365 diasColunistaIndy

A Chegada de um campeão de um velho conhecido á Formula Indy

Por: Erika Prado

lll Série 365: 5 de janeiro de 1993 – A Chegada de um campeão de um velho conhecido á Formula Indy – 01ª Temporada: dia 229 de 365 dias.

Em 1993 a IndyCar ainda se chamava CART, e foi nesse dia que Mansell apareceu pela primeira vez em Arizona para testar um carro da Newman-Haas.

No ano anterior, Mansell havia sido campeão dominante na Formula 1, e começando o novo ano, decidiu embarcar em uma nova categoria também. Os resultados de Mansell foram incríveis: quebrou um recorde de volta em 1 segundo, e ainda ficou dando zerinhos na pista, segundo ele para se adaptar ao carro.

A temporada da Cart de 1993 tinha 16 etapas, as quais haviam nomes conhecidos como Emerson Fittipaldi, Mario Andretti, e outros que já eram consagrados na categoria. Mansell começou a impressionar logo em sua primeira corrida, na Austrália, com o combo: Pole position, volta mais rápida e vitória.

A Indy 500 sempre foi uma das corridas que faziam parte dos pontos da Cart (e depois IndyCar), e em 1993, o brasileiro Emerson Fittipaldi venceu a corrida, levando este título.

Para quem não sabe, o Indy 500 é um dos prêmios mais cobiçados do automobilismo, compondo tríplice coroa: GP de Mônaco, 500 milhas de Indianápolis e 24 horas de Le Mans.

A competição se tornou tão importante devido a sua duração, e por ser um dos primeiros circuitos ovais do mundo, ocasionando recordes de velocidade e vitórias.

Mansell repetiu trio vencedor em New Hampshire em agosto, e venceu 5 das 16 corridas da temporada. O Inglês apresentou uma performance surpreendente pois venceu em dois tipos de circuito, tanto de rua quanto os ovais, sendo dominante em 19% das voltas em circuitos de rua (até esta etapa) e 42% das voltas em oval. Para um iniciante, ele estava indo bem até demais, segundo comentários de americanos na transmissão, Mansell era um enigma que quase ninguém entendia.

A competição pelo título foi acirrada com Emerson Fittipaldi, que acabou apenas 8 pontos atrás do Inglês.

Mansell foi campeão inédito na CART, e em 1994 voltou a Formula 1 (na Williams, inclusive), escreveu um capítulo importante entre as duas categorias (IndyCar e Formula 1) na história do automobilismo.

lll A Série 365 Dias Mais Importantes do Automobilismo, recordaremos corridas inesquecíveis, títulos emocionantes, acidentes trágicos, recordes e feitos inéditos através dos 365 dias mais importantes do automobilismo.

Etiquetas
Mostrar mais

Erika Prado

Mechanical engineer - product development/data aquisition - podcaster at @daerodinamica Fundadora do @girlslikeracingbr

Artigos relacionados

Fechar