O GP da Hungria de 2026 ficou marcado pelo incidente de Carlos Sainz e Oscar Piastri e a forma como o piloto espanhol interpretou o acontecimento. O australiano culpou o da Williams pelo rádio, mas o adversário não ficou satisfeito.
Carlos Sainz disputava a 14ª posição com Fernando Alonso entre as curvas 3 e 4 do Hungaroring quando o incidente aconteceu. Piastri tentava se livrar dos espanhóis, mas acabou tocando com o piloto da Williams e perdeu o controle do carro por um breve instante. O australiano ficou furioso, pois naquele momento brigava com Lando Norris pela ponta da corrida.
Mais tarde Piastri abandonou, mas estava certo que se não fosse o toque com Sainz “ainda estaria à frente de Lando”.
Durante a corrida, o sistema de bandeiras azuis apresentou falhas, obrigando os fiscais de pista a sinalizarem manualmente os pilotos mais lentos para que dessem passagem aos líderes. No entanto, esse procedimento fez com que diversos competidores recebessem o aviso apenas no último instante, reduzindo o tempo de reação e aumentando o risco de situações como a vivida pelo espanhol.
Após o acidente, Piastri chamou Sainz de ‘idiota’ pelo rádio e no pós-corrida – quando abandonou por um problema no câmbio, o australiano deu uma declaração, culpando o piloto da Williams por ter perdido a liderança: “Quando Lando voltou à frente, eu sabia que não tinha ritmo para atacá-lo, então eu sabia que as minhas chances de vencer a corrida tinham acabado ali. Fiquei puto da vida por perder a ponta, mas isso não é culpa da equipe, foi culpa de Carlos”.
Sainz ficou sabendo das declarações de Piastri no pós-corrida e não ficou nada satisfeito: “Eu estava fazendo uma boa corrida hoje, lutando com os carros da Haas que foram meio segundo mais rápidos que nós ontem. Houve um problema durante toda a corrida com a informação sobra a bandeira azul, e enquanto eu estava disputando posição com o Fernando, o Oscar apareceu no ponto cego, e infelizmente, nos se tocados.”
“A penalidade seguinte e a parada dupla nos boxes durante o Virtual Safety Car me custaram algumas posições nas voltas finais, mas no geral, não havia muito mais que pudéssemos fazer”, falou o espanhol.
Sainz ainda justificou que por falta de sinalização, não sabia que estava tomando uma volta naquele momento.
“Provavelmente uma melhor comunicação teria ajudado, mas são situações de corrida, que às vezes acontecem. Lamento pelo Oscar, mas acho que tenho uma justificativa muito válida para o que aconteceu. Talvez ele também pudesse ter sido um pouco mais prudente, já que estava lutando pelo pódio, se posicionando de um jeito um pouco mais cauteloso e considerando os problemas que tivemos com as bandeiras.”
Ao final da corrida, Toto Wolff também teceu duras críticas aos engenheiros das equipes retardatárias, que não fizeram o trabalho de alertar os seus pilotos, enquanto enfrentavam problemas das bandeiras azuis. Andrea Kimi Antonelli também foi afetado por pilotos que estavam mais lentos em pista.
O incidente entre Sainz e Piastri chamou a atenção de Ralf Schumacher, para o ex-piloto de F1, ele acredita que o espanhol merecia uma punição adicional por arruinar a corrida Piastri.
“Isso é algo que me deixa muito irritado. Sainz e Alonso não estavam na disputa por pontos. Então chega o líder da corrida, e Sainz acaba batendo no carro dele. Para mim, isso não pode acontecer absolutamente.”
“Uma penalidade padrão não é suficiente neste caso. Na minha opinião, Sainz também deveria ser punido na próxima corrida. Ele deveria receber uma penalidade adicional para classificação em Zandvoort. Caso contrário, isso cria um precedente, e isso não pode acontecer”.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.
Descubra mais sobre Boletim do Paddock
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.





