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Verstappen realiza ultrapassagens com precisão e vence com sobra o GP da Bélgica

Após a punição, Verstappen precisou realizar várias ultrapassagens até ter condições de lutar por uma vitória. Red Bull deixa a Bélgica com dobradinha

Max Verstappen venceu o GP da Bélgica disputado neste domingo (27), conquistando treze posições após a largada. O holandês que foi punido pela troca de motor, fez uma prova excepcional. Não perdeu tempo no começo da corrida com as ultrapassagens que precisava realizar, além disso, a performance do RB18 na Bélgica estava sobrando. Verstappen cruzou a linha de chegada com mais de 17 segundos de vantagem para Pérez.

Neste retorno da Fórmula 1 das férias, Verstappen conquista a sua nona vitória da temporada e aproveita o momento para ampliar ainda mais a vantagem, se aproximando cada vez mais da conquista do seu segundo título. Agora o holandês pode ficar um pouco mais tranquilo, pois com a dobradinha da Red Bull na Bélgica, colocou Pérez na vice-liderança do Campeonato.

Sergio Pérez que começou a prova do segundo lugar, não fez uma excelente largada, mas as coisas alinharam para o mexicano retomar a posição. Novamente com um carro mais superior, Pérez ainda se viu em um jogo de equipe com Max Verstappen, enquanto ainda precisou disputar a posição com Carlos Sainz. O mexicano cruzou a linha de chegada como segundo colocado.

Carlos Sainz que herdou a pole e passou uma parte da prova na liderança, mas foi surpreendido pela performance e estratégia da Red Bull. O espanhol concluiu a corrida na terceira posição. George Russell foi o quarto colocado, pois após a última rodada de pit-stops, não rendeu o suficiente para atacar o espanhol da Ferrari outra vez.

Charles Leclerc foi mais um piloto do grid que lidou com punições neste fim de semana. O monegasco enfrentou uma escalada no pelotão ainda mais dura, pois antecipou uma parada, após uma sobreviseira ficar presa na entrada de ar dos freios. O resultado do monegasco poderia ser ainda melhor, mas a Ferrari não consegue passar as corridas sem cometer erros.

O monegasco tentou retirar o ponto da volta mais rápida de Max Verstappen, mas foi devolvido atrás de Fernando Alonso após a parada extra. Leclerc passou uma volta perseguindo o espanhol para retomar o 5º lugar e mesmo fazendo um giro rápido no traçado, não foi suficiente para superar o tempo aferido pelo piloto da Red Bull. A Ferrari colocou Leclerc em um risco desnecessário e ainda viu o monegasco receber uma punição, por ter excedido o limite de velocidade no pit-lane.

Esteban Ocon completou a prova no sétimo lugar, seguido por Sebastian Vettel que brigou bravamente por pontos neste fim de semana. Pierre Gasly completou a prova do nono lugar, depois de começar a prova no pit-lane, já que seu carro enfrentou problemas elétricos antes do início da prova.

Alexander Albon duelou bravamente para defender o décimo lugar e a conquista de mais um ponto para a Williams. O piloto precisou lidar com as investidas principalmente de Lance Stroll.

Lewis Hamilton que tinha plena condição de conseguir um bom resultado neste fim de semana, se envolveu em um incidente com Fernando Alonso na largada. O seu carro ficou danificado e o piloto inglês abandonou a prova ainda na primeira volta.

A Fórmula 1 retorna na próxima semana para a realização do GP da Holanda. Agora Max Verstappen conta com 284 pontos, Sergio Pérez retomou a vice-liderança do Campeonato, pois somou 191 pontos, contra 186 pontos conquistados por Charles Leclerc.

Saiba como foi o GP da Bélgica

A classificação foi realizada normalmente neste sábado, mas tínhamos o conhecimento de sete piloto punidos pela troca de elementos do motor e câmbio. Neste domingo a AlphaTauri também notificou as mudanças que foram realizadas no carro de Yuki Tsunoda durante o sistema de parque fechado, desta forma o piloto japonês começou a prova do pit-lane.

Instantes antes da largada o carro de Gasly enfrentava problemas elétricos, o francês foi encaminhado para o pit-lane para que a largada não fosse atrapalhada.

Max Verstappen fez a volta mais rápida, mas por conta da sua punição, caiu para o final do pelotão. Carlos Sainz então herdou a pole, dividindo a primeira fola com Sergio Pérez.

Começaram a prova com os pneus macios: Sainz, Bottas, Verstappen e Leclerc. Tsunoda estava com os pneus duros, enquanto todos os outros pilotos começaram a corrida com os pneus médios.

Carlos Sainz saiu na ponta e manteve a primeira posição, enquanto Alonso disputou a posição com Sergio Pérez, o piloto da Alpine assumiu a segunda posição. Lewis Hamilton era o terceiro colocado, seguido por Russell. Alonso e Hamilton se tocaram, com o carro do inglês sendo catapultado, e desta forma o espanhol caiu para a quinta posição, enquanto o carro de Hamilton começou a se arrastar na pista.

Na segunda volta Verstappen já era o oitavo colocado, enquanto Leclerc aparecia na décima posição. O incidente entre Alonso e Hamilton seria investigado. Pérez então retomou a segunda posição, depois do toque e a ultrapassagem em Russell.

Latifi espalhou e ao rodar na pista, mandou Bottas para a brita. O Safety Car foi ativado na segunda volta, pois o carro de Hamilton e Bottas estavam em lugares que precisavam de remoção. Neste momento os dez primeiros eram: Sainz, Pérez, Russell, Alonso, Vettel, Ricciardo, Albon, Verstappen, Leclerc e Stroll.

Na quarta volta, Leclerc começou a sentir algo estranho nos pneus, desta forma o monegasco realizou uma parada e retornou na décima sétima posição. Latifi também fez a sua parada, para realizar a troca da asa dianteira.

O ritmo normal da corrida foi reestabelecido no início do 5º giro. Carlos Sainz manteve mais uma vez a primeira posição, enquanto Pérez era atacado por Russell. As disputas seguiram, Alonso também foi para cima do piloto da Mercedes, buscando a terceira posição.

Durante o sexto giro, Verstappen era o sexto colocado, depois de ganhar a posição de Ricciardo. O holandês começou então a perseguir Sebastian Vettel. Albon também surpreendeu ao ganhar a posição de Ricciardo. Na última curva do circuito, Verstappen assumiu o quinto lugar.

Instantes depois, demonstrando uma performance muito grande, Verstappen assumiu o 4º lugar. Leclerc ainda estava preso no final do grid, ocupando o 16º lugar. O holandês também tratou de se livrar rapidamente de Russell, ficando no terceiro lugar. Pérez tinha cerca de 2s6 de vantagem para Verstappen.

Com dez voltas, os dez primeiros eram: Sainz, Pérez, Verstappen, Russell, Alonso, Vettel, Albon, Ricciardo, Stroll e Ocon. Norris era o décimo primeiro colocado, tentando colocar o segundo carro da McLaren no top-10. Leclerc passou a se livrar com mais rapidez dos adversários e assumiu o décimo segundo lugar ao ultrapassar Magnussen.

Um giro depois, foi a vez de Verstappen, colar em Pérez, mas o mexicano não cedeu a posição rapidamente. Albon e Gasly foram para os boxes, retornando para a pista com os pneus duros. Magnussen também foi ultrapassado por Zhou Guanyu.

Na volta 12, Verstappen então assumiu a liderança da prova, depois de reclamar do tempo que estava perdendo atrás do companheiro de equipe. Sainz, Alonso e Magnussen foram para os boxes, realizando a troca de pneus. O espanhol que abandonou a liderança da prova, retornou à pista ocupando o quinto lugar.

No giro seguinte foi a vez da McLaren, realizar a troca dos pneus de Ricciardo. Ocon acompanhou o australiano, que retornaram atrás de Albon que era o décimo quarto colocado.

Sergio Pérez foi chamado para os boxes, com Vettel. O mexicano retornou para a pista com os pneus médios, ficando na terceira posição. Pérez deu uma leve tocada em Leclerc, para conservar o terceiro lugar.

No décimo quinto giro, Verstappen então abandonou a liderança da prova para fazer a substituição dos seus pneus. O holandês retornou atrás de Sainz, separado por mais de cinco segundos do piloto da Ferrari. Stroll e Latifi também fizeram as suas trocas.

E na volta seguinte, Leclerc foi surpreendido por Russell, que retomou o 4º lugar. O monegasco estava com os pneus médios de doze voltas, enfrentando um piloto que contava com pneus médios novos. Outras mini ultrapassagens aconteciam pela pista, como a disputa de Ocon com Ricciardo e Schumacher com Latifi.

Na volta 18 Verstappen retomou a liderança da corrida, passando com facilidade por Sainz, desta forma rapidamente estabeleceu mais de 2 segundos de vantagem para o espanhol.

Com 20 voltas, os dez primeiros eram: Verstappen, Sainz, Pérez, Russell, Leclerc, Alonso, Vettel, Ocon, Albon e Ricciardo. Pérez tinha Sainz no visual e começou a perseguir o espanhol para retomar o segundo lugar. Rapidamente o mexicano concluiu a ultrapassagem, sem Sainz conseguir apresentar resistência. Stroll ultrapassou Gasly para se estabelecer no décimo primeiro lugar.

Durante a volta 23, Ricciardo pressionava Albon pelo nono lugar, enquanto era perseguido por Stroll. Norris estava se aproximando desta disputa, pois ocupava o décimo segundo lugar. Stroll mergulhou na Raidillon, mas não sustentou a disputa com Ricciardo na Eau Rouge e recolheu o cerro, mas ainda se mantinha próximo do australiano.

No giro 26, Sainz foi chamado para os boxes, retornando para a pista com os pneus duros. Leclerc parou e instalou os pneus médios, Alonso também apostou nos compostos duros para o final da prova.

Os times que estavam confiantes em uma segunda parada, passaram a realizar as suas trocas. Pérez então foi chamado aos boxes, retornando na terceira posição, com pneus duros. Alonso começou a escalar o grid, ultrapassou Zhou e Norris para ocupar o nono lugar e retornar a zona de pontuação.

Russell fez a sua segunda parada na volta 30, também apostando nos pneus duros para o final da prova. Norris instalou os médios. Verstappen que tinha uma grande vantagem para o segundo colocado, parou, instalou um novo jogo de médios e tinha mais de 7 segundos de vantagem para Pérez.

No 33, Ocon e Ricciardo pararam mais uma vez. O francês ainda se manteve entre os dez primeiros colocados, pois era o nono. Na sequência a Aston Martin chamou Vettel novamente aos boxes. Com o final da corrida se aproximando, Vettel atacou Gasly. Instantes depois Ocon e Gasly com o DRS ativado, ultrapassaram o piloto alemão, jogando Vettel para o oitavo lugar.

Albon era pressionado por Stroll, Norris e Zhou, todos mirando a última posição que fornece pontos no grid.

A corrida seguiu de forma mais tranquila até o final. Com Zhou e Tsunoda batalhando pelo décimo terceiro lugar.

Na volta 43 Leclerc realizou a parada nos boxes, instalou um pneu macio, perdeu a posição para Alonso momentaneamente. O monegasco que instalou os pneus macios para buscar o ponto da volta mais rápida, não conseguiu o melhor tempo, pois precisou brigar com Alonso para retomar a posição perdida com a parada.

Para completar a salada de erros da Ferrari, Charles Leclerc ainda foi punido por ter excedido os limites de velocidade no pit-lane quando realizou a sua troca. O monegasco então ficou com o sexto lugar, perdendo a posição para Alonso.

 

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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