Depois da corrida na Argentina, a Stock Car agora disputará uma prova no Uruguai, sendo a primeira vez que a categoria disputará uma prova no país vizinho. A prova acontece no Autódromo Victor Borrat Fabini, em El Pinar.
A Stock realizará a décima e antepenúltima etapa da temporada 2024. O Uruguai entra para o calendário e se torna o terceiro destino internacional da categoria.
O fim de semana será um pouco diferente para a categoria, em virtude das eleições no Uruguai, neste próximo domingo, 27 de outubro, a categoria realizará as suas duas corridas no sábado. As atividades de pista começam na quinta-feira, com a classificação para definir o grid de largada programado para a tarde de sexta-feira.
O circuito deste fim de semana tem 3.120 metros de extensão, com 12 curvas, percorrido no sentido horário. O autódromo foi inaugurado em 1956.
Atualmente o campeonato é liderado por Felipe Massa (TMG Racing), que soma 696 pontos, seguido por Felipe Baptista (Crown Racing) com 684 pontos. O terceiro colocado é Bruno Baptista (RCM Motorsport) e soma 661 pontos. Depois de obter uma vitória em Buenos Aires, Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel) é o quarto colocado, somando 656 pontos, contra 653 de Ricardo Zonta (RCM Motorsport).
A ordem de largada da corrida sprint será definida pela inversão dos 12 primeiros colocados da classificação, com a prova marcada para a manhã de sábado, às 9h. A corrida terá duração de 30 minutos mais uma volta. Devido às punições recebidas na etapa anterior, em Buenos Aires, Julio Campos (Pole Motorsport) e Felipe Baptista (Crown Racing) terão que começar a prova sprint no final do grid.
CBA investiga equipes
O resultado do campeonato pode sofrer alguma alteração, a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) confirmou que está realizando uma investigação por uma infração. As equipes TMG e Crawn que atualmente são a segunda e terceira colocada no Campeonato de Equipes, foram acusadas de alterar os pneus fornecidos pela Hankook na etapa do Velopark.
Os compostos foram recolhidos pela fornecedora de pneus e enviados para a Coreia do Sul para a verificação, por conta dessa suspeita de alteração química dos compostos. A suspeita é que as equipes modificaram tanto os pneus de chuva como os de pista seca e a manipulação pode ter ocorrido em outras etapas do campeonato.
As equipes investigadas têm Felipe Massa (líder do campeonato), Rafael Suzuki, Enzo Elias e Felipe Baptista como integrantes.
Histórico da Stock Car no exterior
Buenos Aires, Argentina
Corridas realizadas: 9
Vencedores
Giuliano Losacco (2005, Chevrolet Astra)
Ingo Hoffmann (2006, Mitsubishi Lancer)
Cacá Bueno (2007, Mitsubishi Lancer)
Felipe Fraga (2017, Chevrolet Cruze)
Rubens Barrichello (2017, Chevrolet Cruze)
Gabriel Casagrande (2023, Chevrolet Cruze)
Matías Rossi (2023, Toyota Corolla)
Daniel Serra (2024, Chevrolet Cruze)
Gabriel Casagrande (2024, Chevrolet Cruze)
Estoril, Portugal*
Corridas realizadas: 2
Vencedor
Paulo Gomes (1982, Chevrolet Opala)
*corridas extracampeonato
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.