ColunistasDestaqueDestaquesFórmula 1Post
Tendência

George Russell encerra TL3 em Abu Dhabi na liderança, acompanhado por dupla da McLaren

Times escondem o jogo e se preparam para o restante do fim de semana. Russell segue como o nome mais forte do início do sábado

Neste sábado (25) os competidores retornaram mais uma vez para o circuito de Yas Marina, para a realização do último treino livre do fim de semana e da temporada 2023. A sessão foi voltada para a preparação dos carros para o restante do fim de semana, usando a configuração final para as próximas atividades. Afinal, o TL3 acontece em temperatura e condições completamente diferentes da classificação e corrida.

A tabela de tempos ficou novamente bem variada, com as voltas rápidas que foram trabalhadas próximo do final da atividade. Mas essa não foi a realidade de toda a sessão, nos primeiros minutos os companheiros de equipe estavam andando andando bem próximos uns dos outros. Vale mencionar que no TL2 os pilotos também trabalharam por bastante tempo com os pneus macios, verificando o ritmo de corrida e durabilidade desses compostos.

George Russell encerrou a sessão na liderança, depois de registrar 1m24s418, comandando a atividade basicamente durante todos os 60 minutos. Lando Norris foi o segundo colocado, seguido por Oscar Piastri da McLaren. Alexander Albon por sua vez foi o quarto colocado, se destacando com a Williams.

A dupla da Ferrari se concentrou na simulação de corrida, trabalhando em boa parte da atividade com os pneus médios. Charles Leclerc e Carlos Sainz instalaram os pneus macios apenas no final da sessão, mas o foco não era obter voltas rápidas com o composto.

Max Verstappen foi o sétimo colocado, acompanhado por Esteban Ocon da Alpine. Logan Sargeant ficou com a oitava posição, enquanto Yuki Tsunoda era o nono colocado. Zhou Guanyu concluiu o top-10 com o carro da Alfa Romeo.

A Fórmula 1 retorna às 11h (pelo horário de Brasília) para a realizar a classificação que definirá o grid de largada do GP de Abu Dhabi.

Saiba como foi o TL3 da Fórmula 1 em Abu Dhabi

A Ferrari e a Haas recuperaram os carros de Carlos Sainz e Nico Hülkenberg para que eles possam andar neste sábado.

Quando o TL3 teve início, o sol da tarde marca a atividade. O calor era observado, a temperatura na pista estava na casa dos 44°C, com 29°C.

Poucos competidores invadiram o traçado nos primeiros minutos de sessão. Lewis Hamilton abriu a tabela de tempos ao anotar 1m26s612 usando os pneus macios. Carlos Sainz por sua vez utilizava os compostos médios e anotou 1m26s609.

Os pilotos foram alertados que não podem mais ultrapassar no túnel de saída do pit-lane, como Max Verstappen realizou no TL2. A única ultrapassagem que será permitida é se outro competidor enfrentar um problema naquela área do traçado.

Com dez minutos de atividade, apenas Pérez, Sainz, Hamilton, Leclerc e Hülkenberg tinham registrado tempos. Sergio Pérez da Red Bull saltou para a ponta com a marca de 1m25s417, trabalhando com os pneus macios. Parte dos competidores que ocupavam o traçado, estavam utilizando o pneu mais rápido disponível para o fim de semana.

Após 20 minutos de atividade, apenas a dupla da Ferrari usava os pneus médios, o restante do grid operava com os pneus macios, alguns completando mais voltas no mesmo composto, enquanto tentavam melhorar as suas marcas. Os dez primeiros eram: Russell, Pérez, Stroll, Alonso, Verstappen, Piastri, Norris, Hamilton, Leclerc e Sainz. Apenas a dupla da AlphaTauri permanecia nos boxes, enquanto os pilotos da Williams finalmente começaram o seu trabalho em pista após uma volta de verificação no traçado.

Na liderança, Russell tinha chegado na casa de 1m24s829, enquanto Pérez estava separado por 0s588 do piloto da Mercedes. Os competidores faziam uma rápida passagem nos boxes e ao retornar para o traçado, ainda estavam trabalhando com os pneus macios, a exceção era apenas a Ferrari que ainda insistia na verificação com os pneus médios.

Em sua primeira volta rápida, Tsunoda surgiu na décima posição, registrando 1m25s966.

Com meia hora de sessão completada, os dez primeiros eram: Russell, Verstappen, Pérez, Stroll, Alonso, Norris, Piastri, Ocon, Albon e Sargeant. Neste momento da atividade era observada uma proximidade entre as duplas de pilotos na tabela de tempos.

Restando 20 minutos para o final da sessão, o traçado ficou mais livre, pois os competidores se encaminharam aos boxes. A dupla da Alpine, assim como os pilotos da Williams instalaram um novo conjunto de pneus macios.

Com o trabalho das voltas rápidas, Alexander Albon anotou 1n24s929, separado por apenas 0s100 do piloto britânico que permanecia na liderança. Esteban Ocon por sua vez anotou 1m25s194, seguido por Logan Sargeant com 1m25s205. Aos poucos outros competidores experimentavam novos jogos de pneus macios.

Russell evoluiu a sua marca para 1m24s418, enquanto a dupla da McLaren passou a ocupar o terceiro e o quarto lugar com Lando Norris e Oscar Piastri, respectivamente. O britânico da McLaren estava separado por apenas 0s095 do piloto da Mercedes.

Nos últimos dez minutos de sessão, a Ferrari liberou a sua dupla para usar os pneus macios. Max Verstappen cometeu um erro no que seria a sua volta rápida com outro jogo de pneus macios, o holandês abortou o giro e seguiu para os boxes. Leclerc completou o giro na casa de 1m25s099 para ocupar a quinta posição, enquanto Carlos Sainz permanecia no final da tabela de tempos.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo