O domingo começou de uma forma diferente para os brasileiros, Sérgio Sette Câmara e Lucas Di Grassi concluíram o terceiro treino livre em Valência dentro do Top-10. O piloto da Dragon Penske Autosport aproveitou a pista úmida para figurar entre os dez por toda a atividade. Enquanto o piloto da Audi Sport também trabalhou duro para melhorar os seus tempos.
Durante a atividade, mesmo sentindo os freios quentes, Di Grassi comentou sobre a evolução do carro a cada volta.
LEIA MAIS: Fim de semana conturbado para os brasileiros no ePrix de Valência
O sábado não foi muito promissor para os brasileiros que começaram fora do top-10 durante os treinos livres; o mesmo se repetiu na classificação. Sette Câmara abandonou a 5ª etapa após um toque com Mich Evans, enquanto Lucas Di Grassi fechou o dia na sétima posição após vários pilotos receberem punição, já que o encerramento da corrida foi um verdadeiro caos.
Saiba mais sobre o TL3 em Valência
O TL3 realizado em Valência está dentro da 6ª etapa da temporada 2020/21 da Fórmula E. Os pilotos partiram para uma sessão de 45 minutos, onde a pista estava úmida e as temperaturas baixas, no ambiente e no circuito 12°C eram registrados quando os pilotos começaram a dar as suas voltas na sessão.
Em sua primeira volta registrada, Lucas di Grassi anotou 1m42s660, assumindo a liderança momentaneamente da atividade.
No segundo tempo estabelecido por Sérgio Sette Câmara o brasileiro que guia pela Dragon ocupou a sexta posição com 1m40s477. À medida que o TL3 avançava os tempos dos pilotos melhoravam e as posições se alternavam rapidamente. Câmara estava aproveitando a sessão úmida e mais fria para se manter no Top-10.
A sessão contou com uma bandeira vermelha provocada após Edoardo Mortara rodar e ficar atolado na brita da curva 12. Para a remoção do carro do piloto da Venturi.
Logo que a sessão retornou, os pilotos voltaram para a pista, Di Grassi era o quinto colocado com 1m38s366, mas os tempos seguiram melhorando e pouco depois Câmara anotou 1m37s927 ocupando a quarta posição, enquanto o piloto da Audi foi empurrado para oitavo lugar. O melhor tempo até aquele momento era de 1m36s248, anotado por Nick Cassidy. Restavam pouco mais de 20 minutos para o encerramento da atividade.
Di Grassi passou a falar sobre o aquecimento dos freios – o piloto acabou extravasando os limites de pista na curva 1. Mas mesmo com está questão ele sentia que o carro estava apresentando um desempenho melhor a cada volta.
Restando menos de 10 minutos para o final, Câmara assumiu a ponta da tabela de tempo quando cravou 1m35s773, estabelecendo o melhor terceiro setor com a Dragon. A pista estava vazia, com poucos pilotos trabalhando as voltas rápidas. Lucas Di Grassi também foi bem ao concluir o seu giro com a Audi, onde ele assumiu a quinta posição com 1m36s219, enquanto o seu companheiro de equipe, René Rast era o quarto colocado.
Cassidy superou o tempo estabelecido por Câmara e tirou o piloto da Dragon da liderança, mas outros pilotos que também acabaram deixando os boxes ao final da sessão empurraram Câmara para a quinta posição. A liderança da atividade ficou com André Lotterer que anotou 1m35s269 com a Porsche.
Ao final da atividade, Câmara extravasou os limites de pista na última volta e ficou preso em trecho do circuito, impossibilitado de retornar para a pista.
Lucas Di Grassi fechou a atividade na sétima posição, com o tempo de 1m35s964.
A strong start to the day for the @PorscheFormulaE team, as they top the standings in Free Practice 3.
Qualifying is next!
Find out how to watch the race where you live >> https://t.co/jTUmjULL2V#DHLValenciaEPrix @DHL_Motorsports pic.twitter.com/MsRe8pNib5
— ABB FIA Formula E World Championship (@FIAFormulaE) April 25, 2021