O GP da Inglaterra de 2023 chega para ser realizado com a 10ª etapa da temporada. A Pirelli utilizará mais uma vez neste circuito a sua gama mais dura de pneus.
A prova em Silverstone marca a estreia de uma nova estrutura para os pneus de pista seca. A Pirelli está antecipando uma alteração que seria realizada no próximo ano, essa mudança ocorre devido o aumento do desempenho dos carros notado desde o início da temporada.
Os carros ganharam mais velocidade e estão lidando com mais cargas, quando comparados com os dados de simulação realizados na pré-temporada e a projeção é que com a introdução de novas atualizações, as cargas aumentem mais até o final da temporada.
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A nova especificação de pneus fornece uma resistência extra, por conta das alterações estruturais que foram promovidas pela Pirelli. O que muda é a estrutura interna do pneu, não a composição da borracha, desta forma não afeta a competição de forma técnica ou o comportamento dos compostos em pistas. A nova especificação também colabora para a Pirelli manter as pressões dos pneus dianteiros e traseiros praticamente inalteradas em relação ao ano passado, apesar do aumento das cargas.
Os compostos que serão usados a partir de Silverstone, foram avaliados por todos os times durante o GP da Espanha, quando forneceram dois conjuntos desses compostos para a utilização dos pilotos nos treinos livres.
O circuito que recebe o GP da Inglaterra foi escolhido para ser o palco dessa alteração, por exigir bastante dos pneus. Já tivemos casos de estouro acontecendo nessa pista, como foi o caso da vitória de Lewis Hamilton no GP da Inglaterra de 2020.
O nível de abrasividade da pista é um dos fatores para a Pirelli trabalhar com a gama dura de pneus. No entanto, não é necessário a fornecedora italiana recorrer a gama mais dura de compostos e trabalhar com o pneu C0, pois com o C1 em atuação, ele supre as necessidades da pista. Os pneus que estão disponíveis no GP da Inglaterra são: C1 (duro – faixa branca), C2 (médio – faixa amarela) e C3 (macio – faixa vermelha).
Silverstone é um dos circuitos mais exigentes para os compostos, o pneu dianteiro esquerdo é o que absorve mais cargas durante oito curvas diferentes. Como lembra a Pirelli, algumas das velocidades médias de curvas mais altas do ano são aferidas em Silverstone, além disso, os pilotos são submetidos a forças laterais que podem exceder 5G.
Neste traçado é comum ver os pneus apresentando bolhas, desta forma a eficiência deles é prejudicada. Os pilotos estão em constante aceleração, mesmo em uma pista que conta com 18 curvas.
O clima também é algo que acaba contribuindo para algumas mudanças estratégicas, a chuva forte pode aparecer de uma hora para a outra, enquanto o sol e o calor também afetam a performance dos pneus. Existe previsão de chuva para o sábado e o domingo, além de temperaturas mais amenas.
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As estratégias no GP da Inglaterra do ano passado foram bem diferenciadas, não seguindo um padrão. O domingo foi de pista seca, mas marcado pelo acidente de Zhou Guanyu no início da corrida. A prova foi encaminhada para a bandeira vermelha logo após a primeira volta, levando alguns competidores a substituir os seus pneus.
Carlos Sainz venceu a prova depois de muita persistência, o piloto espanhol foi desafiado por Max Verstappen no começo da corrida (por ser o pole) e ao final da prova por Lewis Hamilton. O Safety Car provocado no pelo abandono de Esteban Ocon deu a oportunidade para que os pilotos realizassem mais uma parada, apostando principalmente nos pneus macios, para praticamente realizar uma prova Sprint.
Com os pneus macios fornecidos no período de Safety Car, Sainz tinha mais chances de vencer a prova e conseguiu ultrapassar o companheiro de equipe, reassumindo a liderança e desapareceu na frente, deixando então os outros competidores duelando pela definição do grid. Leclerc não conseguiu resistir as investidas dos outros competidores, pois estava com pneus duros velhos, contra compostos macios novos usados pelos outros pilotos.
No pós-corrida do GP de 2022, Mattia Binotto declarou que não poderia fazer uma parada adicional com Leclerc, pois naquele momento ele era líder da corrida e ao seguir para os boxes correrias mais riscos. Como os dois pilotos da Ferrari tinham chance de sair com pontos, a Ferrari optou por não trabalha com um pit-stop duplo. Com os pneus duros, Leclerc foi deixado na pista, mas precisava trabalhar em uma defesa.
A Pirelli permanecerá em Silverstone entre 11 e 12 de julho, para o teste de desenvolvimento dos pneus slick que não precisam da manta térmica para operar. Vão participar da sessão, a Red Bull (por um dia), Haas e Williams.
A Fórmula 2 e Fórmula 3 vão acompanhar a categoria principal.