AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Red Bull garante superlicença antecipada para Arvid Lindblad

A FIA aprovou o pedido de superlicença antecipada para o britânico Arvid Lindblad

A FIA aprovou a solicitação da Red Bull para conceder a superlicença da Fórmula 1 ao piloto britânico Arvid Lindblad, aos 17 anos. O competidor é visto como a nova grande aposta da equipe austríaca, nos moldes de Max Verstappen.

Lindblad completará os 18 anos em 8 de agosto e deveria esperar mais dois meses para obter a sua superlicença. No entanto, no ano passado a FIA fez uma alteração no Artigo 13.1.2 do Anexo L do regulamento esportivo, permitindo que pilotos de 17 anos que atingiram a pontuação necessária, passem por uma avaliação da FIA para a liberação da superlicença.

“Segundo a avaliação feita somente pela FIA, um piloto que tenha mostrado recentemente e consistentemente ser dotado de habilidades e maturidade em um monoposto pode receber a superlicença aos 17 anos de idade”, dizia a reformulação da regra.

No ano passado a Mercedes também realizou a solicitação da superlicença para Andrea Kimi Antonelli. Mesmo que a equipe não tenha a intenção de colocar o piloto no grid imediatamente, ele pode iniciar a participação em treinos livres e atuar como piloto reserva.

A Red Bull tem passado por certa dificuldade, após o rebaixamento de Liam Lawson e a promoção de Yuki Tsunoda, a equipe continua tendo apenas um piloto competitivo em pista. A questão, é que Lawson perdeu performance ao retornar para a Racing Bulls.

Foi ainda no início do ano, quando Lindblad conquistou o título na Fórmula Regional da Oceania, que a equipe austríaca entrou com o pedido da superlicença. A solicitação foi avaliada na reunião do Conselho Mundial de Automobilismo.

“Depois de considerar a informação apresentada como apoio a esse pedido, o Conselho Mundial confirmou que o piloto demonstrou, recente e consistentemente, habilidade e maturidade fora do comum em competições de fórmula com monopostos e, por isso, aprovou o pedido”.

A aprovação chega em um momento interessante, não apenas pelo que tem acontecido com Lawson, Tsunoda e Isack Hadjar (esse último superando as expectativas), mas com a possível suspensão de Max Verstappen – que está pendurado ao atingir 11 pontos de punição, dos 12 permitidos em um período de 12 meses.

Além do neerlandês, correr o risco de ficar fora do fim de semana no Canadá, ele também precisa de muita cautela na Áustria.

Embora Lindblad não assuma o carro de Verstappen, ele pode ganhar a oportunidade de fazer uma prova na Racing Bulls, enquanto Isack Hadjar ou Liam Lawson sejam remanejados para a Red Bull – temporariamente. Essa também é uma forma para a equipe contar com um piloto reserva.

O britânico atualmente compete na Fórmula 2 com a equipe Campos. O competidor faturou a sua primeira vitória em corrida Principal, com o resultado que obteve no domingo na Espanha. Lindblad ocupa a terceira posição do campeonato com 79 pontos, contra 87 de Alex Dunne e 84 de Richard Verschoor.

O piloto fez sua estreia na Fórmula 3 em 2024, sendo o piloto mais jovem do grid. O britânico tem chamado a atenção, ainda na F3, ele começou a temporada com vitória no Bahrein durante a Sprint. No ano passado ele também venceu a corrida principal na Espanha, enquanto se superou em Silverstone, vencendo a Sprint e a prova principal. Apesar dos resultados ruins no final do campeonato, ele conseguiu a quarta posição.

A Red Bull segue em busca de um substituto para Max Verstappen, caso o neerlandês decida deixar o time antes do esperado. Após as passagens de Pierre Gasly, Brandon Hartley, Alexander Albon e Liam Lawson pela equipe, eles ainda seguem em busca de quem será coroado como novo campeão, depois de Sebastian Vettel e Max.

A equipe austríaca nunca foi muito favorável sobre a carreira de Yuki Tsunoda, enquanto Isack Hadjar tem se destacado na Racing Bulls, é fácil perder o controle estando na equipe principal.

O passo ideal para consolidar Lindblad seria vencer o campeonato de Fórmula 2 neste ano.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo