A Mercedes que ocupa atualmente a vice-liderança do Mundial de Construtores da F1, informa que está direcionando o seu foco para a temporada 2024. O chefe de equipe do time alemão, Toto Wolff declarou o direcionamento que vão tomar depois do retorno das férias.
Para a temporada 2023, com o W14, a Mercedes ainda persistiu no conceito do zeropod, mas outra vez a equipe enfrentou várias dificuldades. A escolha radical, fez com que a Mercedes precisasse mais uma vez trabalhar incansavelmente no carro para encontrar uma solução. Por fim, tiveram que dar o braço a torcer e ir para uma linha mais popular no grid. O W14 foi adaptado, recebendo novas peças e mudou o conceito drasticamente.
A batalha da Mercedes tem se focado no duelo com Ferrari, Aston Martin e agora McLaren. O W14 tem apresentado uma performance mais consistente, funciona durante as corridas, mas ainda é um pouco complicado nas classificações. Com várias equipes já voltando os seus trabalhos para o próximo ano a Mercedes também seguirá por essa linha nesse momento de virada do Campeonato.
“As velas estão prontas para 2024. Ainda temos algumas atualizações para o W14, mas acho bom mudar o foco para o próximo ano, porque há muito que podemos otimizar no carro atual sem nos preocuparmos muito com atualizações. Vamos ver como podemos levá-lo a um ponto ideal enquanto ganhamos muita compreensão para o próximo ano. Quanto mais aprendizado pudemos obter, melhor posicionados estaremos para 2024 e além”, disse Toto Wolff.
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Embora o regulamento da próxima temporada não seja muito diferente do regulamento de 2023, a Mercedes errou em permanecer com o conceito do ‘zeropod’ então precisa realizar escolhas mais seguras para o projeto do próximo ano e contará com um outro processo de desenvolvimento para o projeto.
“Os pontos positivos são que vemos claramente alguma rota de desenvolvimento que funciona. Entendemos onde precisamos adicionar desempenho. É um processo frustrante porque leva tempo para mudar fundamentalmente um carro quando você decide por uma direção de desenvolvimento diferente. E é preciso muito trabalho de todos os envolvidos para colocar o carro em um lugar melhor”, seguiu Wolff.
Com as atualizações que ainda serão realizadas no W14, a Mercedes pode buscar bons pontos durante as próximas etapas para encerrar o ano na vice-liderança. Embora a Aston Martin mire um melhor resultado no Mundial, o time perdeu espaço por não ter acompanhado o ritmo de atualizações dos adversários, enquanto a Ferrari tenta melhorar o seu desempenho diante de vários erros e a McLaren mira em um fim de temporada com uma performance mais sólida.
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“Também tem sido uma temporada positiva até agora do ponto de vista da unidade de potência. Todos na Mercedes-AMG HPP trabalharam duro e fizeram um ótimo trabalho, dando a nós uma unidade de potência que está no topo”, disse Wolff.
“A colaboração é fundamental. O trabalho em equipe entre as duas fábricas está mais forte do que nunca. É por isso que tem sido uma temporada forte até agora com a unidade de potência. O congelamento de hardware no ano passado e o congelamento de software deste ano limitaram o escopo de trabalho. Isso não impediu todos os que trabalham lá e vimos uma confiabilidade fantástica, combinada com o ótimo desempenho e entrega. Isso também é verdade para as equipes clientes. Em graus variados, todos tiveram boas primeiras metades da temporada e isso é uma prova do trabalho da Mercedes.”