ColunistasDestaquesFórmula 1Post
Tendência

Alpine realiza mais mudanças internas e anuncia saída de Davide Brivio

Após três anos trabalhando com a Alpine, Davide Brivio participa de alterações internas e deixa Alpine ao final de 2023

Nesta terça-feira (12) a Alpine confirmou mais uma mudança interna na equipe, David Brivio deixará o time ao final de 2023.

Brivio que ocupava o cargo de diretor de projetos, vai deixar de colaborar com a Alpine após três anos desde a sua contratação. Os franceses confirmaram que o rompimento do contrato foi decidido de comum acordo.

Foi em um outro momento de reestruturação que Brivio ingressou na Alpine, ex-chefe da Suzuki na MotoGP deixou o seu cargo na fabricante japonesa para trabalhar com a equipe francesa na Fórmula 1 atuando como diretor de corridas. Naquela época, Cyril Abitebou tinha deixado a Renault, antes da equipe se tornar Alpine; Laurent Rossi por sua vez, assumia o cargo de CEO da Alpine, enquanto Marcin Budkowski atuava como diretor-executivo.

Para a temporada de 2022, Brivio passou a liderar o programa de jovens pilotos da Alpine. As mudanças não deixaram de acontecer internamente na equipe, resultando na contratação de Otmar Szafnauer, para ocupar o cargo de chefe de equipe – posto que o romeno deixou com a temporada 2023 em andamento.

LEIA MAIS: Alpine passa por novas mudanças: Philippe Krief é nomeado para o cargo de CEO, substituindo Laurent Rossi

A Alpine passou por trocas e trocas, mudanças internas na busca constante de reestruturar a equipe. Alterações precisaram ser tomadas, principalmente após o time perder não apenas a revelação da casa ‘Oscar Piastri’ para a McLaren, como o bicampeão de F1 Fernando Alonso, que optou por defender a Aston Martin com a saída de Sebastian Vettel ao final de 2022.

“Foi um capítulo de muito orgulho na minha carreira no automobilismo envolvimento a Fórmula 1 com a Alpine. Gostaria de agradecer à Alpine pela oportunidade de experimentar a F1 que era o meu desejo e também pela oportunidade de transmitir um pouco da minha experiência no automobilismo aos seus jovens pilotos na Academia da Alpine. Desejo à equipe e à Academia o melhor para o futuro e tenho certeza de que veremos muitos jovens pilotos alcançarem coisas fantásticas em suas carreiras” comentou Brivio ao comunicado de sua saída da equipe.

LEIA MAIS: Alpine promove mais mudanças! Szafnauer deixa o cargo de chefe de equipe após o GP da Bélgica

“Desempenhar um pequeno papel nesse sucesso será certamente algo que guardarei com carinho. Sou grato à Alpine por acomodar o meu desejo de procurar outras oportunidades que possam (e espero que surjam) no futuro)”, seguiu.

O time ainda está passando por uma fase conturbada, que renderá novas mudanças. Bruno Famin lidera a Alpine, enquanto o terreno está sendo preparado para um novo chefe de equipe na busca de tornar o time mais sólido.

“Em primeiro lugar, gostaríamos de agradecer ao Davide pelo seu trabalho árduo e empenho nas últimas três temporadas. A sua experiência no esporte a motor tem sido extremamente valiosa, especialmente no desenvolvimento e progressão da Academia da Alpine. O desejo de Davide é deixar a Alpine para buscar outras oportunidades e nós aceitamos seu desejo ao concordarmos mutuamente em nos separarmos. Estendemos-lhe os nossos melhores votos no próximo capítulo de uma carreira já impressionante no automobilismo.”

LEIA MAIS: Renault anuncia saída de Cyril Abiteboul

Neste comunicado a Alpine aproveitou o momento para indicar que Julian Rouse continuará supervisionando o programa da Academia da Alpine.

O time francês tinha uma versão um tanto deturpada de como voltar a vencer, os objetivos não se cumpriram e a Alpine foi enfrentando cada vez mais problemas. Na temporada de 2023 a equipe obteve dois pódios, mas que foram circunstanciais, faturando ainda apenas o sexto lugar no Mundial de Construtores, com 120 pontos conquistados por Pierre Gasly e Esteban Ocon. A equipe foi motivo de piada após perder Oscar Piastri e Fernando Alonso, por não ter se atentado aos prazos dos contratos e na tentativa de manter os dois competidores, enquanto firmava um contrato de múltiplos anos com Esteban Ocon.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo