ColunistasFórmula 1Post

Alfa Romeo confirma a saída de Giovinazzi e a contratação de Guanyu Zhou para a temporada 2022 da F1

A Alfa Romeo confirmou nesta terça-feira (16) a saída de Antonio Giovinazzi da equipe, mas também a contratação de Guanyu Zhou para a temporada 2022. Depois de três anos correndo pela equipe de Hinwil o piloto italiano estará fora do grid.

A contratação de Guanyu Zhou fecha o grid para a temporada 2022, o piloto Chinês será companheiro de Valtteri Bottas no próximo ano. Zhou será o primeiro titular chinês a guiar na Fórmula 1. Atualmente ele está disputando o campeonato da Fórmula 2 e tem chances de ser campeão ao final desta terceira temporada na categoria de base, entretanto, agora ele é o vice-líder do campeonato.

LEIA MAIS: China tem contrato estendido e permanece no calendário da F1 até 2025

Antonio Giovinazzi deixará a equipe, o italiano entrou na temporada de 2019, para ser companheiro de Kimi Raikkonen. Na temporada de 2017 ele teve a oportunidade de participar de duas provas, quando substituiu Pascal Wehrlein. A sua melhor posição de chegada foi durante o GP do Brasil de 2019, quando obteve o 5º lugar.

Antonio Giovinazzi deixará a Fórmula 1 ao final de 2021 – Foto: reprodução Alfa Romeo

“Dizer adeus a um piloto nunca é fácil, especialmente no caso de Antonio, que faz parte da equipe há muito tempo. À medida que nos separamos, guardaremos as lembranças dos bons momentos e aprendemos com os maus momentos, sabendo que todos eles nos fizeram crescer juntos como uma equipe. Desejamos a Antonio o melhor para o seu futuro após a temporada de 2021. Antes disso, ainda temos três corridas para alcançar alguns bons resultados juntos e terminar o ano com força”, disse Frédéric Vasseur, chefe de equipe da Alfa Romeo.

Vários nomes foram ventilados para ocupar o segundo assento da Alfa Romeo além de Zhou, Oscar Piastri que também está na Fórmula 2 e segue fazendo uma temporada forte era cotado para estar na equipe no próximo ano. Nyck de Vries atual campeão da Fórmula E e reserva da Mercedes também parecia ser uma opção para estar na Alfa Romeo no próximo ano.

Zhou foi confirmado dias após o GP da China renovar o contrato para receber a Fórmula 1. O piloto conta com patrocinadores locais, além de outro aporte financeiro que ajudará a equipe, mas também ‘garante a preferência’ pelo chinês.

Será uma temporada desafiadora para a Alfa Romeo que contará com dois pilotos novos no time, em um ano com novos regulamentos. Valtteri Bottas tem experiência da sua passagem pela Williams e dos anos em que ficou com a Mercedes.

“É um prazer receber Guanyu Zhou na Alfa Romeo. Ele é um piloto muito talentoso, como seus resultados na F2 mostraram, e estamos ansiosos para ajudar aperfeiçoar o seu talento ainda mais na Fórmula 1. Estamos orgulhosos de nossa equipe para 2022 e estamos confiantes de que Zhou formará uma parceria de muito sucesso com a Valtteri. Também estamos ansiosos para dar as boas-vindas a todos os novos fãs chineses que se juntarão à equipe”, completou Vasseur.

“É um privilégio para mim começar minha carreira na Fórmula 1 com uma equipe icônica, uma equipe que introduziu tantos jovens talentos na F1 no passado. Agora o sonho é realidade. Estou preparado para esse imenso desafio, o ápice do esporte, ao lado de um talento comprovado que é Valtteri Bottas. Agradeço à equipe Alfa Romeo Racing por esta oportunidade. No próximo ano, a meta será aprender o máximo possível e o mais rápido possível. Ser o primeiro piloto chinês na Fórmula 1 é um avanço para a história do automobilismo chinês. Sei que estão depositando muitas esperanças em mim e, como sempre, vou ter isso como motivação para me tornar melhor e alcançar mais”, disse Guanyu Zhou.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo