ColunistasPost

GP DA EUROPA – BAKU OS DESAFIOS DO RÁDIO

Depois de uma onda de azar, Nico Rosberg voltou ao primeiro lugar do pódio  em Baku, estreia do Azerbaijão no Mundial, levando o primeiro lugar para casa e fazendo a diferença quando pode mostra que conhece mais o carro. Com a quinta vitória do ano, uma corrida tranquila onde não teve a sua liderança abalada e soube guiar o carro até o final da prova.  

O maior problema enfrentado por Hamilton esse final de semana, nem foi ver o seu companheiro de equipe vencer a corrida e aumentar a diferença no campeonato de 9 para 24 pontos, mais sim o problema que os dois caros sofreram, quando o seu carro começou  a perder potência, mais Nico conseguiu resolver em uma volta, era uma questão de ajustes no carro, enquanto Hamilton levou 12 voltas para entender e encontrar uma solução, fora isso ficou discutindo com o seu engenheiro no rádio onde todos podiam ouvir. É claro que Hamilton não esta tendo interação com o carro, desde o começo da temporada vem cometendo erros, principalmente durante as largadas, e jogando a culpa por não estar identificando o problema do carro em quem não podia fazer nada, somente ele que tinha o poder nas mãos para dar um jeito.   

Alguns pilotos acham que essa proibição do que deve ou não ser passado no rádio, muitas vezes prejudica, pois eles estão concentrados em correr e fica muito complicado prestar atenção em um painel quando se esta em alta velocidade, outros já acham que isso traz as pilotos que estão guiando o carro para mais perto, fazendo com que eles tenham  mais participação, e são capazes de fazer a diferença na hora de identificar o problema e resolver ele ”manualmente”, portando cabe o piloto conhecer as funções dos botões e o que está disponivel. Acredito que a construção da confiança é muito melhor quando você sabe e conhece o que está fazendo. 
Perez teve um final de semana muito bom, chegando em terceiro, pela segunda vez no ano, sabendo aproveitar as oportunidades. Durante a ultima volta, Perez estava bem atrás do carro de Kimi, aproveitando o  vaco, na freada da curva 1, realizando uma ultrapassagem limpa. Se recuperou do final de semana, quando bateu na barreira de proteção na saída da curva 15 e a equipe teve que fazer o melhor para deixar o carro em ordem para a classificação que aconteceria em duas horas, ainda tendo que substituir o cambio e perdeu 5 posições na largada.  
A equipe Red Bull enfrentou problemas durante o final de semana, principalmente com o desgaste dos pneus, o efeito era mais notado com os compostos mais macios disponíveis, mais quando utilizaram o pneu médio os carros ”voaram”. Ricciardo que largou do segundo lugar, foi perdendo as posições a medida que os seus compostos estavam se degradando, a equipe teve que adotar a estratégia de duas paradas, ao final da corrida terminaram com um sétimo e um oitavo lugar, não muito relevante se levarmos em conta os outros resultados na temporada.  

Mesmo com uma segunda e uma quarta colocação a Ferrari ainda tenta conseguir superar a Mercedes, em Baku Sebastian Vettel não ameaçouRosberg e Kimi acabou sendo ultrapassado por Perez na volta final e não conseguiu reagir para tentar conseguir a posições novamente, e muito se fala do trabalho que eles tem que fazer para conseguir melhores resultados, mais parece que tudo que tentam não é suficiente.  Raikkonen ainda recebeu uma punição de 5 segundos por cruzar a linha branca enquanto pegava o vácuo de Ricciardo, que estava indo para os boxes e dois pontos na sua superlicença.  

As Williams não tiveram um resultado tão bom para acabar o final de semana com um gosto de alivio, apostaram em dois pit stops para Massa que tinha largado da quinta posição, para piorar a sua situação o seu rendimento caiu e foi ultrapassado pelo seu campaneiro de equipe Bottas, etambém pelos carros da Red Bull e a Force India de Hulkenberg e mais um final de semana para se esquecer em meio a tantos outros que entram para a lista.  

Por outro lado a Sauber de Nars pode comemorar, em meio as condições que eles tem disponível, mesmo chegando em 12° lugar e não ter marcado pontos, Felipe fez belas ultrapassagens, depois de ter largado do 16° lugar, superando o seu companheiro de equipe Ericsson que foi o penúltimo colocado. 

<

p style=”text-align: left;”>Nos vemos no GP da Áustria, até lá.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.
Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading