AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Verstappen lidera sexta-feira no México com novo pacote de atualizações da Red Bull

A sexta-feira teve Verstappen no topo, Leclerc na cola e Antonelli brilhando com a Mercedes

O início do fim de semana no México terminou com Max Verstappen na liderança, após o competidor obter a marca de 1m17s392 com os pneus macios. O piloto roubou a cena, em mais um fim de semana que ele conta com atualizações para o seu equipamento.

Retornando ao carro no TL2, depois do empréstimo que fez para Arvid Lidblad, Verstappen conseguiu avaliar as mudanças que a Red Bull levou para o traçado no México. O time está buscando melhorar algumas áreas que ficaram “em aberto” com o último pacote recebido pelo time na Itália.

A segunda colocação do treino livre 2 foi de Charles Leclerc, separado por 0s153 do piloto da Red Bull. A Ferrari fez um bom trabalho neste começo de fim de semana, principalmente após deixar os Estados Unidos com um pódio. O time italiano afirma que não desistirá de obter uma boa performance até o final do campeonato.

Andrea Kimi Antonelli representou a Mercedes na terceira colocação, com 1m17s566 em seu nome. Lando Norris foi o quarto colocado com a McLaren em uma performance que também chamou a atenção, por conta da diferença de 0s251 para Verstappen. No entanto, os dois pilotos da McLaren não conseguiram um bom rendimento na volta rápida com os pneus médios, fazendo com que Oscar Piastri fosse apenas o décimo segundo colocado na tabela de tempos, mas apresentaram um bom ritmo na simulação de corrida com os pneus macios.

A simulação de classificação roubará um tempo mais importante no TL3, próximo ao final da sessão, dando um melhor direcionamento de como a McLaren estará para a atividade mais importante do sábado.

Lewis Hamilton foi o quinto colocado com o segundo carro da Ferrari, em uma diferença cravada de 0s300 para o neerlandês. George Russell ocupou o sexto lugar com a McLaren, acompanhado por Yuki Tsunoda da Red Bull. O piloto japonês está tentando retirar um pouco mais do equipamento, enquanto trava uma disputa direta com Liam Lawson para permanecer no programa da Red Bull.

Fernando Alonso foi o oitavo colocado com a Aston Martin, enquanto Carlos Sainz foi nono com a Williams. Por fim, Lance Stroll completou o top-10, com o segundo carro da Aston Martin.

O dia contribuiu para a checagem dos carros em simulação de corrida, andando mais próximos do que vão enfrentar no domingo.

A Fórmula 1 retorna neste sábado às 14h30 pelo horário de Brasília.

Saiba como foi o TL2 na Cidade do México

Após a massiva participação dos jovens pilotos no TL1, os titulares retornaram aos seus respectivos carros para compreender o circuito e andar em uma condição de pista mais próxima daquela que vão enfrentar no domingo.

Charles Leclerc foi o líder da primeira atividade, seguido por Andrea Kimi Antonelli e Nico Hülkenberg. A Sauber chamou a atenção pelo resultado, pois além do piloto alemão ser o terceiro colocado, Gabriel Bortoleto conseguiu a quinta colocação.

Quando o acesso para pista foi liberado, a temperatura do asfalto estava na casa dos 43 °C, com 26 °C no ambiente. Max Verstappen retornou ao seu carro, contava com os pneus médios instalados, enquanto o flow-vis foi espalhado em parte do assoalho para verificação das novas peças.

Arvid Lindblad chamou a atenção ao guiar o carro de Verstappen no TL1, sendo o melhor competidor entre os novatos na tabela de tempos. O equipamento em questão que passou pelas mãos de Arvid está com as atualizações da Red Bull para o México. O time austríaco ainda não desistiu de conquistar o título com Verstappen nos pilotos, desta forma notaram mais uns detalhes que poderiam ser melhorados e aplicaram no RB21.

A situação no grid era o seguinte: a Aston Martin começou a sessão fazendo uso dos pneus macios, enquanto os compostos duros (C2) estavam nos carros de Hülkenberg e da dupla da Racing Bulls, enquanto o restante do grid usava os pneus médios. Após os primeiros dez minutos, Charles Leclerc era o líder com a marca de 1m18s669, acompanhado por Lando Norris com 1m18s681.

Instantes depois, Lewis Hamilton deixou a quinta colocação para ocupar o terceiro lugar com 1m18s681, superando Oscar Piastri – mas a diferença entre esses quatro primeiros colocados era de apenas 0s085. Max Verstappen estava em outro programa, mas era o quinto colocado.

Nos primeiros minutos, Kimi Antonelli e Lando Norris relataram problemas, no caso do italiano, ele precisou retornar aos boxes para uma verificação completa da Mercedes, enquanto o britânico permaneceu em pista.

Após 20 minutos os dez primeiros eram: Leclerc, Norris, Hamilton, Verstappen, Piastri, Tsunoda, Alonso, Bortoleto, Stroll e Albon. O monegasco tinha o tempo referência com 1m18s353, enquanto Verstappen ultrapassou Piastri na tabela com 1m18s727.

Albon que já contava com pneus macios novos, cometeu um erro e tocou no muro de contenção do terceiro setor (curva 16), de qualquer forma ele melhorou a sua marca para se tornar o sétimo colocado com 1m18s855.

Para a última meia hora de testes, grande parte do grid já contava com os pneus macios, para uma breve prática de voltas rápidas. Com os tempos evoluindo, Max Verstappen saltou para a primeira posição com o seu jogo de pneus novos, o neerlandês superou Charles Leclerc ao anotar 1m17s392, separados por 0s153.

Norris ocupava a terceira colocação com 1m17s643, já engatando para a sequência de voltas mais longas, completando seis giros com aquele jogo de pneus. Antonelli encontrou um espaço para roubar a posição de Norris, com 1m17s566 e ser o terceiro colocado.

Nessa altura da sessão, chamava a atenção a performance de Tsunoda com o sétimo lugar; o competidor japonês solicitou uma verificação do assoalho, por conta da forma como ele tinha atacado a zebra da curva 2. Desta forma, ele precisou passar pelos boxes.

Para os últimos 20 minutos de atividade, os dez primeiros eram: Verstappen, Leclerc, Antonelli, Norris, Hamilton, Russell, Tsunoda, Alonso, Sainz e Stroll. Na tabela de tempos chamava a atenção a diferença entre os pilotos da McLaren, mas ambos tiveram problemas em suas voltas lançadas, dessa forma, Piastri era o décimo segundo colocado – no entanto, no ritmo de corrida eles estavam fazendo um bom trabalho.

Na simulação de corrida, Norris e Piastri foram encaminhados com os pneus macios, enquanto Verstappen estava na pista com os médios. Ambos rodando com os carros na casa de 1m22s. O neerlandês, com sete giros na sequência, já notificava a Red Bull sobre a falta de aderência nos pneus, guiando como se estivesse no gelo.

Para fechar o dia, a Red Bull partiu para utilização dos pneus macios, nos últimos minutos da sessão, enquanto a McLaren fez exatamente o inverso com Norris.

As equipes, por enquanto, estão poupando os pneus duros, pois eles podem fazer parte das estratégias; porém, existe a expectativa para que os pneus médios e macios formem as estratégias das corridas, dessa forma, as equipes deram uma atenção adicional para esses pneus, em um momento da pista que se assemelha com as condições para a corrida do domingo, pelo horário.

Os pilotos negociaram espaço na pista, se concentraram em voltas principalmente com o DRS fechado, para também se aproximar do domingo; neste circuito o competidor não consegue andar por tantas voltas próximo de um adversário, pois gera o superaquecimento dos freios e do motor.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

 


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

3 Comentários

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading