Os pneus usados pelas equipes de Fórmula 1 nesta temporada vão passar por uma alteração. A Pirelli vai introduzir novos pneus durante o GP da Inglaterra que acontece em julho. A mudança será aplicada pois identificaram um aumento da pressão aerodinâmica dos carros, algo que era esperado apenas para o final da temporada atual.
A alteração não está ligada a questões de segurança imediata, mas na tentativa de evitar problemas futuros. As mudanças que seriam realizadas para 2024, foram discutidas com a FIA e a Pirelli optou por fazer as alterações antes de algumas das corridas mais desafiadoras do calendário, como as provas da Grã-Bretanha, Bélgica e Holanda.
Durante o GP de Silverstone, os pilotos vão trabalhar com um pneu que passou por alterações estruturais. O traçado é muito rápido e os pneus são extremamente exigidos, desta forma a mudança acontece para uma das corridas mais críticas do calendário e que as equipes já lidaram com estouros em outros momentos. A composição da borracha dos pneus segue inalterada, mas o que realmente muda é a estrutura interna dos pneus.
Com essa mudança acontecendo de forma estrutural, como os pneus são formados por várias camadas – contendo além da borracha, fios de aço, poliéster e nylon. As especificações apresentadas de materiais planejadas para 2024 vão ocorrer agora. Os pneus são o contato direto do carro com o solo, então além de lidar com as mudanças do asfalto, eles também precisam sustentar todo o peso dos carros e responder as outras forças que atuam conforme eles estão em pista, por conta das mudanças de direção.
Estouros ainda não aconteceram neste ano, mas tentando evitar surpresas, a alteração será realizada. De acordo com os Regulamentos Técnicos da Fórmula 1, qualquer mudança de construção na temporada deve passar por um processo formal, sendo aprovado pelas equipes ou sendo realizado por motivos de segurança.
O Artigo 10.8.3 afirma que uma vez que as especificações dos pneus sejam definidas para a temporada, ela “não será alterada sem o acordo da Comissão da Fórmula 1. Não obstante, a FIA pode decidir alterar a especificação durante a temporada por motivos de segurança sem aviso prévio.”
“Vimos quanto mais desempenho os carros de 2023 têm em comparação com o ano passado nas corridas de abertura desta temporada, e isso é graças ao extraordinário ritmo de desenvolvimento demonstrado por todas as 10 equipes. Em Miami, por exemplo, o tempo da pole foi quase dois segundos mais rápido que no ano passado, mas o mesmo tipo de progresso também foi visto durante as corridas. O trabalho de simulação da Pirelli sempre teve como objetivo não apenas fornecer um produto que atinja as metas de desempenho especificadas pelas partes interessadas, mas também antecipar quaisquer problemas potenciais e reagir a eles rapidamente. A nova especificação contém materiais que já desenvolvemos para 2024, o que tornará os pneus mais resistentes sem afetar nenhum dos outros parâmetros técnicos ou seu comportamento na pista”, afirmou Mario Isola da Pirelli.
Um teste acontecerá durante o TL2 do GP da Espanha, para que as equipes possam testar a nova construção dos pneus em igualdade de condições.
Depois dos estouros que aconteceram em 2020, inclusive o incidente que fez Lewis Hamilton terminar o GP da Inglaterra com três rodas, colaborou para uma alteração da Pirelli. Porém, 2021 foi um ano complicado para alguns times, pois além da solicitação de alteração nos carros, a fornecedora de pneus também fez uma alteração nos compostos e alguns times não lideram muito bem com os pneus que foram introduzidos.