A chuva não deu trégua neste início de sábado (27) dando um novo tom para o fim de semana. Por conta de um TL3 bem molhado, tivemos basicamente 10 minutos de movimentação na pista, até que Lance Stroll provocou o regime de bandeira vermelha.
Conforme o cronômetro avançava, a chuva piorou cada vez mais, gerando poças pela pista e intimidando ainda mais os competidores a completar uma volta no traçado. A direção de prova então aplicou um novo regime de bandeira vermelha, preservando os competidores e os carros nos boxes.
Max Verstappen era o ‘líder’, com a marca de 2m01s565, o competidor foi um pouco mais ousado, enquanto Oscar Piastri estava separado por mais de 1s433. As poucas voltas completadas foram feitas em volta de muita cautela, já que o TL3 antecede a classificação. Os times não queriam ter a dor de cabeça de passar pela reconstrução do carro.
A classificação deve acontecer com a chuva, mas as equipes contariam com poucos dados para tomar as suas decisões. Além disso, eles têm a preocupação com o asfalto novo, pois com a pista molhada esses trechos estão oferecendo uma menor aderência.
A Fórmula 1 retorna às 11h (pelo horário de Brasília) para a disputa da classificação.
Saiba como foi o TL3 do GP da Bélgica
Quando a sessão foi iniciada, a chuva caia na Bélgica como era o esperado. Ela era esperada para o sábado, mudando a dinâmica do dia, já que a sexta-feira as atividades foram realizadas em pista seca e a prova também deve acontecer em pista seca.
Depois das primeiras avaliações, mesmo a McLaren que liderou o TL2, não estava feliz com desempenho apresentado. A Mercedes também não tinha se encontrado na pista e lutava para ter um bom rendimento neste traçado. O time alemão optou por retirar as atualizações levadas para este traçado, tentando algo diferente para o restante do fim de semana.
O grande problema neste circuito é que os setores são diferentes, portanto as equipes precisam definir qual parte da pista eles vão priorizar para encontrar esse bom rendimento.
A temperatura na pista estava na casa dos 21 °C, com 18 °C no ambiente. Assim que a pista foi liberada, Max Verstappen foi enviado para o traçado com um jogo de pneus intermediário instalado. A Sauber por sua vez foi um pouco mais cautelosa, usando os pneus de chuva extrema.
There’s a race track down there somewhere! 😮#F1 #BelgianGP pic.twitter.com/d1XPzYlb2I
— Formula 1 (@F1) July 27, 2024
Neste primeiro contanto com o traçado, os pilotos já eram mostrados cometendo alguns erros. A Sauber abandonou o uso dos pneus de faixa azul, para assim como os outros competidores trabalhar com os pneus intermediários.
Verstappen começou a registrar os seus primeiros tempos na tabela, com o holandês anotando 2m01s565, contra 2m02s998 de Oscar Piastri. Alguns pilotos eram um pouco mais cautelosos que outros, nestes primeiros minutos da sessão. A chuva ficou anda mais intensa e deveria durar cerca de 10 minutos.
Daniel Ricciardo reclamava do carro, a equipe achava que era a sensação gerada pelos pneus de chuva, mas o time solicitou o seu retorno aos boxes para fazer uma verificação mais detalhada.
O regime de bandeira vermelha foi instaurado quando restavam cerca de 48 minutos para o final da sessão, Lance Stroll que estava em sua terceira volta no traçado, bateu na saída da Eau Rouge, quando perdeu completamente o controle do equipamento. A suspensão dianteira direita quebrou com a batida lateral, o carro do competidor ficou parado na pista, precisando de auxílio para ser removido. A asa dianteira também foi uma peça danificada.
We have a red flag 🚩
Stroll comes to a halt with damage to his car #F1 #BelgianGP pic.twitter.com/WPU6oDUqjq
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O cronômetro seguiu em regressiva, pois este é o padrão do treino livre, pois o relógio não para.
Com 40 minutos restantes, a sessão foi reestabelecida mais uma vez. Porém, os carros permaneciam nos boxes, sem ninguém arriscar uma saída, já que a chuva caia de forma constante, sem dar uma trégua. As equipes tentavam preservar os equipamentos, com medo de uma batida antes da classificação.
Restando 25 minutos para o final, novamente a atividade foi encaminhada para a bandeira vermelha. George Russell não tinha registrado nenhum tempo. Kevin Magnussen e Carlos Sainz se quer tiveram contato com a pista.
A McLaren tinha um trabalho um pouco mais acirrado, pois precisou substituir o assoalho usado por Lando Norris, já que o piloto tinha escapado do traçado nos primeiros momentos da atividade.
Not much to be gained going out in these conditions 🌧️#F1 #BelgianGP pic.twitter.com/vnjIqBTn5R
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Apenas alguns trechos da pista foram recapeados, tornando essas partes ainda mais complicadas de guiar, pois ficavam mais escorregadias com a chuva.
Os times têm sofrido com os radares, já que por conta das montanhas eles não estão recebendo dados de um monitoramento preciso, desta forma não sabem o quanto as condições podem piorar ou até mesmo melhorar com o passar das horas.
Nos últimos dois minutos, a pista foi liberada mais uma vez, parte dos pilotos seguiu para a pista, apenas para sentir o carro nessas condições de pista, no entanto, ninguém abriu volta rápida.
Carlos Sainz aproveitou essa liberação para acelerar um pouco com os pneus de chuva extrema. O espanhol cometeu um pequeno erro, mas conseguiu completar o seu giro.
FP3 CLASSIFICATION
Heavy rain curtailed the track action in Spa with drivers completing only a handful of laps 👀#F1 #BelgianGP pic.twitter.com/PfRkwKoM94
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