ColunistasFórmula EPost

ABT confirma retorno ao grid da Fórmula E

A ABT Sportsline estava estudando um possível retorno para a Fórmula E, mas nesta manhã de quinta-feira (05) a categoria elétrica confirmou o seu retorno, mas que agora entrará como cliente no grid.

Quando a Audi optou por deixar a Fórmula E, a ABT também acompanhou a decisão e deixou a categoria elétrica ao final da temporada passada, mas nunca esconderam o seu desejo de retornar. Depois de um hiato, o time vê a oportunidade de estar mais uma vez no grid, acompanhando a implementação do Gen3 e o início de uma nova era. A licença foi aprovada após a reunião do Conselho da Fórmula E que ocorreu em Mônaco na última semana.

Em 2014 a ABT venceu a sua primeira corrida com Lucas di Grassi em Pequim, a equipe fez parte do nascimento da Fórmula E. Deixaram a categoria com 47 pódios conquistados além de somar 1.380 pontos. A ABT se consagrou quando transferiu o controle para a Audi que durou de 2017 até 2021.

“A Fórmula E sempre teve um grande lugar em nossos corações e nunca escondemos o fato de que queremos estar lá novamente. Após a aprovação interna, agora estamos conversando com parceiros atuais e potenciais. O objetivo é colocar uma equipe forte dentro e fora das pistas desde o início”, disse o fundador da equipe Hans-Juergen Abt.

“Sempre estivemos em contato com a Fórmula E e a FIA, tivemos muitas discussões e recebemos um grande apoio de roda a equipe em torno de Alejandro [Agag], Alberto [Longo], Jamie [Reigle] e Frederic [Bertrand]”, informou o CEO Thomas Biermaier.

A ABT conseguiu um fornecedor de powertrains para a próxima temporada, o anúncio ocorrerá em breve. O time também está realizando a negociação para obter dois pilotos, para ter um início forte. A ABT se tornará a 12ª equipe a ingressar para disputar a 9ª temporada da Fórmula E.

A ABT busca um piloto que ajude a equipe desde o início neste retorno à Fórmula E – Foto: reprodução Fórmula E

Como o mercado de pilotos da Fórmula E está em movimento, três grandes nomes aparecem como possíveis pilotos que a equipe está mirando. Robin Frijns que atualmente defende a Envision, Rene Rast que correu ao lado de Lucas di Grassi pela Audi na Fórmula E ou Nico Müller.  Müller também correr pela ABT, mas no DTM. Frijns também tem vínculo com a ABT, por conta das suas participações no DTM.

“No que diz respeito aos nossos dois pilotos, temos ideias muito claras. Provavelmente começaremos a temporada 2023 como azarões, diferente da última vez como equipe de fábrica. É por isso que é ainda mais importante termos pilotos rápidos e inteligentes no nosso cockpit, que se encaixem bem conosco. As primeiras conversas são empolgantes e muito positivas, então tenho certeza de que teremos nossa equipe reunida em breve”, disse Biermaier.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo