AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

FIA rejeita protesto da Red Bull e Russell permanece com o pódio conquistado no GP de Miami

Red Bull entra com protesto, mas contestação do pódio de Russell não é aceita, pois o piloto reduziu a velocidade sob bandeira amarela

Ao final do GP de Miami, A Red Bull entrou com um protesto contra o resultado de George Russell, da Mercedes. Na alegação, a equipe mencionava que o competidor não diminuiu a velocidade durante o Virtual Safety Car.

“A Red Bull alegou que, embora o Carro 63 tenha acelerado o carro quando a bandeira amarela foi exibida, não reduziu a velocidade e, portanto, não cumpriu os requisitos do Artigo 26.1 a) do Regulamento Desportivo.”

Em um momento que a corrida estava neutralizada pelo abandono e Gabriel Bortoleto e Russell já tinha obtido a terceira posição, Max Verstappen sentiu que a distância entre eles foi ampliada pelo piloto não ter diminuído o ritmo.

No entanto, a FIA rejeitou o protesto realizado pelo time austríaco. O time tentou o protesto, pois Max Verstappen se manteve até o final da corrida, separado por menos de cinco segundos do piloto da Mercedes, pois se uma punição acontecesse, ele poderia herdar o pódio.

Ao final a prova, Russell e a Red Bull foram convocados à sala dos comissários para abordar o caso.

Na conclusão os comissários disseram: “Ficou evidente pelas imagens on-board, bem como pela telemetria que o carro 63 tirou o pé do acelerador ao passar pela zona de bandeira amarela. O acelerador foi levantado em aproximadamente 25%, o que resultou em uma redução de torque de aproximadamente 30%”

“A velocidade do carro 63 na zona de bandeira amarela era consideravelmente menor do que a velocidade normal de corrida, mas a velocidade absoluta ao passar pela zona de bandeira amarela aumentou ligeiramente”, explicaram.

“Os Comissários determinam que a exigência do Artigo 26.1 a) referente à redução de velocidade em uma zona de bandeira amarela só pode se referir a uma redução relativa à velocidade normal de corrida, pois a redução da velocidade absoluta pode, dependendo da parte da pista em que a bandeira amarela é exibida, representar uma conformidade ou não conformidade com os regulamentos, enquanto uma redução da velocidade relativa sempre sinaliza que o piloto reconheceu e respeitou a bandeira amarela. Por exemplo, em uma zona de frenagem, a velocidade absoluta pode ser reduzida sem necessariamente cumprir os regulamentos. O protesto é rejeitado por ser infundado.”

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo