ColunistasFórmula EPost

Di Grassi faz estreia com Venturi conquistando primeiro pódio com novo time

Lucas di Grassi foi muito bem em seu primeiro fim de semana com a Venturi, o brasileiro fechou as duas etapas em Diriyah com saldo positivo, atualmente ocupa a 4ª posição do campeonato de pilotos, somando 25 pontos.

O brasileiro está encarando um novo desafio neste ano, com a saída da Audi da Fórmula E, Di Grassi foi contratado pela Venturi. Foram sete temporadas de Di Grassi com o time alemão, o brasileiro sempre se mostrou muito competitivo.

Neste final de semana não foi diferente, na primeira corrida disputada na sexta-feira, Di Grassi começou a corrida da 8ª posição, realizou duas ultrapassagens na largada e cruzou a linha de chegada em 5º. Na ocasião a Mercedes havia faturado uma dobradinha.

O domingo se mostrou muito mais proveitoso para Di Grassi, o brasileiro conquistou o seu primeiro pódio com o time monegasca. Diante do novo formato de classificação, ele duelou com De Vries na semifinal, conquistando o 4º lugar para a largada da corrida 2 em Diriyah.

A prova se mostrou muito disputada entre os primeiros colocados, a Venturi tratou de estabelecer uma estratégia de uso imediato do modo ataque para fazer Di Grassi ganhar a posição de Robin Frijns. O brasileiro também foi o protagonista da disputa com o atual campeão da categoria, ele colocou o carro de lado e assumiu a liderança da corrida em um determinado momento. De Vries que havia conquistado a pole, passou a perder rendimento imediato depois da disputa, onde despencou no grid.

LEIA MAIS: De Vries abre 8ª temporada da Fórmula E com vitória em Diriyah
Di Grassi e Edoardo Mortara deixaram Diriyah colocando a Venturi na liderança do campeonato – Foto: reprodução

Em decorrência da ação do Safety Car na fase final da prova, não tivemos mais disputas, mas Edoardo Mortara venceu a corrida. O companheiro do brasileiro assumiu a liderança do campeonato chegando aos 33 pontos, enquanto a Venturi ultrapassou a Mercedes no campeonato de equipes, encerrando a etapa com 58 pontos, contra 57 do time alemão.

“Quero agradecer à Venturi por ter confiado no meu trabalho para essa temporada”, disse Lucas. “O carro estava muito bom, que é mérito todo deles. Eu já estava confiante de que poderíamos brigar por bons resultados e este final de semana provou que minha expectativa estava correta. Um quinto e um terceiro lugares na estreia com uma nova equipe é um ótimo resultado. Ainda tenho que cumprir mais um tempo de adaptação com o time, mas acho que aqui na Arábia Saudita nós já nos trabalhamos muito bem e chegamos a um bom nível competitivo. Espero que a etapa do México chegue logo, pois acredito que lá podemos andar forte novamente”

LEIA MAIS: Mortara vence ePrix 2 em Diriyah, com Di Grassi em 3º. Prova é encerrada com o Safety Car

A Venturi utiliza o mesmo trem de força que a Mercedes, o equipamento dos dois times revelou um grande potencial neste final de semana, podemos ver esta disputa perdurando até o final do campeonato. A Venturi conseguiu levar os seus dois pilotos para a semifinal, enquanto Mortara disputou a pole com De Vries, ficando separado por apenas 0s005 do piloto da Mercedes.

A próxima etapa da Fórmula E será disputada na Cidade do México, no dia 12 de fevereiro. A prova é uma das favoritas de Di Grassi, ele venceu lá em 2017, 2019 e 2021.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo