Os pilotos voltaram à pista neste sábado (19) para disputar a prova Sprint em Abu Dhabi. A corrida começou da pior forma possível, Enzo Fittipaldi e Jehan Daruvala se envolveram em um incidente a prova foi encaminhada para a bandeira vermelha.
Depois que o traçado passou por uma limpeza e os pilotos receberam o atendimento necessário, a corrida pode ser retomada. Richard Verschoor largou da primeira posição por conta da inversão do grid, rapidamente o piloto da Trident passou a ser a ser pressionado por Liam Lawson.
A corrida seguiu e o piloto da Carlin tomou a dianteira, para conquistar a quarta vitória do ano. Amaury Cordeel ainda tentou se aproximar de Richard Verschoor, buscando o seu primeiro pódio depois de uma temporada complicada e com vários erros, mas o piloto da Van Amersfoort Racing foi surpreendido por Felipe Drugovich. O brasileiro realizou a aproximação e fez a ultrapassagem, garantindo o terceiro lugar e pódio.
Cordeel que tinha perdido desempenho, ainda foi atacado por Dennis Hauger e caiu para o quinto lugar. Logan Sargeant completou a prova no sexto lugar, garantindo mais alguns pontos neste sábado, importantes para que o piloto possa obter a sua superlicença. Jack Doohan concluiu a corrida no sétimo lugar, participando da disputa que acontecia à sua frente. Roy Nissany conquistou o último ponto que estava em jogo neste sábado, pois cruzou a linha de chegada na oitava posição.
Théo Pourchaire foi o nono colocado, acompanhado por Marcus Armstrong que completou o top-10.
A prova foi bem disputada, os pilotos tentaram manter a proximidade com os adversários para brigar por posições. O final da corrida foi mais agitado, pois os pneus de alguns competidores estavam degradados e essa foi a oportunidade perfeita para acontecer alguns ataques.
Saiba como foi a corrida Sprint da Fórmula 2
A quick reminder of how we line up ahead of our final Sprint Race round 👀
Who do you think will come out on top? #AbuDhabiGP #F2 pic.twitter.com/IxvBHp0Cmt
— Formula 2 (@Formula2) November 19, 2022
Com a inversão do grid, Richard Verschoor começou a prova da primeira posição, o piloto estava acompanhado de Liam Lawson.
A prova teve início no entardecer de Abu Dhabi. A temperatura da pista estava caindo e no momento que a largada aconteceu, pelo traçado era aferido os 39°C, com 27°C no ambiente.
Após a largada autorizada, Verschoor manteve a liderança, mas era atacado por Lawson. Hauger fritou os pneus, mas manteve a quarta posição. Drugovich saltou para o quinto lugar, enquanto Pourchaire batalhava com Doohan pela sexta posição, o francês tocou na traseira do carro do adversário, balançando um pouco na sequência.
Instantes depois a corrida foi paralisada pois Enzo Fittipaldi e Jehan Daruvala bateram na barreira de contenção, enquanto os pilotos disputavam o décimo segundo lugar. O brasileiro conseguiu deixar o carro sozinho, enquanto Daruvala deixou o carro, mas estava um pouco tonto pelo impacto e era atendido pelos médicos.
🚩 RED FLAG 🚩
Enzo Fittipaldi runs down to check on Jehan Daruvala
A brilliant moment of sportsmanship between the two ❤️#AbuDhabiGP #F2 pic.twitter.com/RkRbN9HXjw
— Formula 2 (@Formula2) November 19, 2022
A barreira de contenção precisava ser reconstruída, os carros removidos e a sujeira que ficou no local da batida era removida. Cerca de meia hora foram necessários para deixar a pista em condições adequadas.
Os comissários reorganizaram o grid para a largada, desta forma os dez primeiros eram: Verschoor, Lawson, Cordeel, Hauger, Drugovich, Pourchaire, Nissany, Doohan, Sargeant e Armstrong. Iwasa caiu para a décima primeira posição ao sofrer uma ultrapassagem no momento que a prova foi iniciada.
Os carros foram liberados atrás do Safety Car para que os competidores realizassem o aquecimento dos pneus, na sequência a relargada por autorizada. Verschoor controlava a ponta, enquanto Lawson era o segundo colocado. Sato que ocupava a décima sétima posição, tentava aquecer os pneus enquanto defendia a posição.
Doohan usou o traçado de fora para atacar Sargeant, buscando a sexta posição durante a terceira volta. Verschoor passou a ser atacado por Lawson, enquanto Cordeel se aproveitou da disputa que acontecia à frente para fazer os seus ataques.
Preso atrás de Nissany, Pourchaire tentava os ataques no piloto da Dams. Iwasa foi ultrapassado por Vesti, na sequência tentou dar o troco, mas teve que recolher mais uma vez para a décima segunda posição.
Durante o sexto giro, Iwasa foi ultrapassado por Vips, perdendo mais uma posição depois da largada. Verschoor começou a se distanciar um pouco de Lawson, mas o piloto da Carlin ainda tinha o direito de usar o DRS para o ataque.
Drugovich perdeu contato com Hauger se mantendo na quinta posição para poupar os pneus, desta forma estava sozinho para defender o quinto lugar dos ataques de Sargeant. Mesmo com as disputas e o uso do DRS, as posições eram mantidas.
Novalak e Maloney se alteravam na disputa pela décima quinta posição. Na ponta, Verschoor ainda era pressionado por Lawson. Com dez voltas de prova, os dez primeiros eram: Lawson, Verschoor, Cordeel, Hauger, Drugovich, Sargeant, Doohan, Nissany, Pourchaire e Armstrong.
Lawson atacou Verschoor quando a oportunidade surgiu, o piloto da Trident ainda tentou retomar a posição, mas teve que se contentar com o segundo lugar.
LAP 10/23
LAWSON MOVES INTO THE LEAD!!!!
Late on the brakes at Turn 6 and straight into P1 for the speedy Kiwi 👏#AbuDhabiGP #F2 pic.twitter.com/Ns7DUnWP1B
— Formula 2 (@Formula2) November 19, 2022
Sargeant conservou o sexto lugar, tomando distância de Drugovich, o piloto da Carlin começou a travar os pneus e perdeu um pouco de desempenho, sendo a oportunidade perfeita para Doohan fazer a aproximação.
Quando os pilotos adentraram nas últimas dez provas da corrida, Drugovich passou a usar o DRS para atacar Hauger, buscando mais alguns pontos na prova Sprint. Sargeant segurava, Doohan, Nissany, Pourchaire e Armstrong, formando um trenzinho atrás do piloto norte-americano.
Na volta 17 Hauger passou a escolher um traçado defensivo, pois Drugovich estava colado na traseira do carro da Prema. Na reta principal o brasileiro fez a manobra de ataque, usando o limite do traçado para concluir a ultrapassagem e assumir a quarta posição.
LAP 17/23
FELIPE DRUGOVICH DOWN THE INSIDE!!!! 🙌
VAMOOOO FELIPE!!!!
What a move by our champion on Hauger 🤯#AbuDhabiGP #F2 pic.twitter.com/4YhOgYjK8n
— Formula 2 (@Formula2) November 19, 2022
Instantes depois Drugovich fez a aproximação em Cordeel, tirando mais de dois segundos para o terceiro colocado. O brasileiro passou a buscar o pódio na prova Sprint em Abu Dhabi. Cordeel estava com a frente do carro solta e balançava nas tentativas de fender a posição. Quando o piloto da Van Amersfoort Racing cometeu um erro, Drugovich aproveitou o espaço para fazer o ataque. Cordeel ainda tentou retomar a posição com o DRS fechado, mas o brasileiro se confirmou no terceiro lugar e rapidamente abriu a distância.
Na volta 22, Hauger fez a ultrapassagem em Cordeel, mas por ter cometido um erro e cortado a curva, o piloto da Prema precisou devolver a posição. Com a manobra, Sargeant passou a participar da disputa, esperando o melhor momento para brigar pelas posições à frente. Doohan também entrou na disputa.
Durante o giro 23, Hauger arriscou, fez a ultrapassagem e Cordeel não teve espaço para retomar a posição. Na sequência os pilotos foram recebendo a bandeirada. Sargeant se manter no sexto lugar, seguido por Doohan. Lawson conquistou a vitória na prova Sprint em Abu Dhabi.
Our top 8 points-scorers from the Sprint Race! 🙌#AbuDhabiGP #F2 pic.twitter.com/CsS0nFVhT1
— Formula 2 (@Formula2) November 19, 2022