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Charles Leclerc conquista a pole para o GP da Itália

Não se importando com os pilotos punidos, Leclerc é o pole legitimo em Monza. Grid será reorganizado por conta da chuva de punições

Charles Leclerc conquistou a pole neste sábado (10) em Monza, para a alegria dos torcedores da Ferrari, será o time da casa que começará a prova da primeira posição neste domingo. O monegasco era o favorito para ficar com a ponta, mas a disputa pela pole foi intensa.

Com vários pilotos punidos, inclusive aqueles se estabeleceram na segunda e terceira posições, mesmo que Max Verstappen ou Carlos Sainz estabelecessem o melhor tempo, o piloto que ficaria com a pole, seria outro competidor que estivesse atrás deles, herdando a posição. Leclerc não deixou a cabeça de ninguém mais embaralhada, é o pole legitimo da etapa.

Sergio Pérez se classificou na quarta posição, acompanhado por Lewis Hamilton. George Russell ocupou a sexta posição e no grid do domingo representará a Mercedes entre os dez, pois Hamilton faz parte do grid dos pilotos punidos. Lando Norris se estabeleceu na sétima posição, acompanhado por Daniel Ricciardo, com o segundo carro da McLaren. Pierre Gasly é o nono colocado. Fernando Alonso completou o Top-10, mas não registrou tempo no Q3.

A Fórmula 1 retorna neste domingo às 10h pelo horário de Brasília, para a disputa do GP da Itália.

Saiba como foi a Classificação do GP da Itália

Ficou definido no TL3 a participação de Nyck de Vries durante o restante do evento, o holandês foi escolhido para substituir Alexander Albon, pois o titular da Williams precisou ser substituído ao ser diagnosticado com apendicite.

Antes do início da classificação, nove pilotos passaram por trocas no motor ou câmbio, gerando penalidades e a necessidade de reorganizar o grid quando a atividade chegasse ao final.

Com o início da sessão a temperatura no asfalto estava na casa dos 40°C, com 28°C no ambiente.

Q1

Lance Stroll foi o primeiro piloto a deixar os boxes, o canadense utilizava os pneus macios. Na sequência outros competidores foram se encaminhando para a pista, também apostando nos C4. Com a Aston Martin, Stroll abriu a tabela de tempos ao anotar 1m24s231. Na sequência Yuki Tsunoda melhorou a marca para 1m22s762, seguido por Kevin Magnussen e Mick Schumacher. Neste início de sessão alguns desses pilotos cometeram erros, extravasando os limites de pista e até perdendo um pouco o controle do carro.

Não demorou muito para Max Verstappen assumir a liderança da atividade, o holandês anotou 1m22s023, separado por 0s062 de Sergio Pérez. Instantes depois foi a vez de Charles Leclerc anotar 1m21s280, seguido de Carlos Sainz, George Russell superou a dupla da Red Bull, para ocupar a terceira posição. Nos primeiros minutos da sessão, Nicholas Latifi apareceu no nono lugar, acompanhado por Nyck De Vries que era o décimo.

Após todos os pilotos aferirem ao menos uma volta rápida, os dez primeiros eram: Leclerc, Sainz, Pérez, Russell, Tsunoda, Verstappen, Alonso, Norris, Ocon e Hamilton. Alguns pilotos ainda permaneceram um pouco mais de tempo na pista, tentando extrair mais uma volta com esse jogo de pneus inicial. Verstappen mesmo saltou do sexto lugar para a ponta com 1m20s922.

Ocupavam a zona de eliminação: Magnussen, Bottas, Stroll, Schumacher e Vettel. Nos últimos quatro minutos de sessão, alguns competidores foram retornando ao traçado para mais uma tentativa de volta rápida.

De Vries seguiu para o Q2 ao anotar 1m22s176, com o carro da Williams em sua primeira participação em uma classificação da Fórmula 1 – o holandês ainda teve a sua última volta deletada, mas o tempo de 1m22s567 foi o suficiente para sustentar De Vries no Q2. Latifi foi eliminado por conta de Bottas que se salvou da eliminação.

Eliminados

16) Nicholas Latifi – 1m22s578
16) Sebastian Vettel – 1m22s636
18) Lance Stroll – 1m22s748
19) Kevin Magnussen – 1m22s908
20) Mick Schumacher – 1m23s005

Q2

Em regressiva o cronômetro começou a rolar, mas os times não liberaram os seus pilotos imediatamente ao traçado. Sergio Pérez abriu a tabela de tempos com 1m21s358, sendo batido por Verstappen que obteve 1m21s265 e Carlos Sainz que assumiu a liderança com 1m20s878.

Depois de optar por duas voltas de aquecimento dos pneus, Leclerc ficou com o segundo lugar ao cravar 1m21s208. Neste momento da atividade os dez primeiros eram: Sainz, Verstappen, Pérez, Hamilton, Russell, Alonso Gasly, Ocon e Norris. Tsunoda que não tinha aferido tempo, retornou aos boxes ocupando apenas o décimo quinto lugar.

E nos últimos três minutos alguns competidores retornaram ao traçado, trabalhando com um novo jogo de pneus macios. Norris e Ricciardo de salvaram da eliminação, enquanto De Vries foi empurrado para o décimo primeiro colocado e depois para ocupar a décima terceira posição. O holandês comprometeu a sua última volta ao cometer um erro.

Eliminados

11) Esteban Ocon – 1m22s130
12) Valtteri Bottas – 1m22s235
13) Nyck de Vries – 1m22s471
14) Guanyu Zhou – 1m22s577
16) Yuki Tsunoda – (Sem Tempo)

Q3

Nesta terceira saída, novamente os pneus macios era a melhor aposta, porém, alguns pilotos como Norris e Ricciardo,  Hamilton e Gasly, foram enviados ao traçado com pneus macios usados. Sainz seguiu até o Q3 para auxiliar Leclerc com o vácuo do seu carro.

Norris abriu a tabela com 1m22s174, acompanhado por Ricciardo que tinha 1m22s635, mas não dava para brigar com equipes como Ferrari e Red Bull. Sainz que cedeu o vácuo para Leclerc, ainda anotou um bom tempo e assumiu a liderança com 1m20s584, contra 1m20s770 do monegasco. Verstappen era o terceiro colocado com 1m20s859, enquanto Pérez tinha registrado 1m21s359 para ocupar a quarta posição. Na tabela de tempos ainda era possível ver Russell, em quinto, Norris, Hamilton, Ricciardo e Gasly. Alonso abortou a sua volta e retornou aos boxes.

O espanhol retornou ao traçado, antes dele ficar cheio com pilotos que trocariam o vácuo com os seus companheiros de equipe, buscando abrir a volta rápida antes que os seus adversários.

Leclerc superou Sainz ao anotar 1m20s161, contra 1m20s429, estabelecido pelo espanhol. Verstappen ficou com o segundo lugar, também superando o espanhol da Ferrari, depois de anotar 1m20s306.

Com Verstappen, Sainz, Pérez e Hamilton punidos, o grid será arrumado para a disputa do GP da Itália.

Voltamos com o resultado real da posição de largada!

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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