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Quais são as principais alterações técnicas que ocorreram na F1 para a temporada 2023?

Mudanças no regulamento técnico foram necessárias para a competição desta temporada. Além disso, surgiu a necessidade de realizar mais algumas modificações pontuais em outros âmbitos do Campeonato de 2023 da F1

Uma nova temporada da Fórmula 1 começa nesta semana, o primeiro passo são os testes de pré-temporada que serão realizados no Bahrein. As grandes novidades do regulamento ficaram em 2022, quando a categoria ganhou novos carros, porém, para que o andamento da temporada 2023 fosse mais proveitoso, alguns ajustes foram realizados pela FIA e você confere eles agora.

1. Alteração do assoalho

Com a introdução dos novos carros e o retorno do efeito-solo, os times passaram a lidar com o porpoising, nem mesmo os testes nos túneis de vento identificaram o problema, mas ele tirou o sono das equipes ao longo de 2022. Os solavancos sentidos em pista fizeram os pilotos reclamarem diversas vezes dos carros.

A Red Bull era o carro mais ajustado da temporada, as outras equipes tentaram configurações diferentes, mas não queriam perder desempenho. Para este novo campeonato, os times precisaram elevar o assoalho em 15 mm. Também realização uma modificação na altura do funil do difusor.

Para conter a flexibilidade dos assoalhos que alguns times estavam explorando em 2022, um conjunto de medidas foi tomado para o monitoramento. A borda do difusor foi aumentada e um sensor adicional será obrigatório para o monitoramento.

Em teoria acredita-se que essas alterações vão conter os problemas do ano passado, mas alguns times ainda acreditam que o porpoising ainda estará presente neste ano.

2. Alteração no Santo Antônio

Após o acidente de Zhou Guanyu no GP da Inglaterra de 2022, surgiu a necessidade de promover alterações na estrutura usada para o Santo Antônio. Como o carro do piloto chinês virou de cabeça para baixo e saiu se arrastando pelo asfalto, a peça que também é um item de segurança do carro deveria ter resistido ao impacto, mas isso não ocorreu.

Ficou determinado pelo Regulamento Técnico que o topo precisa ser arredondado no arco de rolagem, o que reduz as chances de ele adentrar no solo e se partir em caso de acidente. A estrutura usada pela Alfa Romeo era bem diferente daquela que várias equipes já trabalhavam. Também foi introduzido uma altura mínima para o ponto em que os testes para homologação são realizados.

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Após o acidente de Zhou Guanyu providenciaram mudanças no Santo Antônio – Foto: reprodução

Para melhorar a segurança, introduziram um novo testes para a homologação desta parte do carro, usando uma carga que empurra a peça para a frente e outra para baixo, garantindo que o acidente em Silverstone não se repita. Também é necessário que o material usado para a fabricação dessa estrutura seja de um material resistente à abrasão.

3. Espelhos retrovisores

Os espelhos foram um ponto de crítica em 2022, principalmente por conta de incidentes que aconteceram na pista em que os pilotos não conseguiam ver os seus adversários. Para tentar aumentar a visibilidade dos pilotos, os espelhos ganharam uma nova especificação para 2023. Agora eles entregam uma maior área para a visibilidade, por conta do tamanho de 50 mm x 150 mm x 200 mm.

O retrovisor dos carros de 2022 foi bem criticado pelos pilotos e passou por alterações em sua dimensão – Foto: reprodução F1

4. Peso mínimo dos carros

Neste tópico os carros de 2023 deveriam ter sofrido uma redução de 2kg, passando para 796 kg, mas depois de várias discussões, o peso mínimo dos carros de F1 para 2023 seguem em 798 kg.

Os times em 2022 tiveram vários problemas para chegar no peso mínimo, desta forma buscaram outras alternativas para seguir a redução do peso dos seus carros. Neste ano a Pirelli realizou uma alteração nos compostos, adicionando cerca de 2 kg, desta forma a FIA optou por manter o mesmo peso mínimo para os carros.

A luta da Fórmula 1 atualmente é a redução do peso dos carros, mas a grande questão é que atualmente os carros precisam ser mais pesados por conta de todos os equipamentos de segurança e sensores que eles carregam.

5. Temperatura do Combustível

Depois da polêmica envolvendo o resfriamento do combustível o regulamento foi esclarecido. O combustível no carro não pode estar mais frio que 10°C em relação a temperatura ambiente, ou 10°C (anteriormente 20) a qualquer momento que o carro deixar os boxes.

6. Ajustes nas regras da caixa de câmbio

Enquanto as alterações nas caixas de câmbio homologadas pelas equipes só serão permitidas “para resolver problemas de confiabilidade” ou “para a economia de custos no início de cada temporada”, as alterações agora são permitidas também “no caso de matérias, processos ou peças proprietárias ficarem indisponíveis”. Mas os times precisam fornecer uma documentação em todos os casos para a provação prévia da FIA. A modificação não pode oferecer nenhum tipo de vantagem de desempenho.

7. Asa Dianteira

A FIA realizou uma alteração na asa dianteira, após a Mercedes ter apresentado um design diferenciado para a sua asa dianteira no final da temporada. Rapidamente a FIA providenciou uma modificação, enrijecendo ainda mais as regras.

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Os flaps em 2022 só poderiam ter 35 mm, mas a FIA subiu para 40 mm a partir deste ano. Também realizaram uma alteração nos suportes que ainda podem ser utilizados para aumentar de 2 mm para 4 mm. Os separadores também estão permitidos em até oito deles para cada lado do carro, mas eles devem “fornecer uma conexão estrutural entre perfis consecutivos [da asa dianteira].

8. Pneus

A Pirelli introduziu um sexto pneu para a temporada: o novo C1 ficará entre o C0 e o pneu C2 da gama, como uma forma de aproximar os compostos e não deixar um gap de desempenho tão grande entre os pneus duros.

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Um sexto pneu foi adicionado na gama de compostos para a temporada 2023 da F1 – Foto: reprodução

Durante a primeira reunião da Comissão da Fórmula 1 de 2023, aprovaram um novo pneu para chuva que tem mais desempenho do que a especificação anterior. Este composto não requer o uso de mantas para a sua utilização. O pneu será disponibilizado no GP da Emília-Romagna de 2023.

9. Teste para um novo formato de classificação

O teste do novo formato de classificação acontecerá em dois eventos na temporada, com o objetivo de avaliar a alteração. A ideia é que os compostos (três tipos por GP), serão usados para cada fase da classificação. No Q1 só está liberada a utilização dos pneus duros; Q2 os pilotos só podem usar os médios e no Q3 só estarão liberados os pneus macios. Pneus intermediários e de chuva extrema serão usados na sessão se a atividade for declarada como molhada.

Neste teste cada piloto pode usar no máximo 11 jogos de pneus para pista seca, quatro pneus intermediários e três jogos de chuva extrema. Normalmente são liberados para utilização em um fim de semana regular da F1, 13 jogos de pneus para pista seca, quatro intermediários e três compostos de chuva extrema.

10. Sprint

Foram aprovadas seis provas sprints para 2023, o Brasil segue recebendo este formato que fez muito sucesso no país. As provas sprint estão programadas para acontecer: no Azerbaijão (Baku), Áustria (Red Bull Ring), Bélgica (Spa-Francorchamps), Catar (Lusail), Estados Unidos (Circuito das Américas) e São Paulo (Interlagos).

Subsídio de danos por acidente na Sprint tem valor fixo por equipe, para cada fim de semana com uma corrida Sprint, será de US$ 300.000, mas não haverá mais o ajuste para danos causados por acidentes por conta do aumento da rede de segurança.

11. Sistema de Parque Fechado na Sprint e restrição do trabalho das equipes

Serão feitas mudanças na forma como o parque fechado funciona nos finais de semana com corrida Sprint. As equipes terão mais liberdade para fazer a troca de peças que podem ser danificadas, e haverá um uso maior de formulários autodeclarados das equipes para melhorar a checagem. Está foi uma forma encontrada para a redução da carga de trabalho excessiva das equipes técnicas e dos comissários da FIA durante os eventos que contam com a prova de 100 km.

O tempo de trabalho pelos membros das equipe de F1 nos finais de semana de corrida será reduzido nas próximas temporadas, com o terceiro dos três períodos restritos (a partir das sextas-feiras) diminuindo uma hora neste ano.

Para complementar essa alteração, o número de toques de recolher permitidos para o primeiro (quarta-feira) e segundo (quinta-feira) períodos de restrição também serão reduzido pela metade de oito para quatro e seis para três, respectivamente – este é o período permitido sem receber uma punição.

Para 2024  as quartas-feiras cairão de 4 para 2 e as quintas sofrem uma redução de três para dois.

12. Rádio e Comunicação com os pilotos

Durante a reunião de Comissão da Fórmula 1, aprovaram uma flexibilização das mensagens de rádio de e para pilotos durante todos os momentos da prova.

Fontes: Site da Fórmula 1, Motorsport.com e FIA.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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