Alguns rumores surgiram nas últimas semanas indicando que a Porsche não entraria na Fórmula 1 com a Red Bull. A confirmação ocorreu nesta sexta-feira (09) às vésperas do GP da Itália, através de comunicado.
A Volkswagen liberou a entrada da Porsche e Audi na categoria, as marcas aguardavam a divulgação do regulamento de motores de 2026 para confirmar sua participação. A Audi anunciou a sua entrada na Fórmula 1 no final de agosto, mas ele não foi acompanhado pela confirmação da Porsche.
A fabricante alemã também estava se preparando para a entrada na Fórmula 1, pois foi atraída pelos novos regulamentos de motores, além do caminho mais sustentável que a categoria busca e era uma questão fundamental para a Porsche.
Na Red Bull a Porsche viu a oportunidade para desenvolver o seu projeto, contando com uma boa infraestrutura, por conta do Red Bull Powertrains. Em julho também surgiram rumores apontando a possível aquisição de 50% da Red Bull Technology pela Porsche.
O impasse para o acordo não ter surgido, indica que principalmente Christian Horner, Helmut Marko e Adrian Newey foram contra, desejando que a sede em Milton Keys permanecesse independente. Por outro lado, Ditrich Mateschtz, proprietário da Red Bull, apostava neste acordo com a Porsche.
“No decorrer dos últimos meses, a Porsche (Dr. Ing hc F. Porsche AG) e Red Bull GmbH mantiveram conversações sobre a possibilidade da entrada da Porsche na Fórmula 1. As duas empresas chegaram agora à conclusão de que estas conversações não serão mais continuadas”, informou a Porsche pelo comunicado emitido nesta manhã.
“A premissa sempre foi de uma parceria baseada em pé de igualdade, o que incluiria não apenas uma parceria de motores, mas também a equipe. Isso não pode ser alcançado. Com as mudanças de regras finalizadas, a categoria continua sendo um ambiente atraente para a Porsche, que continuará sendo monitorado.”
In the course of the last few months, #Porsche AG and Red Bull GmbH have held talks on the possibility of Porsche’s entry into Formula 1. The two companies have now jointly come to the conclusion that these talks will no longer be continued. More: https://t.co/ZtOfoYr7U4 pic.twitter.com/1XCKaLbPfk
— Porsche Newsroom (@PorscheNewsroom) September 9, 2022
Sem um acordo, mas ainda com o desejo de não utilizar os motores fornecidos por outra empresa, a Red Bull talvez precise estabelecer um novo acordo com a Honda para além de 2025.