Neste fim de semana a Fórmula 1 retorna das suas férias de verão para disputar a 14ª etapa do calendário. Será a 55ª edição da F1 em Spa-Francorchamps, então este é um circuito muito conhecido dos pilotos, embora tenha passado por algumas alterações.
As obras em Spa foram iniciadas em 2021, com o objetivo de tornar o traçado mais seguro. Com a homologação da Federação Internacional de Motovelocidade, o circuito pode sediar também as 24 Horas de Spa de Motos, além das categorias já tradicionais, como o Mundial de Endurance a Fórmula 1.
Spa é um traçado que já foi modificado outras vezes em busca de garantir mais segurança para os pilotos. Desta vez a Eau Rouge e Raidllon passaram por uma alteração para ampliar a área de escape. O traçado também foi recapeado em outros trechos, assim como a modificação realizada na Kemmel.
Por conta das obras que foram realizadas, o asfalto é novo entre as curvas 2 e 4 e entre as curvas 8 e 9, fornecendo uma maior aderência. Áreas de escape foram adicionadas próximo das curvas 1, 6, 7 e 9. A brita usada é bem afiada e também adicionaram algumas bordas navalhadas perto das zebras de concreto.
Spa é um dos traçados mais exigentes do calendário e cobra bastante dos pneus. Desta forma a Pirelli aposta mais uma vez nos pneus da sua gama intermediária, capazes de lidar com as mudanças de direção do traçado. A famosa e complexa Eau Rouge e Raidillon, são apenas alguns dos lugares que os pneus lidam muito stress.
Os pneus escolhidos são: C2 (duro – faixa branca), C3 (médio – faixa amarela) e C4 (macios – faixa vermelha), além dos jogos de pneus de chuva que naturalmente são levados para as corridas.
O clima é um dos pontos de atenção, atrapalhando algumas sessões ao longo do fim de semana. No ano passado o GP da Bélgica foi completamente afetado e algumas regras foram mudadas para não acontecer o mesmo problema. A chuva é esperada para o domingo, principalmente para o momento que a corrida será disputada.
“Novas mudanças trazem novos desafios, mas a natureza épica de Spa continua a mesma. Este ano, Spa passou por algumas das maiores mudanças que vimos desde que começamos a ir para lá na era moderna da Fórmula 1. Mas sabemos o que esperar graças à corrida de 24 horas do mês passado – nosso maior evento do ano em termos de pessoas e pneus – além de algumas amostras de asfalto que coletamos. Ainda temos um novo asfalto em cinco curvas e há algumas novas áreas de escape de cascalho em quatro, que estão muito mais próximas da lateral da pista. Os pilotos precisarão prestar mais atenção aos limites de pista, e também há uma chance maior do cascalho afiado ser arrastado para o traçado. A natureza épica de Spa permanece inalterada, com todos os desafios tradicionais que tornam o circuito tão emocionante”, disse Mario Isola.
Fórmula 2 e Fórmula 3
As duas categorias de base vão dividir a pista com a Fórmula 1, como a Pirelli é fornecedora de pneus dessas categorias as configurações desse fim de semana ficaram assim:
Fórmula 2: recebe três pneus médios e dois macios, para serem usados ao longo do fim de semana. A corrida sprint será disputada com duração de 18 voltas, enquanto a corrida principal conta com 25 voltas.
Fórmula 3: os pilotos recebem três conjuntos de pneus médios (faixa amarela), além de um conjunto de pneus médios da rodada anterior para ser usado no treino livre. A corrida sprint da F3 conta com 15 voltas, enquanto a corrida do domingo tem 18 voltas.