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Williams apresenta novo layout para o FW45 e confirma patrocínio da Gulf para a temporada 2023

O FW45 será revelado no dia 13 de fevereiro, mas a equipe já divulgou a sua pintura e aproveitou a ocasião para confirmar os parceiros que terá neste ano

A Williams abriu nesta segunda-feira (06) uma nova rodada de lançamentos. O time de Grove revelou a pintura que será usada no FW45, carro que será guiado por Alexander Albon e Logan Sargeant durante a temporada 2023. O carro será apresentado no dia 13 de fevereiro, sendo um modelo que comporta a evolução do projeto do FW44.

No ano passado a Williams tinha uma das pinturas mais bonitas do grid, mas conforme as etapas foram acontecendo, a equipe precisou reduzir o peso do carro, desta forma a pintura escolhida para a temporada 2022 foi sofrendo alterações e algumas partes ficaram com a fibra de carbono à mostra.

Neste ano, o time conta com uma pintura semelhante a do ano passado, composta por alguns tons de azul em formatos geométricos, além de uma boa extensão do carro em preto, sendo claramente uma evolução do FW44. A Williams aproveita o lançamento para destacar os seus novos patrocinadores (Stephens, Michelob ULTRA e PureStream) e parceiros que vão acompanhar a equipe neste ano.

O destaque principal do lançamento da Williams, envolve o contrato de patrocínio com a Gulf Oil de multiplos anos. A petrolífera norte-americana retornou à Fórmula 1 em 2020, quando fechou um novo acordo de patrocínio com a McLaren, o que levou ao time inglês utilizar uma pintura especial durante o GP de Mônaco de 2021.

“Estou muito entusiasmado com esta parceria entre a Williams Racing e a Gulf, uma marca global renomada e confiável, que depositou sua confiança em nós como um parceiro de longo prazo”, disse Matthew Savage, presidente do conselho da Williams Racing.
“Isso significa a força de nossa marca e ofertas comerciais à medida que continuamos nossa transformação.
A Gulf e a Williams compartilham uma ilustre herança no automobilismo e, juntos, estamos fazendo história com esta parceria.”

A presença da Gulf na F1 é antiga, a empresa teve uma parceria com a McLaren entre 1968 e 1973, aparecendo como Can-Am em seus carros. A Gulf Oil não tem apenas uma história com a F1, mas também com o mundo do automobilismo, principalmente por conta da sua famosa pintura azul e laranja presente em muitos carros ao longo das décadas. Sempre que a pintura icônica surge, ela faz sucesso com os fãs.

A parceria formada entre Williams e Gulf também será importante para a carreira dos jovens pilotos que compõem a academia do time de Grove, além daqueles atletas que fazem parte da Williams Esports.

“Juntos, compartilhamos décadas de experiência no automobilismo para aproximar os fãs do automobilismo, da Fórmula 1 e da Williams Racing ao esporte que amam por meio de nossa parceria. Também estamos empolgados em expandir nossa presença no automobilismo por meio da Williams Racing Driver Academy e da Williams Esports”, afirma Jones, CEO da Gulf Oil International.
“Em conjunto compartilhamos uma visão de um futuro brilhante e moderno para o automobilismo dentro e fora das pistas; possível graças à nossa cultura comum de parceria e inovação. Isso torna a Williams Racing a parceira perfeita para a Gulf, e estamos empolgados em começar este próximo capítulo de nossa icônica história do automobilismo.”

Em 2023 a Williams contará com um novo chefe de equipe, após a saída de Jost Capito marcando o encerramento de um ciclo de transição – agora a equipe contará com James Vowles para conduzir a Williams ao longo de 2023.

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O time de Grove deixa claro que o seu objetivo é melhorar o desempenho e ser mais uma vez uma equipe competitiva, mas mesmo com as mudanças de regulamento, a Williams ainda não conseguiu descolar do final do pelotão. Em 2023 o time composto por Alexander Albon e Nicholas Latifi terminou o campeonato na última posição, somando apenas 8 pontos.

Com essa mudança no comando, agora contando com Vowles (ex-Mercedes), a Williams dá mais um passo em seu processo de reestruturação, iniciado após a compra da equipe pela Dorilton Capital.

Uma das apostas para 2023 está na contratação de Logan Sargeant, após um grande esforço por parte de Capito para contar com o piloto norte-americano no time nesta temporada. Sargeant realizou vários testes com a Williams para obter pontos que auxiliariam o piloto na conquista da superlicença, além disso ele terminou o campeonato da Fórmula 2 ocupando a terceira posição. Sargeant pode colaborar com a equipe para a conquista de pontos, depois de mais uma temporada de Nicholas Latifi.

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Alexander Albon renovou o seu contrato com a Williams, o tailandês também uma aposta da equipe, principalmente por conta da sua experiência. Será a segunda temporada de Albon defendendo a Williams, o piloto foi escolhido após a saída de George Russell.

A temporada 2022 da Williams não foi tão agradável como era esperado. Acreditava-se incialmente que a equipe poderia explorar um pouco mais o desenvolvimento do seu carro, principalmente contanto com mais horas no túnel de vento. A Williams também foi uma das equipes que estava se preparando para a mudança do regulamento, principalmente depois que Capito promoveu uma reestruturação interna, aplicando de uma melhor forma o dinheiro disponível que a Williams tinha para o desenvolvimento do carro.

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A Williams não foi tão competitiva como era esperado, nas disputas do final do pelotão, dava para notar que era um projeto com falhas. O time ainda construiu um carro mais pesado do que era esperado e com isso, passou parte do começo da temporada tentando encontrar formas para reduzir o peso do carro e melhorar a performance.

O time deixa claro em sua apresentação que o modelo que será usado em 2023 será apresentado no dia 13 de fevereiro em uma sessão em Silverstone e o FW45 é uma evolução do modelo usado no ano passado. Além disso, sua aerodinâmica é mais eficiente, quando comparado com o modelo anterior.

Agora compreendo melhor o seu projeto e o que os outros times fizeram para a construção dos seus carros, a Williams talvez possa estar mais competitiva.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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