AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Sebastian Vettel participa da Rio Innovation e fala sobre sustentabilidade e futuro na Fórmula 1

Tetracampeão destaca a importância do combate à crise climática e revela conversas sobre possível atuação nos bastidores da categoria

Nesta semana aconteceu a Rio Innovation Week, palco de um grande evento inovação e tecnologia, o evento contou com a presença do tetracampeão de Fórmula 1, Sebastian Vettel.

Nos últimos anos guiando na categoria, até declarar a sua aposentadoria no final de 2022, Vettel tem abordado a sustentabilidade e engajado com causas sociais. O ex-piloto tem abordado a necessidade de mais ações para combater as mudanças climáticas que tem acontecido.

No ano passado o alemão esteve no Brasil para fazer uma visita à Amazônia, onde teve a chance de conhecer uma aldeia indígena após convite da organização ambiental Greenpeace. Se Vettel criou primeiramente a sua página no Instagram para anunciar a aposentadoria, hoje ele faz a publicação de vários vídeos em alerta para a conservação da Amazônia e sua importância para o mundo.

Ao longo dos últimos anos, Vettel tem proposto a utilização de combustíveis verdes e já fez apresentações com carros antigos, como o FW18 de Nigel Mansell, usando o combustível alternativo. Apesar de ainda ser algo que tem caminhado devagar, Vettel vê progresso neste caminho e “está otimista”.

Sebastian tem acompanhado as mudanças que envolvem a categoria que foi quatro vezes campeão, está planejando para o futuro, principalmente com a perspectiva de se tornar mais sustentável, com a introdução de um novo motor para os carros.

“Acho que há muitas coisas que a Fórmula 1 já está realizando com muito empenho. Estou animado para o próximo ano, haverá algumas mudanças nas regras sobre o motor. Essas coisas contribuirão para uma pegada menor, mas acho que não devemos parar por aí, porque há muito mais”, comentou durante a Rio Innovation.

Vettel tem demonstrado muita preocupação neste âmbito e sobre a crise climática, dessa forma tem usado os recursos que tem para tornar o tema mais presente sempre que possível e se cobra por não fazer mais quando ainda era piloto.

“Você começa a ouvir mais sobre a pegada de CO2, a futura crise climática. No início, fiquei bastante triste e pessimista em relação ao futuro, porque os números não pareciam muito favoráveis. Mas então, comecei a buscar pessoas, a conhecer gente, a me abrir e conversar, e o que recebi em troca foi muita positividade, muito otimismo.”

“Comecei a retribuir um pouco tarde na minha carreira, talvez esse seja um dos meus arrependimentos. Para ser realmente franco sobre as coisas importantes para mim, porque acho que os temas que tento abordar são provavelmente áreas muito importantes para todos nós. Viemos no mesmo planeta, mas podemos gostar de coisas diferentes”, comentou.

O retorno do alemão ao automobilismo

Vettel é cotado para retornar à Fórmula 1, primeiramente o seu nome foi ventilado em possível cargo de consultoria como o de Helmut Marko na Red Bull, mas ele também admite conversas com o presidente da categoria.

“Na verdade, tenho conversado um pouco informalmente com o Stefano, que é o CEO da Fórmula 1, tentando entender se há, sabe, algumas coisas que possamos fazer juntos, como no ano passado em São Paulo…”

“Em Ímola teve, sabe, os projetos em torno de Ayrton Senna e da sua morte há muitos anos, para lembrar dele e garantir que ele, tem uma história muito poderosa e ele teve um impacto tão bom, não só dentro das pistas, mas fora delas para serem lembradas e ensinar a próxima geração de pilotos que guiar não é apenas, sentar no carro e dirigir.”

Vettel não cogita retornar para as pistas como piloto, mas vê futuro em trabalhar nos bastidores.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo