Nesta segunda-feira (12) a Williams informou que Jost Capito e FX Demaison estão deixando o time. Os cargos de chefe de equipe e diretor técnico serão ocupados por novas pessoas, mas a equipe realizará os anúncios nas próximas semanas, em um momento oportuno.
Em 2020 a Williams confirmou a venda da equipe para a Dorilton Capital, um grupo de investimentos privado dos Estados Unidos. Jost Capito ingressou no time ocupando a função de diretor executivo, deixando de lado a sua aposentadoria para enfrentar o desafio de gerir uma equipe em um período de transição. Naquele momento Simon Roberts atuou como chefe de equipe do time, também participando da transição por conta da saída de Claire Williams.
Em junho de 2021, Capito assumiu a função de chefe de equipe da Williams, após Roberts optar por deixar o cargo ao ter concluído uma das fases de transição que a equipe passava.
Com a bagagem de Capito e por conta de ter trabalhando com diversas pessoas no Campeonato Mundial de Rally da Volkswagen, a Williams começou a contar com pessoas do circulo de Capito, incluindo Demaison que passou a liderar a parte técnica.
“Tem sido um grande privilégio liderar a Williams Racing nas duas últimas temporadas e lançar as bases para a recuperação desta grande equipe. Estou ansiosa para ver a equipe continuar em seu caminho para o sucesso futuro”, afirmou Capito.
Williams Racing Management Update:
Williams Racing announces that after two years at the helm of the Grove-based outfit as CEO and Team Principal, Jost Capito is stepping aside. pic.twitter.com/w03SQLqrbU
— Williams Racing (@WilliamsRacing) December 12, 2022
A temporada de 2021 trouxe algumas alegrias para a equipe, como George Russell ter conquistado um pódio e o time terminar na oitava posição do Campeonato de Construtores, superando a Alfa Romeo e a Haas.
Agora a Dorilton acredita que a Williams precisa passar por uma mudança significativa de estratégia e uma alteração na liderança é uma necessidade. Antes de deixar a Williams, Capito foi o responsável por garantir que Alexander Albon continue com a equipe, enquanto Logan Sargeant deixou a Fórmula 2 para defender o time no próximo ano.
“Gostaríamos de agradecer a Jost por seu trabalho árduo e dedicação ao embarcar em um grande processo de transformação para iniciar a jornada de reviver a Williams. Estamos gratos por Jost ter adiado sua aposentadoria planejada para enfrentar este desafio e agora ele passará as rédeas para o processo nesse processo em etapas”, afirma Matthew Savage, presidente da Dorilton Capital.
“Também gostaríamos de agradecer a FX por sua contribuição e desejar a ele tudo de bom para seu futuro enquanto ele segue em frente”, completou.
Neste processo de reestruturação, Capito como CEO da equipe auxiliou a identificar as falhas e melhorar a aplicação do dinheiro investido pela Dorilton com o intuito de melhorar as instalações da equipe e auxiliar no seu crescimento.
A Williams ainda não desgrudou do final do grid como era esperado, mas o time tem por objetivo se tornar mais competitivo, sendo um processo de longo e não curto prazo.
A Ferrari também é outra equipe do grid que está buscando um substituto para Mattia Binotto, enquanto a Alfa Romeo também pode passar por mudanças se a saída de Frédéric Vasseur for confirmada.
Um Comentário