ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Red Bull apoia debate sobre independência entre equipes após questionamentos de Zak Brown à FIA

Laurent Mekies afirma que a Red Bull está aberta a novas medidas para garantir a autonomia das equipes na Fórmula 1, em meio à discussão sobre times parceiros, compartilhamento de recursos e possíveis mudanças na estrutura do grid

Zak Brown trouxe um tema sensível na Fórmula 1, relacionado ao nível de colaboração entre equipes e os modelos de copropriedade existentes no grid. A relação entre Red Bull e Racing Bulls, que atuam lado a lado há anos, voltou ao centro do debate após questionamentos sobre a independência operacional das equipes. Diante da discussão, a própria Red Bull se mostrou favorável à adoção de novas medidas que reforcem a autonomia e a competitividade individual de todos os times da categoria.

O CEO da McLaren encaminhou uma carta para o presidente da FIA Mohammed Ben Sulayem, questionando a forma como algumas equipes operam, diante de parcerias formas no grid. Os questionamentos surgiram não apenas do incomodo da forma como Red Bull e Racing Bulls trabalham principalmente intercambiando funcionários, mas também diante da possibilidade de a Mercedes adquirir a Alpine.

O chefe de equipe da Red Bull, Laurent Mekies não se oporia à medidas adicionais distintas, para fortalecer a independência do grid da Fórmula 1.

“Todos nós queremos 11 equipes competindo de forma independente na pista, e demos muitos passos como esporte nas últimas semanas, nos últimos meses, nos últimos anos, para tentar garantir cada vez mais independência para cada equipe que compete na pista”, disse ele durante o GP do Canadá, em coletiva de imprensa.

“Se alguma das partes interessadas, seja outra equipe ou qualquer outra pessoa, achar que são necessárias mais medidas para garantir que 11 equipes corram de forma independente, nós apoiaremos.”

“Não acreditamos que seja uma questão de propriedade central ou fornecimento estratégico; acreditamos que existem muitas maneiras diferentes pelas quais as equipes estão colaborando nos boxes.”

“Como eu disse, fornecimento da unidade de potência, fornecimento de câmbio, fornecimento da suspensão, propriedade parcial, propriedade total.”

A pauta se torna muito pertinente, principalmente em um grid que as equipes colaboram de múltiplas formas, não apenas fornecendo peças, mas também trocando benefícios pelo uso de instalações, fornecendo assentos para jovens pilotos entre outros.

No entanto, a questão também é levantada pela troca de funcionários entre “times irmãos”, como é o caso da Red Bull – prática que prejudica outras equipes, quando a aquisição de funcionários é feita por times que não tem relação alguma e precisam lidar com o tempo de quarentena.

Mekies acredita que uma discussão sobre esse tema e qualquer futura revisão regulatória, precisa abordar o ecossistema mais amplo da Fórmula 1, com suas parcerias técnicas e comerciais, em vezes de ficar limitada a um modelo único de propriedade.

“Apoiamos integralmente qualquer medida adicional para garantir que, independentemente da nossa parceria estratégica ou da nossa estrutura de propriedade, possamos competir de forma independente nas pistas”, explicou o francês.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading