem nas últimas relargadas. Faltando 46 voltas para o fim, o piloto da Hendrick passou Martin Truex Jr no duelo direto pela vitória e pela vaga para assumir a liderança e não perder mais.

Truex (que também precisava da vitória para avançar à final) teve um pneu furado nas voltas finais e deu adeus à briga pelo título. Alex Bowman e Kurt Busch, que também dependiam de um triunfo para seguir na briga pelo caneco, se esforçaram, mas não conseguiram chegar perto de brigar pela vitória.

Assim, as duas vagas restantes foram definidas por pontos, em uma disputa cardíaca entre Kevin Harvick, Denny Hamlin e Brad Keselowski. Para o trio, a prova foi cheia de percalços, sobretudo na parte final.

Corrida de Kevin Harvick (4) foi complicada desde o começo (Jared C. Tilton | Getty Images)

Harvick teve problemas desde o começo da disputa, com um pneu furado no primeiro estágio. O piloto da Stewart-Haas ficou boa parte da prova com uma volta de atraso para os líderes e só recuperou a volta perto do fim.

Então Hamlin e Kesleowski começaram a ter seus problemas: O piloto da Joe Gibbs teve que fazer uma parada extra com problemas nas porcas, enquanto o corredor da Penske foi punido por excesso de velocidade na última parada.

Nas voltas finais, Keselowski vinha forte, avançando com facilidade, enquanto Harvick subia na classificação com dificuldades e Hamlin perdia rendimento. O piloto da Stewart-Haas chegou na última volta com um ponto de desvantagens para os rivais e dependia de uma ultrapassagem sobre Kyle Busch.

Na última curva, Harvick tentou a manobra na base do desespero: tocou em Busch, para ganhar a vaga na marra, mas a manobra deu errado e o piloto da Stewart-Haas rodou e ficou pelo caminho. O melhor piloto da temporada regular e recordista em vitórias na temporada 2020 está fora da briga pelo título.

Assim, Chase Elliott, Denny Hamlin e Brad Keselowski se juntam a Joey Logano como os quatro pilotos a brigar pelo título da divisão principal na corrida final de 2020. A etapa decisiva será no oval de Phoenix no próximo domingo, às 17h.

Classificação da etapa de Martinsville:

1 – Chase Elliott – Hendrick/Chevrolet
2 – Ryan Blaney – Penske/Ford
3 – Joey Logano – Penske/Ford
4 – Brad Keselowski – Penske/Ford
5 – Kurt Busch – Chip Ganassi/Chevrolet
6 – Alex Bowman – Hendrick/Chevrolet

7 – Aric Almirola – Stewart-Haas/Ford
8 – Clint Bowyer – Stewart-Haas/Ford
9 – Kyle Busch – Joe Gibbs/Toyota
10 – Matt DiBenedetto – Wood Brothers/Ford

11 – Denny Hamlin – Joe Gibbs/Toyota
17 – Kevin Harvick – Stewart-Haas/Ford
22 – Martin Truex Jr – Joe Gibbs/Toyota

Mostrar mais

Eduardo Casola

Jornalista formado na Universidade de Sorocaba (Uniso) e apaixonado por esporte a motor desde quando se conhece por gente. Apenas um rapaz que gosta de uma boa corrida e de uma boa história!

Deixe uma resposta

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo