AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

McLaren fecha sexta-feira no Bahrein em alta com dobradinha liderada por Oscar Piastri

Em sessão voltada para a coleta de dados e verificação da durabilidade dos pneus, McLaren volta para o topo

A sexta-feira (11) no Bahrein encerra mais uma vez com a liderança da McLaren, mas no TL2 a ponta ficou com Oscar Piastri. O australiano superou o tempo obtido pelo seu companheiro de equipe quando anotou a marca de 1m30s505, contra 1m30s659 de Lando Norris.

George Russell foi o 3º colocado com a Mercedes, separado por 0s527, enquanto Charles Leclerc estava na 4ª posição depois de faturar o tempo de 1m31s045 no final das simulações de volta rápida.

Andrea Kimi Antonelli foi o 5° colocado com a Mercedes, empurrado para essa posição, após o monegasco melhorar a sua marca. Isack Hadjar que tem chamado a atenção positivamente, foi o 6º colocado com a Racing Bulls, enquanto Liam Lawson era apenas o 12°. O francês superou até mesmo Max Verstappen, que precisou se contentar com a 7ª posição. Lewis Hamilton foi o 8º, seguido por Oliver Bearman e Carlos Sainz.

Nesta sessão o piloto espanhol ficou mais próximo do seu companheiro de equipe, já que Alexander Albon foi o 11° colocado. Gabriel Bortoleto encerrou essa atividade na 13ª posição, após um desempenho consistente e mais feliz com o equilíbrio do carro.

Desta vez todos os pilotos titulares trabalharam com os seus carros, após o empréstimo que aconteceu no TL1. A sessão foi voltada para a simulação de corrida, dando foco para identificar a degradação dos pneus macios e médios, em um cenário mais próximo do que será enfrentado na prova do domingo.

Também foi observado ao longo dessa atividade, muitos erros ao longo das voltas, com os pilotos travando os pneus ou extravasando os limites de pista por um erro na frenagem.

A Fórmula 1 retorna neste sábado para a realização do TL3 às 9h30 (pelo horário de Brasília) e na sequência a classificação.

0Saiba como foi o TL2 do GP do Bahrein

Pela segunda vez as equipes retornaram ao Circuito do Sakhir para fazer a verificação dos carros, mas agora no cair da noite, dando o tom da classificação e corrida. A temperatura na pista estava na casa dos 36 °C, com 31 °C no ambiente.

Voltaram aos seus carros: Max Verstappen (Red Bull), George Russell (Mercedes), Charles Leclerc (Ferrari), Fernando Alonso (Aston Martin), Carlos Sainz (Williams) e Oliver Bearman (Haas).

Apenas a dupla da Mercedes e Max Verstappen foram liberados com pneus macios no início da sessão, enquanto a dupla da McLaren e Pierre Gasly passaram a trabalhar com os pneus duros.

Com menos de 10 minutos de sessão, Fernando Alonso solicitava a troca de volante da Aston Martin, pouco depois aconteceu uma imagem inusitada, o volante se soltando, com o competidor extravasando os limites de pista na sequência. O espanhol então foi aos boxes.

Neste começo, vários pilotos estavam cometendo erros, lidando principalmente com o travamento do pneu dianteiro, mas tentavam escapar de uma punição.

Após quinze minutos de sessão, Russell assumiu a liderança da tabela de tempos, cravando 1m31s945, seguido por Lewis Hamilton com 1m32s157, Andrea Kimi Antonelli era o terceiro colocado com 1m32s293, contra 1m32s376 de Max Verstappen. O piloto britânico da Ferrari trabalhava com os pneus macios, depois de um breve início com os pneus médios

Com 20 minutos de sessão, os dez primeiros eram: Hamilton, Russell, Antonelli, Verstappen, Piastri, Gasly, Leclerc, Hadjar, Norris e Albon. Na quarta volta, usando os pneus macios, Hamilton foi para a liderança com o tempo de 1m31s915, superando Russell em 0s030. No entanto, Charles Leclerc conseguiu imprimir um ritmo ainda melhor com os pneus macios anotando 1m31s729.

Aos poucos outros pilotos também instaram os pneus macios, para fazer uma sequência de voltas rápidas, deixando a sessão mais movimentada.

Adentrando na última 30 hora de sessão, Oscar Piastri saltou para a ponta com o tempo de 1m30s505, separado por Lando Norris por 0s154. George Russell foi empurrado para a terceira posição com a marca de 1m31s032, enquanto Kimi Antonelli era o quarto colocado. Isack Hadjar chamava a atenção pela quinta posição obtida com os pneus macios, superando Max Verstappen que estava no sexto lugar. Oliver Bearman era o sétimo colocado, com Carlos Sainz em oitavo, um pouco à frente de Alex Albon que era o décimo. Entre a dupla da Williams era possível avistar Charles Leclerc.

Depois de algumas verificações no carro de Fernando Alonso, por conta do volante, a Aston Martin conseguiu devolver o piloto espanhol para a pista. O competidor tentava recuperar o tempo perdido, já que ficou fora do TL1, pois cedeu o seu carro para Felipe Drugovich.

Antes de dar início a simulação de corrida, Leclerc melhorou o seu tem, usando um novo conjunto de pneus macios para ocupar a quarta posição com o tempo de 1m31s045, superando Antonelli.

Os últimos 20 minutos foram dedicados para a verificação da durabilidade dos pneus, para ver o que mudou da pré-temporada até agora. Desta forma, os pilotos buscavam realizar um stint maior com os pneus macios e médios.

A Pirelli continua avaliando o cenário da corrida deste fim de semana, pois acredita que a prova até poderá ser executada pelas equipes com a estratégia de apenas uma parada, diferente da corrida mais movimentada que tivemos no ano passado.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo