ColunistasFórmula 1Post

Grid das Punições – Leclerc, Verstappen e outros realizam mudança do motor e vão dividir o fim do grid na Bélgica

Além de Leclerc e Verstappen, Ocon, Norris, Schumacher e Bottas, vão dividir o final do pelotão com os atuais líderes do Campeonato

Como era esperado para o GP da Bélgica, alguns pilotos vão lidar com punições neste fim de semana e algumas delas já foram confirmadas: Max Verstappen (Red Bull), Charles Leclerc (Ferrar), Lando Norris (McLaren) Esteban Ocon (Alpine), Mick Schumacher (Haas) e Valtteri Bottas (Alfa Romeo) passaram por trocas de elementos da unidade de potência dos seus carros.

Todos esses pilotos vão se reorganizar no final do pelotão, mas outros competidores do grid ainda podem passar pelo mesmo processo de trocas do motor neste sábado.

Os pilotos que já passaram pela troca dos elementos do motor podem participar normalmente da classificação, o tempo estabelecido na sessão, também ajudará a formar a ordem de largada do grid, ele será combinado ao número de punições que cada piloto receberá pelas trocas que foram realizadas.

A formação do grid da Bélgica não será tão simples, pois vários pilotos vão lidar com perdas de posição, já que passaram por trocas de elementos do motor – Foto: reprodução Ferrari

O que foi trocado do carro de cada piloto?

Charles Leclerc realizou a troca do 5º MGU-K e 3º sistema de armazenamento de energia (ES), rendendo nesta troca a perda de quinze posições no grid de largada. A Ferrari ainda aproveitou para substituir o câmbio e os componentes auxiliares do câmbio, rendendo mais dez posições pela alteração.

A troca realizada no carro de Max Verstappen corresponde a introdução do 4º motor de combustão interna (ICE), turbocompressor (TC), MGU-H e MGU-K. A Red Bull aproveitou para introduzir também um novo câmbio.

Lando Norris por sua vez também conta com a introdução do 4º motor de combustão interna, turbocompressor e MGU-H.

Esteban Ocon também passou por uma troca completa do motor, o piloto da Alpine recebe um 4º motor de combustão interna, turbocompressor, MGU-H, MGU-K. Além de um 3º sistema de armazenamento de energia e central eletrônica (CE).

Valtteri Bottas contará com 5º motor de combustão interna, além de 6º turbocompressor, e sexto MGU-H, acumulando a perda de 15 posições no grid de largada. Assim como Leclerc o finlandês teve o câmbio e componentes auxiliares do câmbio alterados, rendendo mais dez posições de punição no grid.

Ainda nesta leva, Mick Schumacher soma então 20 posições de punição no grid. O carro do piloto alemão recebeu a 3ª central eletrônica, câmbio e os componentes auxiliares.

Os motores da Fórmula 1 foram congelados a partir de 2022 e seguem desta forma até 2025, com as unidades de potência se mantendo praticamente iguais neste período.  A categoria dividiu o prazo para a homologação de algumas peças em duas fases, a primeira ocorreu em março de 2022.

As fornecedoras de motor têm o prazo limite de 1º de setembro para realizar as últimas homologações, como o MGU-K, armazenador de energia e a central eletrônica, desde que nenhuma alteração tenha sido realizada no início da temporada. Mudanças voltadas para o desempenho estão proibidas, mas ainda é possível usar algumas brechas na questão da confiabilidade.

Situação dos Motores no GP da Bélgica

Piloto  Equipe  ICE  TC  MGU – H  MGU-K ES CE EX 
George Russell Mercedes 2 2 2 3 2 2 3
Lewis Hamilton Mercedes 2 3 3 2 2 2 3
Max Verstappen  Red Bull 4 4 4 4 2 2 6
Sergio Pérez  Red Bull 3 3 3 3 1 2 5
Charles Leclerc  Ferrari 4 4 4 5 3 3 8
Carlos Sainz Ferrari 4 4 4 4 2 3 5
Daniel Ricciardo McLaren 3 3 2 3 2 2 3
Lando Norris  McLaren 4 4 4 3 2 2 5
Fernando Alonso Alpine 5 5 5 4 4 4 5
Esteban Ocon  Alpine 4 4 4 4 3 3 4
Pierre Gasly  AlphaTauri 4 4 4 4 3 3 5
Yuki Tsunoda  AlphaTauri 4 4 4 4 3 3 5
Lance Stroll Aston Martin 3 3 2 3 2 2 3
Sebastian Vettel  Aston Martin  3 3 2 3 2 2 3
Alexander Albon  Williams 3 3 2 3 2 2 3
Nicholas Latifi Williams 3 3 2 3 2 2 3
Valtteri Bottas Alfa Romeo 5 6 5 4 3 3 5
Zhou Guanyu  Alfa Romeo 3 3 3 3 2 2 4
Kevin Magnussen Haas 4 4 4 3 4 2 4
Mick Schumacher Haas 3 3 3 3 2 3 5
Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo