AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Para Verstappen, o problema da Red Bull está no carro, não nos pilotos

No primeiro fim de semana após a troca de Liam Lawson, Verstappen enfatiza que a principal preocupação da equipe deve ser tornar o carro mais guiável para ambos os pilotos.

O aguardado GP do Japão acontece neste fim de semana e traz mudanças significativas na Red Bull, com a estreia de Yuki Tsunoda na equipe principal e o retorno de Liam Lawson à Racing Bulls. Max Verstappen comentou sobre os desafios enfrentados pela equipe e destacou a necessidade de melhorias no carro para ambos os pilotos, visando resultados mais consistentes.

A mudança aconteceu com apenas duas corridas disputadas por Lawson na Red Bull. As classificações e desempenhos ruins na Austrália e China, fizeram com que a equipe de Milton Keynes substituísse o neozelandês. Com o desempenho apresentado pelos adversários, a reação mais rápida foi optar por essa alteração.

Assim que os rumores ganharam destaque na mídia e a confirmação ocorreu, foi apontado que Max Verstappen não estava satisfeito com essa mudança imediata. Presente em Suzuka para o início da terceira etapa da temporada, o neerlandês falou sobre essa movimentação: “Discuti tudo com a equipe, então o time sabe o que penso sobre tudo, e acho que isso é o suficiente, para ser honesto”, falou o neerlandês para a mídia presente no local.

Quando perguntado de concordava com a decisão, Verstappen respondeu: “Às vezes não é necessário compartilhar tudo sempre em público.”

“Acho que o nosso principal problema é que nosso carro não está onde queremos que esteja. Todo mundo sabe disso dentro da equipe, e é nisso que eu foco, para ser honesto. Porque assim que o carro estiver mais competitivo e mais dirigível em geral, então acho que mesmo no segundo carro isso virá para você de qualquer maneira um pouco mais naturalmente.”

Quando questionado sobre o apoio dado a Tsunoda em sua chegada à equipe, o campeão mundial afirmou: “No final das contas, nem é sobre isso. Conheço Yuki há muito tempo porque ele faz parte da família Red Bull. É uma progressão natural. Todos sempre fazer o melhor para ter sucesso na Fórmula 1 e todos merecem chances, e acho que a equipe tem trabalho muito bem como ele para prepará-lo da melhor forma possível para começar aqui.”

“Não, ele é um cara realmente ótimo. Ele está na F1 há um tempo, ele construiu bastante experiência. Ele é muito apaixonado e isso é muito bom de ver.”

Sobre a avaliação que faz sobre Lawson e o curto período que ele passou na Red Bull, Max disse: “Liam fez 11 corridas ou algo assim no total, mas em um período diferente. E eu acho que para os novatos o começo de temporada é muito difícil, porque na maioria dessas pistas eles não correrem de verdade, ou eles apenas têm um fim de semana com Sprint. Então todos esses cenários não ajudam.”

Durante o período do GP da China e Japão, Verstappen ficou um tempo na fábrica da Red Bull no Reino Unido para conversar com os engenheiros da equipe sobre os problemas identificados no RB21. O neerlandês afirma que não é apenas um fator que tem atrapalhado no desempenho do carro, para afetar o seu equilíbrio.

“Ele é um pouco mais nervoso, um pouco mais instável em diferentes momentos da curva. Acho que é uma combinação de muitas coisas. Depende também da velocidade da curva, do asfalto, dos pneus, do superaquecimento, dos bumps, das zebras. Algumas pistas são mais limitantes que outras. Alguns problemas são mais fáceis de resolver do que outros. Todos estão se esforçando ao máximo para deixar o carro mais rápido.”

Desde o ano passado a Red Bull viu o seu comportamento em pista mudar, depois de uma temporada como a de 2023 dominante, o carro de 2024 também apresentava alguns problemas de dirigibilidade. Verstappen consegue se adaptar um pouco melhor, para extrair um resultado melhor, mas não significa que o competidor está satisfeito com o equipamento e o comportamento em pista.

O que ficou claro em 2024, é que o carro da RBR já tinha alguns problemas, mas como as outras equipes estavam distantes, eles se aproveitaram dessa diferença. Desta o início desses regulamentos, a equipe foi a que melhor soube trabalhar com os conceitos. No entanto, o seu desempenho é afetado não apenas pelas escolhas feitas para o projeto, como o fato do time se ver em um momento que perdeu pessoas valiosas para a equipe.

Horários da Fórmula 1 do GP do Japão – Foto: Ale Ranieri / Boletim do Paddock

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo