O automobilismo sempre teve uma longa tradição na Hungria. A capital Budapeste já recebia corridas de automobilismo nos anos 1930, com a cidade recebendo em 1936, seu primeiro Grande Prêmio, tendo Tazio Nuvolari, pilotando uma Alfa Romeo, como vencedor. O circuito de rua era construído no parque Népliget, que fica no sul da cidade.
![](/wp-content/uploads/2023/07/Corrida-disputada-no-parque-Nepliget-Hungria.png)
![](/wp-content/uploads/2023/07/Parque-Nepliget-.jpg)
Depois de uma queda no número de corridas, em decorrência da Segunda Guerra Mundial, a Hungria voltou a organizar corridas em fórmulas juniores, passando por alguns anos, do circuito no parque Népliget para o aeroporto Ferihegy.
Nos anos 1980, o governo começou a conversar com a F1 para abrigar uma corrida da categoria. A F1 mostrou interesse, principalmente porque seria a primeira corrida em um país da Cortina de Ferro, mas antes a cidade precisava de um circuito que atendesse aos requisitos. A primeira ideia seria reaproveitar o parque Népliget e fazer um circuito de rua, no estilo de Mônaco. A ideia logo foi abandonada e substituída por um projeto de circuito permanente, que seria construído na parte norte da cidade. A construção, começada no dia 1º de outubro de 1985, foi digno de um pit stop: em apenas oito meses o novo circuito estava pronto, com pequenas alterações, já que um manancial subterrâneo fez com que o projeto inicial tivesse que ser alterado, deixando a pista com 4,014 km.
No dia 10 de agosto de 1986, a Hungria finalmente recebeu sua primeira corrida de F1 e os quase 300 mil espectadores viram um show dos brasileiros, com Ayrton Senna fazendo a pole e Nelson Piquet vencendo a corrida, tendo Senna ao seu lado no pódio.
![](/wp-content/uploads/2023/07/Piquet-e-Senna-no-podio-na-Hungria-em-1986.jpg)
Em 1989, o circuito passou por novas alterações, uma vez que o problema do manancial subterrâneo foi resolvido, o que permitiu a retirada da chicane da curva 3 e diminui o tamanho da pista para 3,968 km.
![](/wp-content/uploads/2023/07/Circuito-de-Hungaroring-em-seu-primeiro-tracado.png)
![](/wp-content/uploads/2023/07/circuito-de-hungaroring-apos-modificacao-na-curva-3.png)
Em 2003, uma nova reforma também aumentou o pit-lane e alterou a primeira curva, que ficou mais estreita, mas que passou a oferecer mais oportunidades de ultrapassagens. As curvas 12 e 14 também foram modificadas, alterando o comprimento da pista para os 4,381 km atuais. Além da F1, o circuito também é utilizado pela WTCC, DTM, GT Open Series e a Renault World Series.
![](/wp-content/uploads/2023/07/Circuito-de-Hungaroring-apos-alteracao-na-curva-12.png)
Foi nesse ano também que estreou o primeiro e único húngaro a correr na F1. Fazendo sua primeira corrida justamente em Hungaroring, Zsolt Baumgartner substituiu Ralph Firman na Jordan, mas não completou a corrida. Baumgartner ainda correria pela Minardi em 2004, chegando em 15º na corrida, antes de deixar a categoria de vez.
![](/wp-content/uploads/2023/07/Zsolt-Baumgartner.jpg)
O circuito ainda veria outras primeiras vezes. Em 2006, Robert Kubica fez sua estreia na F1, substituindo Jacques Villeneuve na BMW-Sauber, após o piloto canadense sofrer um acidente na corrida anterior. Kubica foi o primeiro polonês a correr na categoria, mas foi desclassificado da corrida por irregularidades no carro, o único piloto a ser desclassificado no circuito.
E em 2019, o público pode ver Max Verstappen finalmente conquistando sua primeira pole position, o piloto holandês já estava em sua quinta temporada na F1 e já tinha 7 vitórias no currículo, mas nunca tinha conseguido uma pole. A pista também é especial para Damon Hill, Fernando Alonso, Jenson Button, Heikki Kovalainen e Esteban Ocon, que conquistaram nesse circuito, suas primeiras vitórias na F1.
![](/wp-content/uploads/2023/07/Verstappen-conquista-sua-primeira-pole.jpg)
O circuito da Hungria presenciou sua cota de bons momentos, mas de todos os pilotos, Nigel Mansell tem uma história especial com o circuito. Em 1987, o britânico liderava a corrida quando uma porca da roda traseira de seu carro se soltou durante a prova e a vitória acabou nos braços de Nelson Piquet, mas o piloto não saiu de mãos abanando. Como tinha sido seu aniversário no dia anterior à corrida, Mansell ganhou um cavalo de presente, que o britânico doou para uma instituição que trabalha com a reabilitação de crianças. Em 1989, veio uma vitória que Mansell coloca como uma das melhores corridas de sua carreira, quando largou em 12º, ultrapassou Senna para assumir a liderança e ainda venceu com 25 segundos de vantagem para o brasileiro. E em 1992, Mansell faturou o campeonato mundial por antecipação na Hungria, seu único título na categoria. O feito repetido por Michael Schumacher em 2001, quando assegurou por antecipação, seu quarto título mundial no circuito.
![](/wp-content/uploads/2023/07/Nigel-Mansell-se-sagra-campeao-na-Hungria.jpg)
Nigel Mansell comemora título antecipado na Hungria. Piloto se redimiu no circuito, após incidente com roda o deixar famoso. Foto: reprodução
Mas não é só de alegrias que vive o circuito. Em 2009, Felipe Massa sofreu um grave acidente durante a classificação. Uma mola se desprendeu do carro de Rubens Barrichello e acertou a cabeça de Massa, que desacordado, bateu com força em uma barreira de pneus. O piloto brasileiro sofreu uma fratura de crânio e acabou ficando de fora do restante da temporada, tendo que passar por cirurgias reparadoras para poder voltar a competir. Outro acidente grave aconteceu em 2015, na etapa de motociclismo da Alpe Adria SBK, quando o piloto esloveno Berto Camlek sofreu um acidente na primeira curva da segunda corrida e veio a falecer.
![](/wp-content/uploads/2023/07/Acidente-de-Massa-em-2009-na-Hungria.jpg)
![](/wp-content/uploads/2023/07/Capacete-Massa-Hungria.jpg_large.jpg)
No quesito vencedores, o piloto inglês Lewis Hamilton é o maior vencedor no circuito, com 8 triunfos e sua última vitória, em 2020, igualou o recorde de Michael Schumacher como o maior vencedor em um único circuito e Grande Prêmio. O piloto alemão tem 8 vitórias em Magny-Cours, quando o circuito recebia o GP da França, enquanto que Hamilton já tinha sete vitórias no GP da Hungria, disputado em Hungaroring e com a oitava vitória, não só igualou o recorde, mas também se tornou o único piloto a conseguir três vitórias consecutivas na pista húngara. Schumacher também aparece em 2º lugar em número de vitórias, com 4, seguido de Senna, com 3.
![](/wp-content/uploads/2023/07/Lewis-Hamilton-segura-trofeu-de-vencedor-na-Hungria.jpeg)
Em número de pódios, Hamilton também está na liderança, com 10 pódios, seguido de Kimi Raikkonen, com 9, enquanto Senna, Vettel e Schumacher têm sete cada um. Max Vestappen esteve em três pódios na Hungria.
Entre os brasileiros, Senna é o que se deu melhor no circuito, conseguindo três vitórias e sete pódios. Nelson Piquet e Rubens Barrichello tem três pódios, com Piquet vencendo duas vezes no circuito e Barrichello saindo vitorioso em uma.