ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Chuva não é capaz de deter Verstappen e piloto holandês comemora vitória em Mônaco

Aston Martin erra com Alonso e Verstappen vence corrida no Principado com mais de 27 segundos de vantagem

Max Verstappen fez valer a pole conquistada em Mônaco para vencer neste domingo (28) com a Red Bull. Mesmo a chuva que pintou próximo da volta 50, não foi capaz de tirar a primeira posição do piloto holandês. A Red Bull foi direto dos pneus médios para os intermediários e assim conseguiu controlar a ponta, sem lidar com surpresas.

Com um carro de outro mundo, Verstappen abriu mais de 27 segundos de vantagem para Fernando Alonso. Memso reclamando do desempenho dos pneus médios, o holandês completou 55 voltas com o composto.

A Aston Martin por sua vez foi ingênua, apostando nos pneus médios, quando parte do grid já tinha instalado os pneus de chuva. A aposta era que o time por ser um dos primeiros da ponta a parar, optaria por algo diferente, dando a oportunidade de Alonso vencer a prova. Quando espanhol deixou os boxes com os seus pneus de faixa amarela, foi surpreendido com a pista molhada e precisou controlar o carro, até parar outra vez para colocar os pneus de faixa verde.

Alonso poderia ter tentado vencer a prova, mas a Aston Martin foi conservadora no começo da prova e errou na escolha de pneus quando a chuva caiu – depois de fazer uma leitura incorreta do que estava acontecendo pelo traçado.

Esteban Ocon celebrou o pódio com a Alpine, aproveitando a chance de começar a corrida da 3ª posição. O francês foi ameaçado por Carlos Sainz no começo da corrida e por Lewis Hamilton ao final da prova, mas nenhum dos competidores foi capaz de tirar esse pódio de Ocon. Sainz ainda se tocou com Ocon no começo da corrida, quando o piloto da Alpine mudou de trajetória para defender a posição.

A Mercedes se deu bem na confusão gerada pela chuva, Hamilton obteve a 4ª posição, acompanhado por George Russell. Os pilotos do time alemão superaram a dupla da Ferrari. Charles Leclerc concluiu a prova na mesma posição da largada, o monegasco não conseguiu ultrapassar Hamilton. Carlos Sainz por sua vez, se envolveu no incidente com Ocon, não ultrapassou o piloto francês e a Ferrari ainda errou a estratégia com o espanhol. Sainz salvou apenas o 8º lugar.

Pierre Gasly deu trabalho para Sainz no final da prova, tentando conservar o 7º lugar. A McLaren conseguiu uma dobradinha com Lando Norris e Oscar Piastri, os dois pilotos concluíram a corrida no Top-10. A dupla da McLaren se aproveitou do erro da AlphaTauri que solicitou uma mudança no balanço dos freios para Tsunoda. O japonês que era 9º, caiu para o 15º lugar.

A Fórmula 1 retorna na próxima semana para a disputa do GP de Barcelona.

Saiba como foi o GP de Mônaco

A classificação realizada no sábado (27) definiu o grid de largada para a prova desse domingo. O grid sofreu uma alteração, Charles Leclerc se classificou na terceira posição, mas por ter atrapalhado Lando Norris, o piloto monegasco foi punido e perdeu três posições no grid de largada. Leclerc começa a corrida da 6ª posição e com isso Esteban Ocon, Calos Sainz e Lewis Hamilton herdaram uma posição cada.

Essa é uma grande oportunidade para Esteban Ocon da Alpine, os dois carros da equipe se classificaram bem, mas Ocon esteve até disputando a pole com os favoritos.

A chuva não apareceu como era esperado, na realidade as chances de chuva foram reduzindo desde o início de sábado. A temperatura na pista estava na casa dos 45°C, com 25°C no ambiente. Porém, as nuvens estavam começando a rodear o traçado.

Largaram com os pneus duros, Fernando Alonso, Carlos Sainz, Charles Leclerc, Pierre Gasly, George Russell, Oscar Piastri, Lance Stroll, Valtteri Bottas, Kevin Magnussen. Zhou Guanyu era o único de pneus macios. O restante optou por pneus médios.

Largada autorizada, Max Verstappen e Fernando Alonso dividiram a primeira fila, o piloto espanhol garantiu o segundo lugar, mas não conseguiu atacar o piloto holandês. Ocon estava com pneus que respondiam melhor para a largada, mas teve que se contentar com a terceira posição. Hamilton tentava atacar Sainz.

Ainda na primeira volta, Stroll começou a perder posições, depois de ser tocado por Albon com a Williams e com isso o canadense caiu para a 17ª posição. Por conta da confusão na largada, Hülkenberg partiu para os boxes para instalar os pneus duros. Zhou abandonou os pneus macios e já instalou os pneus de faixa branca, para permanecer mais tempo no traçado.

O grid estava completamente travado e mesmo com o uso do DRS, as ultrapassagens não aconteciam.

Hülkenberg foi punido com cinco segundos pelo incidente pouco depois da largada com Sargeant. Da forma que os pilotos se tocaram, Stroll também sofreu uma colisão do piloto da Williams. Russell era investigado pela posição inadequada no grid, antes da largada.

Com seis voltas, Pérez era o 18º colocado, o piloto mexicano já tinha substituído os pneus e com isso, ganhou duas posições nos boxes. Os dez primeiros eram: Verstappen, Alonso, Ocon, Sainz, Hamilton, Leclerc, Gasly, Russell, Tsunoda e Norris.

Na décima primeira volta, Sainz se aproximou de Ocon e buscava um ponto de ultrapassagem para buscar o 3º lugar do piloto francês. O espanhol tentou a ultrapassagem depois do túnel, mas o piloto francês mudou de trajetória e o toque aconteceu. Sainz ficou com a asa dianteira danificada e começou a perder desempenho.

Rapidamente Ocon abriu mais de 1s2 de vantagem para Sainz. A Ferrari realizava uma análise para verificar o carro do piloto espanhol, mas optou por não trocar a asa dianteira.

Leclerc estava buscando Hamilton, tentando obter o 5º lugar, o piloto monegasco já podia usar o DRS, pois estava andando abaixo de um segundo na volta 17. Sainz recebeu uma advertência da direção de prova, por conta do incidente com Ocon.

No giro seguinte, Magnussen atacou Sargeant e ganhou o 15º lugar. A manobra do dinamarquês ajudou os outros competidores e rapidamente Stroll e Pérez também deixaram o piloto da Williams para trás. Bottas concluiu a ultrapassagem em Albon e na sequência o piloto tailandês foi chamado aos boxes para substituir os seus compostos e instalar os pneus duros.

Com 20 voltas, os dez primeiros eram: Verstappen, Alonso, Ocon, Sainz, Hamilton, Leclerc, Gasly, Russell, Tsunoda e Norris. Sargeant também foi ultrapassado por Hulk. Durante a volta 21, Sargeant deixou a passagem para Zhou livre, pois foi trocar os seus pneus.

A Ferrari chamou Sainz para os boxes, mas o piloto espanhol passou reto pelos boxes. A equipe estava tentando ganhar a posição de Ocon com as paradas. Sainz tinha feito outra vez a aproximação, para ameaçar aposição do piloto da Alpine.

O duelo entre Stroll e Magnussen se intensificou na volta 24, Pérez também estava preso atrás desses pilotos. Enquanto Sainz recuava da disputa com Ocon. O piloto da Ferrari por ter largada com os pneus duros, deveria ficar mais tempo na pista do que Ocon.

Na volta 29, Verstappen começava a conversar com a equipe sobre a sua parada, pois os pneus médios estavam degradados, porém, o piloto perderia desempenho, pois voltaria atrás de Alonso e Ocon e o piloto da Aston Martin não tinha pretensão de parar agora, já que tinha os compostos duros instalados.

Entre os primeiros colocados, Lewis Hamilton foi o primeiro piloto a realizar a parada. O competidor instalou os pneus duros e retornou na 8ª posição. Ocon parou na volta seguinte, mas a sua troca foi ruim.

Sergio Pérez e Lance Stroll se tocaram, enquanto Verstappen passava por esses pilotos dando uma volta nos competidores. Pérez extravasou os limites de pista depois do túnel, mas não devolveu a posição para o canadense.

No giro seguinte, Pérez que tentava ultrapassar Magnussen se tocou com o piloto dinamarquês e com isso danificou a asa dianteira. Sainz fez a troca de pneus na volta 35, mas não conseguiu ganhar a posição do Ocon. O piloto espanhol começou a reclamar com a equipe, pois o time afirmava que eles estavam tentando protegê-lo de Hamilton.

Durante a volta 38, Magnussen e Stroll se tocaram outra vez. A disputa seguiu, assim como a corrida. Verstappen já tinha colocado volta em De Vries que era o 12º colocado.

Com 41 voltas, os dez primeiros eram: Verstappen, Alonso, Leclerc, Gasly, Russell, Ocon, Sainz, Hamilton, Tsunoda e Norris.

Charles Leclerc foi chamado aos boxes na volta 45 para instalar os pneus médios. O monegasco despencou, mas retornou na posição que era esperada, atrás de Hamilton, mas separado por oito segundos do piloto da Mercedes.

Gasly fez a substituição dos seus pneus na volta 48, retornando ao traçado atrás de Leclerc. O monegasco tinha reduzido apenas um segundo em três voltas da distância que existia para Hamilton.

Ainda não tinham parado, Verstappen, Alonso, Russell, Tsunoda, Norris, Piastri, De Vries, Bottas, Magnussen e Stroll. Os pilotos estavam se encaminhando para a reta final da corrida, pois estavam na volta 30.

Norris foi chamado aos boxes na volta 52 para instalar os pneus duros. Russell começou a alertar a equipe sobre pontos de chuva. A expectativa é que a pista ficasse molhada próximo do final da prova.

Verstappen avisava a equipe sobre a chuva e na pista já tinha o alerta de asfalto molhado. Por conta da proximidade entre os pilotos, algumas confusões começavam a acontecer, principalmente pelos líderes ultrapassando os retardatários.

Bottas e Stroll fizeram as suas paradas para instalar os pneus intermediários, eram os únicos competidores com pneus de chuva, enquanto os outros tentavam se manter com os compostos de pista seca.

Na sequência, Zhou e Albon também instalaram os intermediários. A Aston Martin não tentou algo diferente com Alonso e com isso o piloto foi enviado com os pneus médios ao traçado, mas a estratégia se provou ruim, pois na sequência a chuva começou a piorar.

Na volta 55, Russell, Ocon, Hamilton e Gasly foram aos boxes para instalar os pneus intermediários. Sainz escapou da pista. No giro seguinte, a chuva começou a ficar mais apertada, Sainz e Leclerc se tocaram e o monegasco ultrapassou o companheiro de equipe.

Os boxes começaram a ficar movimentados, restou à Verstappen e Alonso fazer outra parada e instalar os pneus intermediários assim como o restante do pelotão. Stroll perdeu o controle do carro e ficou parado na pista, abandonando a prova.

Na volta 57, os dez primeiros eram: Verstappen, Alonso, Ocon, Hamilton, Russell, Leclerc, Gasly, Sainz, Tsunoda e Piastri. Magnussen foi o único piloto que restou com pneus de pista seca no traçado, o piloto da Haas foi controlando o carro para conseguir retornar aos boxes. Antes de chegar no pit-lane o piloto dinamarquês tocou o carro no muro de contenção, um pouco antes de entrar nos boxes.

Sargeant foi mais um piloto que perdeu o controle do carro. Na volta 59 Pérez fez mais uma parada instalando os pneus de chuva extrema. Magnussen estava com os mesmos compostos que o piloto da Red Bull. Piastri que era o 10º colocado, foi ultrapassado por Norris.

No giro 60, Magnussen extravasou os limites de pista. Pérez tocou no muro de contenção e aproveitaram o momento para recuperar as imagens que mostravam um toque de Pérez em Russell depois que o piloto retornava para a pista.

Durante a volta 63, os dez primeiros eram: Verstappen, Alonso, Ocon, Hamilton, Russell, Leclerc, Gasly, Sainz, Tsunoda e Norris. Hulk foi punido com dez segundos, por ter cumprindo a punição anterior de forma incorreta.

Tsunoda era instruído pela equipe para fazer modificações no balanço dos freios, mas por conta da pista úmida, o piloto acreditava que bateria o carro. O piloto da AlphaTauri era o nono colocado, conseguindo aparecer no Top-10 depois das confusões das paradas.

Durante a volta 69, Norris aproveitou um erro de Tsunoda para ultrapassar o piloto da AlphaTauri. Na sequência foi a vez de Piastri mergulhar para concluir a ultrapassagem em Tsunoda. Na sequência o carro que tinha ficado incontrolável, fez com que Tsunoda extravasasse os limites de pista, caindo para a décima terceira posição. O piloto estava sofrendo com problemas nos freios depois que o balanço foi alterado.

Sainz se aproximou de Gasly e tentava ultrapassar o piloto da Alpine. A chuva tinha parado de cair e com isso um trilho seco começou a se formar no traçado.

Pérez que já estava com a corrida comprometida, parou mais uma vez na volta 73 para instalar um novo jogo de pneus intermediários.

O abandono de Magnussen era inevitável.

Max Verstappen avistou a bandeira quadriculada na primeira posição, dividindo o pódio com Fernando Alonso e Esteban Ocon. Lewis Hamilton não conseguiu concluir a ultrapassagem em Ocon, desta forma foi o 4º colocado. Sainz também ficou preso atrás de Pierre Gasly e com isso concluiu a corrida na 8ª posição.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo