Com o GP da Holanda sendo a primeira corrida depois das férias de verão, algumas equipes vão levar novidades para Zandvoort. O diretor técnico da Aston Martin, Dan Fallows confirmou que a equipe contaria com atualizações aerodinâmicas para o GP da Holanda.
A equipe britânica começou a temporada com bons resultados, não era uma adversária direta da Red Bull, mas o seu desempenho intimidou Mercedes e Ferrari. No entanto, o time não manteve um fluxo de alterações e o último pacote aerodinâmico não surtiu o efeito esperado.
A Aston Martin perdeu força no grid e com o crescimento da McLaren, se tornou ainda mais difícil batalhar nesse terreno. Essa regressão que o time acabou lidando foi comentada pelo chefe de equipe, Mike Krack que atribuiu esse problema como um “efeito colateral” das atualizações que foram instaladas no AMR23.
“Os treinos livres são essenciais para ver como os pneus se comportam e se degradam na simulação de corrida e na classificação. No entanto, temos que equilibrar o nosso tempo limitado dos treinos entre a compreensão do comportamento dos pneus e a avaliação das nossas atualizações e temos atualizações aerodinâmicas para avaliar em Zandvoort”, comentou Fallows.
“Para alcançar o equilíbrio, temos um programa de trinos básicos que executamos em todos os Grandes Prêmios que ajustamos de acordo para permitir tempo suficiente para os testes aerodinâmicos”, seguiu.
A Aston Martin trabalhou da melhor forma para compreender o pacote e encontrar soluções para o AMR23. É importante esse trabalho, principalmente porque o regulamento do próximo ano não foge muito do que as equipes estão trabalhando em 2023 e se a Aston Martin deseja manter esse crescimento é necessário compreender o equipamento que eles estão lidando neste ano.
“Acreditamos que agora temos uma boa compreensão dos pontos fracos do carro e estamos tomando medidas para resolvê-los. Esperamos que o desempenho do carro em Zandvoort, com as nossas últimas atualizações, confirme que estamos indo na direção certa e ajude Lance e Fernando a lutar por pontos neste fim de semana”, comentou Fallows.
A Fórmula 1 retoma o Campeonato em uma pista desafiadora, bem no estilo ‘old school’ e por ser um circuito em uma cidade costeira, os ventos mudam de direção constantemente e o traçado costuma ficar sujo com a areia que invade a pista. Somada essa dificuldade que a pista já fornece, a chuva também pode atrapalhar a sexta-feira de atividades, como aponta a meteorologia.
“A chuva durante os treinos livres tornará nosso trabalho mais difícil, pois teremos que decidir se nossas atualizações funcionam com base em menos ação. Por mais que a gente deseje fazer o máximo de voltas possíveis na chuva, temos que pensar no risco de correr em condições climáticas adversas com o retorno que obtemos com os dados”, seguiu o diretor técnico da Aston Martin.
“Queremos minimizar a chance de danificar peças e se acreditarmos que a chance de um incidente é muito alta, optaremos por manter nossos pilotos nos boxes.”
Todas as novidades que vão ser trabalhadas pelas equipes neste fim de semana ainda serão confirmadas. Em um primeiro momento, o time britânico conta com uma asa dianteira que tem configuração dos flaps diferentes.
Diferente configuración de flaps ala delantera para Aston Martin en Zandvoort
Different front wing top flap configuration for Aston Martin #f1 #DutchGP pic.twitter.com/JNE6HrEbUC
— Albert Fabrega (@AlbertFabrega) August 24, 2023