Neste domingo (18) a Fórmula 1 confirmou a realização do GP de Miami a partir de 2022, com acordo válido por dez anos, a categoria aproveitou para confirmar o layout da pista no complexo em torno do Hard Rock Stadium após um acordo com autoridades locais e membros da sociedade civil de Miami Gardens.
Ainda não existe uma data confirmada, mas Stefano Domenicali, presidente e CEO da Fórmula 1, espera que a prova seja realizada durante o segundo trimestre de 2022.
Miami que já é conhecida por abrigar vários esportes, agora terá a oportunidade de receber a Fórmula 1 após vários anos de negociação.
Sobre o circuito
Ele conta com 5,41 KM e 19 curvas, três retas para a possível instalação de três zonas de DRS, podendo atingir a velocidade máxima de 320km/h, com média de 223 km/h. Antes de chegarem ao traçado que foi escolhido para receber a prova, foram simulados 36 layouts.
Assim como a escolha do traçado para a prova da Arábia Saudita, a Fórmula 1 utilizou o Google Earth para explorar diferentes combinações de traçado, antes de realizar as suas visitas. O trabalho para a definição de Miami começou há quatro anos, onde foram estudadas 75 variações de layouts para a pista, já que mais de um local foi proposto para abrigar a prova.
↩️ 19 corners
📏 5.41km
🔥 3 potential DRS zones
🤯 320 km/h top speedIntroducing the new @f1miami circuit, around the iconic @HardRockStadium 🏟#F1 #MiamiGP pic.twitter.com/nsJawzpIL2
— Formula 1 (@F1) April 18, 2021
O circuito de rua terá características parecidas com as fornecidas com o Albert Park de Melbourne, onde é realizado o GP da Austrália. Mas também lembra um circuito permanente, ele é mais plano, com algumas ondulações e elevações no traçado, que foram integrados pelos projetistas.
A entrada de Miami no calendário, marca a segunda corrida nos Estados Unidos, mas a 11ª prova a ser disputada no país, já que tivemos provas em: Sebring, Reverside, Watkis Glen, Long Beach, Las Vegas, Detroit, Dallas, Phoenix, Indianápolis e Austin (prova presente no calendário).
A primeira prova nos Estados Unidos foi realizada em Indianápolis em 1950, seguindo as regras da Indy.
É esperado um grande impacto econômico para as empresas e os locais, são esperados 4 mil novos empregos, um aumento nas reservas de hotéis para os eventos. A cidade terá mais renda girando com a chegada da Fórmula 1. Haverá um programa para apoiar as empresas locais e a comunidade para garantir que todos possam ser contemplados com os benefícios de se ter a Fórmula 1.
“Os EUA são um mercado chave em crescimento para nós e estamos muito encorajados pelo nosso crescente alcance nos EUA, que será ainda mais apoiado por esta emocionante segunda corrida. Estaremos trabalhando em estreita colaboração com a equipe do Hard Rock Stadium e da FIA para garantir que o circuito ofereça corridas emocionantes, mas também deixe uma contribuição positiva e duradoura para as pessoas da comunidade local”, disse Stefano Domenicali, presidente e CEO da Fórmula 1.
“Somos gratos aos nossos fãs, às autoridades eleitas de Miami Gardens e à indústria do turismo local por sua paciência e apoio durante todo este processo. Estamos ansiosos para trazer o maior espetáculo de corrida do planeta para Miami pela primeira vez na história do nosso esporte.”
WE”RE GOING TO MIAMI 🌴
Starting in 2022, F1 has signed a 10-year deal to race at a circuit around Miami’s iconic Hard Rock Stadium 🙌 #MiamiGP #F1 @f1miami pic.twitter.com/562e2G7ru7
— Formula 1 (@F1) April 18, 2021