Talvez o personagem da Fórmula 1 sobre o qual mais se tenha escrito, logo é bem difícil encontrar uma boa pauta sobre Ayrton Senna que ainda não tenha sido abordada. Sendo assim vamos tentar uma linha alternativa para falar do tricampeão.
Alçado à condição de mito após sua morte, Senna foi despido, talvez para sempre, de sua humanidade. Tudo sobre ele é envolto em uma atmosfera mística, o personagem Ayrton Senna tomou lugar do ser humano Ayrton Senna da Silva, ele deixou se ser filho, amigo, irmão e passou a ser uma lenda, alguém infalível, que jamais errava, jamais ficava irritado e jamais tomava uma atitude da qual pudesse se envergonhar.
Os extremos sobre ele são muito perigosos, os que o amam incondicionalmente idolatram o mito, os que o odeiam defenestram justamente o mito. Separar o mito do ser humano seria a primeira coisa a se fazer antes de falar sobre Ayrton Senna. Como tudo sobre o mito Ayrton Senna já foi escrito, tentaremos falar sobre o ser humano Ayrton Senna.
Como eu ou você, capaz de atitudes maravilhosas, dignas de nota, como por exemplo criar um projeto para auxiliar crianças carentes, ideia que se converteu no Instituto Ayrton Senna. E como qualquer ser humano também capaz de atitudes desprezíveis como prejudicar deliberadamente um companheiro de profissão para ter vantagem. O que quero dizer afinal? Ayrton Senna da Silva foi humano como todos nós e não é justo e nem sadio projetar-se no personagem todos os atributos de um ser humano perfeito, afinal isso não existe. Aliás o que nos torna humanos é justamente o fato de podermos acertar, errar, tentar de novo, rir, chorar, ficar triste, ficar feliz, fazer besteira, fazer coisas grandiosas, enfim ser humano é uma eterna descoberta, jamais será um capítulo fechado, um livro terminado. Senna como todos nós poderia ser aquele amigo em que você confiava, mas sob as pressões do dia a dia podia ter uma atitude tão vil na qual você o achasse um tremendo fdp.
A história de Ayrton Senna infelizmente terminou em Imola 1994, ali nasceu o mito, mas por favor não nos esqueçamos jamais que Ayrton Senna da Silva era humano como você, como eu, como todos nós.
Outras efemérides ocorridas em 21 de março:
1982: era disputado o polêmico GP Brasil em Jacarepaguá, que teve a vitória de Nelson Piquet da Brabham, mas o brasileiro que desmaiou no podium foi desclassificado, a vitória coube então a Alain Prost da Renault.
1993: Nigel Mansell estreia na Cart com pole e vitória pilotando magistralmente o Lola-Ford da Newman Haas em Surfers Paradise na Austrália.
lll A Série 365 Dias Mais Importantes do Automobilismo, recordaremos corridas inesquecíveis, títulos emocionantes, acidentes trágicos, recordes e feitos inéditos através dos 365 dias mais importantes do automobilismo.